As organizações têm visto uma necessidade cada vez maior de investir na educação empresarial para se manterem no mercado. Isso é embasado por argumentos como o maior comprometimento do colaborador que recebe a capacitação adequada para a execução do seu trabalho e o maior alinhamento da equipe na busca da conquista dos objetivos empresariais.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte com 125 empresas, 28% delas possuem uma universidade corporativa. Sendo que um quarto dos 72% que não possuem deseja criar uma estrutura do tipo. Isso mostra a relevância que o ensino corporativo tem e os números tendem a crescer. Por isso, no artigo de hoje explicaremos melhor as vantagens de fazer esse investimento. Acompanhe!
O que é educação empresarial
A educação empresarial pode ser definida como uma prática da gestão de pessoas que visa o desenvolvimento e capacitação de colaboradores, por meio da gestão do conhecimento. A ideia é promover uma melhoria contínua na corporação. Sendo assim, ela vai muito além do treinamento e qualificação, a ideia é alinhar os funcionários para que eles contribuam na maior competitividade da organização.
O intuito da criação foi para suprir uma necessidade latente do mercado que era alinhar o trabalho dos colaboradores com os objetivos da corporação. Isso porque as empresas estavam encontrando dificuldades, visto que a educação formal nem sempre preparava o estudante para o mercado de trabalho, fazendo com que eles chegassem às organizações com muita teoria e pouca prática.
Como aplicar a estratégia na corporação
Com o crescimento na demanda por educação empresarial por parte das empresas, surgiram novos modelos para aplicá-la no dia a dia do colaborador. O primeiro é a parceria com instituições de ensino que personalizam os treinamentos para os colaboradores da organização.
No entanto, uma prática que tem crescido é o uso do e-learning. A plataforma digital exclusiva é uma opção bastante difundida, pois além de manter conteúdos por mais tempo, ajuda o funcionário a ter maior flexibilidade. Ela também conta com mais recursos, como bibliotecas virtuais, chats, vídeos, entre outros.
Por meio dessa plataforma, os gestores também têm um controle maior sobre o desenvolvimento individual e, a partir disso, podem ter insights sobre o que deve ser melhorado.
A última opção é a universidade corporativa. Uma alternativa que pode ser a junção das duas outras apresentadas. Diferentemente da universidade formal, a instituição corporativa tem cursos voltados especificamente para as demandas organizacionais.
Ela tem uma estrutura completa de suporte ao aluno, foco bem definido, trilhas de aprendizagem, etc. É bastante benéfica para empresas que possuem dificuldade em treinar os funcionários e têm uma estrutura de gestão preparada para repassar conhecimentos.
Quais são os benefícios da educação empresarial
Já foi comprovado o desempenho superior no mercado das organizações que investem na educação de seus profissionais. Isso é explicado não só pelo melhor alinhamento na execução das tarefas a eles delegadas, mas também pela maior retenção do grupo. A seguir destacaremos esses pontos e mostremos outros também importantes. Confira!
Maior motivação dos colaboradores
O investimento em educação corporativa mostra uma preocupação da empresa em desenvolver os seus funcionários. Consequentemente, ao notar esse incentivo e a preocupação, eles se tornam profissionais cada vez melhores, passando a ter maior motivação na execução das suas tarefas.
Quando há boa instrução, a execução do trabalho se torna mais simples, o que por sua vez motiva o trabalhador a buscar mais inovação e desenvolvimento. Esse aspecto tem interferência direta também sobre a produtividade que aumenta consideravelmente.
Aumento na produtividade
Um funcionário preparado tem menor propensão ao erro, gerando assim menos retrabalhos no seu dia a dia. Com isso, a possibilidade de ele se envolver em mais projetos e ter mais proatividade no trabalho é bem maior.
Aliás, isso tem reflexo em toda a equipe. Quando os colaboradores sabem executar bem o seu trabalho, a produtividade aumenta levando em consideração que todas as etapas são executadas em menor tempo e com maior assertividade.
Maior inovação e confiança
A valorização por meio dos treinamentos traz maior confiança para o colaborador. Isso dá abertura para que ele possa desenvolver a sua capacidade criativa e trazer soluções inovadoras para o cotidiano organizacional.
Outro aspecto é que a educação corporativa ajuda o colaborador a obter maior conhecimento de mercado e ter uma visão mais apurada sobre as suas funções. Isso também faz com que ele traga mais inovação e trabalhe com mais afinco nos projetos.
Maior ROI
A educação empresarial interfere diretamente na lucratividade de uma organização. Assim, podemos dizer que a empresa consegue ter um ROI (retorno sobre o investimento) maior. Nesse caso, o investimento que ela faz em toda estrutura para proporcionar os treinamentos retorna para a organização em forma de funcionários mais produtivos.
Os colaboradores mais produtivos, como já explicamos em um tópico anterior, conseguem entregar mais trabalhos e são mais motivados. A eficácia e motivação são elementos cruciais na conquista de novos clientes, fazendo assim com que o negócio consiga crescer financeiramente.
Integração da equipe
Um dos maiores benefícios que a instrução corporativa traz para dentro das organizações é justamente a maior integração entre a equipe. Isso porque os colaboradores se tornam mais conscientes da importância de um trabalho em conjunto e de como a prática dele tem interferência no todo.
Além disso, o fato de receberem, por exemplo, uma mesma instrução faz com que os indivíduos busquem trocar experiências entre si. Isso no geral é positivo e faz com que o time esteja mais alinhado tanto na conquista dos objetivos da empresa, quanto na dos pessoais.
Vantagem competitiva
A vantagem competitiva também merece destaque como benefício. Uma organização composta por profissionais qualificados, motivados e produtivos se destaca entre os concorrentes no mercado.
Logo, as chances de ela entregar mais resultados aos clientes, com serviços e produtos de qualidade são bem maiores. Consequentemente, isso gera maior confiabilidade para a marca, trazendo ainda mais valor para ela.
O impacto da educação empresarial é visível tanto para as empresas quanto para o mercado em si. O investimento na área é algo que só tende a crescer nos próximos anos, afinal, as exigências do consumidor estão aumentando, o que faz com que os negócios precisem se especializar para obter um crescimento sustentável.
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