Marketing para MEI: como divulgar melhor a sua empresa

Investir em marketing é fundamental para que micro e pequenas empresas tenham bons resultados em vendas. Afinal, a divulgação contribui para que seu produto ou serviço chegue a mais pessoas e tenha mais chance de converter as compras, além de ajudar a fidelizar consumidores, para que comprem também mais vezes com você. 

Mas, quais são as ações de marketing que trazem melhores resultados para o MEI? Isso pode depender do seu tipo de negócio, mas de forma geral a divulgação digital por meio de redes sociais ou site é essencial, além de parcerias estratégicas, participações em eventos, por indicações,  entre outras diversas  opções. 

Mesmo com muita concorrência, atualmente existem canais gratuitos, com excelente alcance, para criar uma relação entre o público e as pequenas empresas.  Por isso, você precisa conhecer as principais opções disponíveis e acompanhar algumas dicas para ter mais chances de sucesso. Boa leitura!

Por que a sua empresa precisa de um  Plano de Marketing 

As empresas têm como desafio manter os consumidores fiéis em meio a tanta  oferta no  mercado. Questões financeiras, laços sociais, identificação com a marca, facilidade de acesso,  entre outros fatores podem interferir na escolha de um cliente por um produto. Diante de um  cenário repleto de opções, o que pode fazer a diferença é o tratamento diferenciado de uma  empresa com seus clientes.   

No entanto, antes de oferecer um produto ou serviço, os gestores e profissionais de marketing precisam conhecer em profundidade o seu público para definir as ações de forma mais assertiva. Dessa  forma, podem buscar por iniciativas que despertem a atenção dos consumidores e atuar  na construção de relacionamentos duradouros com os seus consumidores.

Com este planejamento, fica mais fácil para a sua empresa criar um plano de ação mais assertivo e realizar  o controle e mensuração dos resultados para saber se está no caminho certo. Com o plano de marketing é possível saber por onde começar, como fazer, quanto investir e definir as expectativas de retorno dos investimentos.

Listamos a seguir, algumas ações que podem ser incluídas nas estratégias de marketing para Microempreendedores Individuais!

1. Marketing digital

O marketing digital tem reforçado a sua importância para as pequenas empresas se manterem competitivas no mercado e no enfrentamento de desafios durante uma crise. Além disso,  é preciso acompanhar as tendências e o comportamento dos consumidores, e os canais de comunicação on-line contribuem significativamente para uma melhor visibilidade, engajamento, reforço da marca e aumento das vendas.

Tem melhor desempenho as empresas que conseguem definir bem o perfil do seu público-alvo, identificar os canais de comunicação mais adequados, entregar conteúdo de qualidade, entre outros fatores que serão exemplificados  melhor logo mais abaixo. 

Redes sociais 

Para a sua empresa conquistar a atenção dos clientes na internet é preciso investir em conteúdo! E quando falamos em conteúdo, não nos referimos apenas a produção de textos, mas também a imagens que comunicam da melhor forma o que a sua empresa oferece.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, é fundamental postar fotos nas redes sociais para que os clientes possam ver as opções e como as peças ficam no corpo da modelo. Os consumidores buscam na internet imagens bonitas, de diferentes ângulos, para se sentirem seguros antes de fechar uma compra.

De acordo com pesquisas realizadas, o uso de imagens torna os conteúdos mais dinâmicos e interessantes para o usuário e os textos com imagens são 94% mais visualizados do que um texto sem apelo visual.  No Facebook, por exemplo, o uso de uma imagem na publicação pode aumentar o engajamento do público em até 2,3 vezes.

Mudança de mindset e investimento em tráfego pago 

Outro ponto importante é o investimento em mídia paga. A empresa precisa criar a cultura de pagar conteúdos patrocinados para que a sua marca tenha maior visibilidade e exposição na web, pois apenas o conteúdo orgânico não é suficiente para alcançar o público desejado. 

Além disso, as empresas precisam reconhecer a necessidade e importância do apoio de um núcleo de mídia para produzir conteúdo de forma frequente para construir audiências e  comunidades engajadas.

Marketing de Indicação ou Referral Marketing

O Marketing de Indicação nada mais é do que a estruturação de estratégias e iniciativas para transformar clientes, parceiros de negócios entre outros em promotores da sua marca. Também conhecido como Referral Marketing, ele coloca em prática ações que estimulem a recomendação.

Clientes que são indicados têm uma tendência muito maior à retenção e fidelização ao produto e serviço do que outros que vieram de outros canais de vendas. Apesar da eficiência comprovada neste tipo de estratégia, o Referral Marketing é pouco lembrado e usado na hora das empresas conquistarem novos consumidores.

2. Parcerias estratégicas

As parcerias entre empresas têm crescido nos últimos anos, potencializadas especialmente por crises financeiras ou oportunidades para se destacar dos concorrentes. Apesar desta prática ser mais comum entre as grandes empresas, os micro e pequenos empreendedores também realizam na escolha de seus fornecedores, por exemplo. 

De maneira geral, as parcerias entre empresas se concentram em encontrar um ponto em comum para que as duas possam ter vantagens. Quando há essa oportunidade de ganho para ambas, a parceria pode se estabelecer de forma estratégica para melhorar as vendas, diminuir despesas ou ter um alcance maior da sua marca entre os consumidores. 

3. WhatsApp Business

O WhatsApp Business é hoje uma das principais ferramentas de comunicação com clientes, desenvolvido especialmente para as pequenas empresas. De acordo com a Meta, já são mais de 5 milhões de PMEs ativas no aplicativo, e dentre os  segmentos que mais utilizam como um canal de vendas estão o de roupas e acessórios (com 41%), seguido pelo setor de móveis (com 29%). 

Além da popularidade no país, o WhatsApp deixa o atendimento comercial mais ágil e traz novas oportunidades comerciais, desde o estreitamento do relacionamento com os clientes até a conclusão das vendas e fidelização dos consumidores.

Entretanto, uma comunicação mal feita pode afastar os clientes ao invés de conquistá-los. Mensagens constantes e sem autorização, por exemplo,  podem se tornar um incômodo, causando bloqueios por parte dos usuários e até alegações de spam para o WhatsApp. 

4. Marketplace

O marketplace é uma das melhores alternativas para reduzir os custos com marketing digital. É importante, entretanto, contabilizar as comissões cobradas com o objetivo de remunerar a plataforma pelos serviços oferecidos, e a porcentagem pode variar de acordo com cada responsável pela plataforma. 

Não existe uma fórmula perfeita para que todas as empresas tenham sucesso nas vendas, o marketplace pode funcionar perfeitamente para alguns nichos e não performar tão bem em outros, em consequência de uma série de fatores.  Mas é importante que a sua empresa saiba o que está ao seu alcance para ter mais chances de sucesso nas vendas pela internet. 

Faça parte do Sou MEI da CDL/BH  

Você, Microempreendedor Individual (MEI), pode contar com a CDL/BH em todos os momentos. A Entidade conta com o Programa “Sou MEI”, uma iniciativa que tem como centro das atenções os Microempreendedores Individuais da capital. O objetivo é que você encontre aqui todo o amparo necessário para a sustentabilidade dos seus negócios. 

Nós já identificamos que você enfrenta uma série de desafios todos os dias, desde ações simples como emitir uma nota fiscal, utilização do seu CNPJ no dia a dia até a situações mais complexas como a burocracia para obtenção de crédito, o que os distanciam dos serviços bancários.

Para saber mais informações sobre essa iniciativa, acesse aqui.

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