7 dicas essenciais para prospectar clientes e melhorar as vendas

Realizar a captação de novos clientes é sempre um desafio, principalmente para a equipe comercial e de marketing, não é mesmo? Afinal, acertar na estratégia de vendas para obter os resultados esperados é um alívio e uma vitória para todo o time da empresa.

Para prospectar novos clientes com sucesso, é preciso dedicar um tempo para estruturar o planejamento das campanhas e verificar os recursos necessários. Com isso, as chances de retorno do investimento são maiores  e toda a equipe da empresa fica alinhada em prol de um mesmo objetivo, com metas já pré-estabelecidas.

Neste percurso, é imprescindível avaliar os resultados para ver se a empresa está no rumo certo ou se é necessário se ajustar a fim de evitar prejuízos. O importante é não se perder na execução das tarefas e ter um controle do desempenho das atividades.

Conheça abaixo algumas formas de despertar a atenção de novos consumidores e aumentar as vendas da sua empresa.

1 – Ofereça o seu produto para quem precisa

Não perca tempo e dinheiro oferecendo o seu produto e/ou serviço para qualquer pessoa.  É preciso entender, primeiramente, quais as necessidades são sanadas através das soluções da sua empresa, para então direcionar as campanhas para o público certo.

Se você seguir por este caminho nas estratégias de venda, têm mais chances de despertar o interesse dos seus potenciais consumidores. Portanto, foque primeiro no cliente e depois pense em como sua empresa pode ajudar apresentando os benefícios de forma personalizada!

2 – Crie campanhas segmentadas

Segmentar as campanhas no Google Ads para prospectar clientes é essencial para coletar informações valiosas sobre a performance das peças, perfil de clientes e a oferta. Assim, o seu investimento se concentra na audiência que é mais interessante atingir, aumentando a performance (cliques, vendas),  e as conversões.

Por exemplo: sua empresa pode descobrir se tem mais aderência com o público feminino ou masculino e qual produto despertou mais a atenção para investir mais os esforços ou mudar o foco das vendas.

3 – Peça indicações dos clientes atuais

Se a sua empresa conhece quais são os seus clientes mais satisfeitos, aproveite o bom relacionamento para conseguir divulgação gratuita através de postagens ou compartilhamento dos seus produtos nas redes sociais. Normalmente elas acontecem de forma espontânea, mas você pode estimular para que isso se torne mais recorrente.

Em troca, você pode oferecer descontos, bônus ou qualquer outro benefício que possa agradar o seu perfil de cliente. Aproveite para postar também em suas redes sociais depoimentos destes consumidores como prova social da qualidade do seu atendimento e ganhe mais credibilidade da sua marca.

4 – Tenha um portfólio atualizado e atrativo

Além de definir quem é o seu público de interesse e melhores canais de comunicação para prospectar clientes, é fundamental ter um portfólio de produtos e/ou serviços atualizado. Afinal, para que ele se torne um cliente você precisa conquistá-lo com informações precisas e imagens atraentes.

Você pode criar materiais para serem compartilhados pelo celular, como banners ou  apresentações curtas para mostrar bem o que você faz, os benefícios de seus produtos e por que ele deve escolher a sua empresa para realizar uma compra. Destaque qual é o seu diferencial!

5 – Invista no pós venda para recuperar clientes inativos

Muitas vezes, o seu cliente está mais perto do que você imagina. Explore o seu banco de dados e avalie há quanto tempo um cliente não realiza uma compra com a sua empresa.  Pense na melhor forma de retomar os contatos e escute dele o que está precisando no momento, antes de sair oferecendo qualquer coisa.

O contato precisa ser agradável, mostre-se disponível. Apresente-se novamente e pergunte a eles qual a melhor forma de contato, se preferem uma ligação ou mensagens whatsapp por exemplo para comunicar novidades e promoções. Invista em canais de relacionamentos mais próximos e com chances de retorno mais eficientes.

6 – Utilize uma ferramenta de gestão

Se a sua empresa possui um software de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM), perfeito! A ferramenta é essencial para realizar a coleta das informações mencionadas acima, para oferecer um atendimento personalizado.

Através dele você consegue identificar, ainda,  o comportamento de compra e se antecipar às necessidades de seus atuais consumidores. Mas cuidado: é importante ficar atento para que o sistema de gestão entre os departamentos de marketing e vendas seja integrado para que a sua empresa tenha o controle de todo o fluxo de compra do cliente – desde a prospecção, conversão e até o pós venda.

7 – Tenha um script de vendas

Treine a sua equipe de vendas e elabore uma abordagem apropriada: apresente as vantagens de forma objetiva e levante possíveis objeções na compra para saber como contornar e fechar a venda. Seu time de vendas precisa mostrar autoridade no assunto e escutar as necessidades dos seus consumidores para oferecer as melhores soluções.

Peça apoio, também, ao time de marketing para ver se o script está alinhado com a comunicação da empresa e se os argumentos estão convincentes.

O conteúdo foi útil para você?

Prospectar clientes é um trabalho  árduo, principalmente em momentos de crise e instabilidade financeira.  Portanto, crie estratégias de acordo com o seu bolso, tenha presença digital, mas não deixe de investir  em captação! Boa sorte!

Caso você precise de ajuda para dar a volta por cima, conte com o conjunto de soluções gratuitas e pagas oferecido pelo programa É PRA JÁ!