Whatsapp Business: potencialize as vendas e encante seus clientes

Sua empresa sabe como potencializar o Whatsapp Business para aumentar as vendas? Em tempos de pandemia da COVID 19 e do aumento do comércio online, essa ferramenta reforça a sua importância para ajudar os pequenos empresários a amenizar um pouco os impactos financeiros, já que é uma alternativa de baixo custo para divulgação e comunicação com os consumidores. 

Mas é importante estar atento sobre a sua correta utilização. Não basta apenas divulgar o contato do Whatsapp Business para seus clientes, sem uma boa estratégia de comunicação. Para manter um relacionamento saudável com seus consumidores e atingir os resultados esperados, é preciso treinar a sua equipe de atendimento para cuidar da imagem do seu negócio.

Confira abaixo o passo a passo para implementar na sua empresa o Whatsapp Business e algumas boas práticas da ferramenta para você aproveitá-la de forma eficiente para potencializar o seu negócio. 

Como baixar o app WhatsApp Business?

whatsapp business

O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download, desenvolvido especialmente para as pequenas empresas.  Mas é importante definir um responsável para responder os clientes de forma ágil, cordial e eficiente, pois falhas de comunicação e do controle dos pedidos podem prejudicar a imagem da sua empresa. 

Veja o que você precisa saber antes de baixar o app: 

  • O perfil do novo consumidor prefere interagir mais pelo whatsapp do que por telefone. Então, não abra mão deste canal de comunicação para a sua empresa.
  • Se você já tem uma conta no WhatsApp Messenger (conta pessoal), você pode transferir os dados facilmente, incluindo seu histórico de conversas e arquivos de mídia, para sua nova conta do WhatsApp Business.
  • Você pode usar o WhatsApp Business e o WhatsApp Messenger simultaneamente em seu celular, desde que cada conta esteja vinculada a um número de telefone diferente. Não é possível ter um número de telefone vinculado aos dois aplicativos ao mesmo tempo, tudo bem? 

Agora, confira abaixo o passo a passo para baixar. É muito simples e rápido!

  1. Baixe o WhatsApp Business na App Store (iPhone) ou Google Play Store (Android).
  2. Confirme seu número de telefone comercial.
  3. Se desejar, faça a restauração de um backup.
  4. Insira o nome da sua empresa.
  5. Configure seu perfil comercial: toque em Ajustes > seu nome comercial.

Como editar o seu perfil comercial?

O perfil comercial do WhatsApp Business permite adicionar informações sobre sua empresa, incluindo nome, endereço, categoria, horário de atendimento, contatos e site/redes sociais e um recado (status). 

Veja como é simples editar seu perfil comercial:

  1. Abra o WhatsApp Business e toque em Mais opções > Ferramentas comerciais > Perfil comercial.
  2. Toque no ícone Editar perfil comercial.
  3. Toque nos campos que você deseja editar e, em seguida, em Salvar.

Deixe claro para os clientes o horário de atendimento e lembre-se de manter os dados sempre atualizados para não perder clientes! 

Como utilizar o catálogo do Whatsapp Business?

whatsapp catalogo

O catálogo é uma ferramenta ainda pouco utilizada pelas empresas, mas pode ser muito bem explorada para aumentar as vendas e dar mais visibilidade aos produtos ou serviços. 

Veja como implementar este recurso:

Passo 1. Abra o WhatsApp Business e acesse as configurações do aplicativo. Em seguida, toque em “Configurações da empresa”;

Passo 2. Vá em “Catálogo” e clique em”Adicionar produto ou serviço”; 

Passo 3. Insira boas fotos e detalhes sobre o produto ou serviço e pressione “Salvar” e prontinho!  Para adicionar outros produtos, basta repetir o mesmo processo. 

Importante: Se quiser enviar o catálogo para seus contatos, basta clicar no ícone do clipe e selecionar o “Catálogo” para compartilhar. 

Boas práticas para utilizar o Whatsapp Business

Após implementar o Whatsapp Business e editar os campos essenciais para a divulgação do seu negócio, é preciso pensar nas estratégias de comunicação com seus clientes. Confira algumas dicas importantes abaixo:

1) Mantenha o cadastro dos clientes atualizado 

Muitas empresas não contam com um banco de dados ou não o utilizam de forma eficiente para realizar ações de prospecção e de pós-venda. Infelizmente, isso pode prejudicar o bom desempenho do negócio, já que o cadastro dos clientes é uma das ações essenciais para entender o perfil dos seus consumidores e estabelecer uma comunicação mais próxima com seu público. 

Se a sua empresa tem condições de investir em um CRM, ótimo! Melhores são as oportunidades para a sua equipe comercial e de marketing direcionarem as estratégias de vendas e de comunicação. Agora, se a sua empresa ainda não possui um software de gestão, utilize os recursos que você tem, mas não deixe de organizar as informações e contatos de seus clientes, em uma planilha de excel ou agenda, por exemplo.

2) Peça autorização para falar com seus consumidores pelo whatsapp

Muitos clientes podem ter resistência para fornecer os contatos, afinal ninguém quer receber mensagens constantes, ligações invasivas ou correr o risco de ter seu telefone compartilhado com terceiros. Portanto, peça a autorização para seus consumidores e informe de forma clara o objetivo da ação, sempre atento à lei geral de proteção de dados

As pessoas precisam sentir confiança na sua empresa e nada melhor que a transparência para se construir um bom relacionamento. Pense também em incentivos, como descontos em troca do contato e/ou criar uma política de fidelização ( Ex: compras acima de x valor o cliente ganha um bônus).  Cada segmento de negócio possui perfis de consumidores diferentes, então avalie qual  ação despertará o seu interesse e engajamento.

3) Organize os contatos para enviar mensagens personalizadas

A organização das informações é fundamental para utilizar o whatsapp business com eficiência. Portanto, ao adicionar os contatos escreva também uma palavra chave para identificar o perfil do cliente, isso pode ser feito no próprio campo de “sobrenome”.

Exemplo:
Você possui uma loja de roupas femininas e tem dois novos contatos para incluir em seus contatos. São eles: 

  • Sabrina:  cliente jovem que vai à loja todo mês e gosta de conferir as novas coleções para ficar por dentro da moda.
  • Lúcia:  cliente que vai à loja a cada três meses para comprar roupas para o trabalho e lazer.

Na sua agenda, você pode diferenciar esses clientes da seguinte maneira:

  • Sabrina – compras mensais 
  • Lúcia – compras esporádicas 

Fazendo isso já no momento do cadastro, você pode clicar na lupa do WhatsApp e digitar a palavra chave “compras mensais” para direcionar mensagens personalizadas para este perfil de consumidor. Nessa situação, os consumidores normalmente já têm um bom relacionamento com os vendedores e podem ser estimulados pelo menos uma vez por mês para realizar uma compra, pois não se sentirão muito incomodados.

Já os clientes que não têm o costume de frequentar muito a sua loja devem receber contatos  em um intervalo maior de tempo, com o intuito que a sua empresa seja lembrada e para que  ele se sinta atraído pelos seus produtos/serviços para realizar uma nova compra. Estimule sempre os consumidores a acompanhar as novidades também nas redes sociais, enviando o link. 

4) Utilize etiquetas no Whatsapp Business de acordo com a jornada de compra

As etiquetas podem ajudar a identificar o estágio de compra dos seus clientes e você ainda pode personalizá-las da forma que achar melhor. Para adicionar um contato a determinada etiqueta basta acessar o perfil da pessoa, por meio da conversa no Whatsapp Business. À medida que a pessoa mudar seu estágio na compra, é importante atualizar a informação. 

5) Personalize mensagens automáticas

Com o objetivo de agilizar os processos e a comunicação com os seus clientes, é possível configurar mensagens automáticas quando for enviada uma mensagem. Entenda melhor abaixo:

  • Mensagem de ausência:  espaço para informar ao cliente o horário de atendimento da sua empresa e que em breve ele receberá o retorno.
  • Mensagem de saudação: mensagem enviada sempre que alguém interagir pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade. 
  • Respostas rápidas: podem ser mensagens de agradecimento após um atendimento ou respostas padrões para agilizar a comunicação.

6) Saiba o momento certo de realizar um contato e como fazer isso

Antes de enviar uma mensagem para o cliente, é importante entender o seu perfil e saber bem o que já foi conversado com ele para não cometer gafes. Seja cordial, mostre sua disponibilidade para ajudá-lo e para solucionar problemas. Explore também diferentes formas de conteúdo para interagir com eles, utilize a criatividade – textos, imagens, e vídeos. 

7) Conheça os limites de encaminhamento de mensagens

Uma dúvida comum entre as empresas está relacionada ao limite de mensagens. Atualmente, de acordo com as políticas do Whatsapp para evitar a disseminação de boatos e notícias falsas, é permitido encaminhar uma mesma mensagem para até cinco conversas de uma só vez.

E aí, gostou das dicas? Então mão na massa e boa sorte! 

 

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