Redes sociais: conheça as tendências para 2022

Fique por dentro das principais tendências das redes sociais para 2022 para alavancar o seu negócio! O Instagram, o Facebook, Tik Tok são algumas das redes sociais que reúnem bilhões de pessoas e se tornaram as redes sociais mais movimentadas do mundo, segundo Fernando Cardoso, vice-presidente da CDL/BH. 

Hoje em dia é praticamente impossível para qualquer negócio se desenvolver sem ter alguma dessas redes sociais. Então, o que podemos esperar para este ano em relação às vendas e crescimento da sua empresa? 

Rafael Terra, especialista em marketing digital, comenta em entrevista para o Conecta Mente o que está dando certo, os principais desafios e o que vem por aí neste universo digital e cada vez mais conectado em telas de smartphones. Os últimos dois anos podem ser considerados como os mais importantes para a consolidação das redes sociais como as principais ferramentas de vendas neste cenário de pandemia. Confira abaixo!

1. Construção de audiências e relacionamentos através de conteúdo

Com a pandemia, aquele empresário que não tinha uma presença digital foi em busca de novas iniciativas, tais como a criação de um e-commerce para faturar através de vendas pela internet. Mas qual o maior problema enfrentado pelos comerciantes? A audiência e o relacionamento com o público. 

Não há dúvidas, que as redes sociais são hoje os maiores canais de venda. Mas, somente abrir um canal, sem uma constância de conteúdo e uma estratégia bem definida, é praticamente uma perda de tempo. O empresário precisa  investir na nutrição de conteúdo e no relacionamento com o seu público para obter resultados mais efetivos.

2. Mudança de mindset e investimento em tráfego pago 

Outro ponto importante é o investimento em mídia paga. A empresa precisa criar a cultura de pagar conteúdos patrocinados para que a sua marca tenha maior visibilidade e exposição na web, pois apenas o conteúdo orgânico não é suficiente para alcançar o público desejado. 

Além disso, as empresas precisam reconhecer a necessidade e importância do apoio de um núcleo de mídia para produzir conteúdo de forma frequente para construir audiências e  comunidades engajadas.

3. Live e-commerce

As lives ganharam destaque nos últimos anos e é uma estratégia que continua como uma forte tendência e veio para ficar. O motivo é simples: as lives e-commerce (lives comerciais de produtos e serviços) conseguem bons resultados comerciais, pois possuem um poder de persuasão e conversão em vendas. 

Mas antes de realizar uma live, é preciso pensar em uma estratégia para que o conteúdo chegue de fato para o público desejado. Para isso, a newsletter e o e-mail marketing são ótimos recursos para a divulgação e para aumentar o público que irá assistir às transmissões. 

4. Influenciadores digitais

Os influenciadores digitais (ou digital influencers) são pessoas que se destacam por meio de um ou mais canais de comunicação na internet e estão entre as melhores estratégias de marketing para o engajamento de marcas de forma mais humanizada.  

Por meio de sua posição de prestígio e alto número de seguidores, eles têm forte influência no comportamento e na decisão de compra do público. As empresas que ainda não investem neste tipo de parceria, precisam estar atentas às oportunidades de investir neste tipo de ação.

5. Tik Tok para a produção de vídeos curtos e descontraídos

A produção de vídeos curtos, de forma leve e descontraída, é um dos formatos de conteúdo que mais tem conquistado seguidores, servindo de diversão, entretenimento e para realizar negócios. Atualmente o Tik Tok é a rede social mais popular e tem atraído a atenção de muitas marcas para investir neste canal de comunicação. 

O número de pessoas que fez download deste aplicativo no país, principalmente durante a pandemia, é considerável e até então mostrou-se como uma  rede social que veio para impactar e para ficar por muito tempo no smartphone do público jovem e adulto. 

6. Novos recursos do Instagram 

Fonte: Instagram

O instagram é hoje a rede social com maior retenção, ou seja, aquela mídia em que as pessoas ficam mais tempo. Portanto, o instagram é ainda o local das grandes oportunidades de negócios para que os empreendedores continuem investindo. 

E para obter os melhores resultados é preciso estar de olho nos tipos nos formatos de conteúdo que geram maior engajamento (exemplo: post em carrossel – conteúdos com vários banners consecutivos) e nas novas funcionalidades que a ferramenta permite para você divulgar os seus produtos e serviços. 

O recurso Reels foi lançado em 2020 pelo instagram e refere-se a uma nova maneira de criar e editar vídeos curtos e divertidos de até 15 segundos com áudio para compartilhar com amigos ou com qualquer pessoa na rede social. 

7. Facebook para campanhas segmentadas

Apesar do uso do facebook ter diminuído entre o público, essa é a rede social onde encontramos os dados das pessoas para realizar campanhas de forma segmentada e personalizada. Além disso, os anúncios do instagram são feitos através da plataforma  do gerenciador de anúncios do facebook, já que funcionam de forma integrada. 

Portanto, não existe hoje uma ferramenta de segmentação tão forte como o facebook e com isso as empresas precisam continuar destinando uma verba para impulsionar conteúdos para vender melhor e ter maior visibilidade da sua marca. 

8. Foco no cliente e nas experiências de omnichannel 

O omnichannel é uma estratégia de conteúdo que as empresas utilizam para melhorar a experiência do usuário para conduzir melhores relacionamentos com seu público na jornada de compra, seja ele online ou offline.

Com a pandemia muitas pessoas começaram a transitar mais e podem escolher entre realizar uma compra online ou na loja física. Com isso, as empresas precisam adaptar as estratégias do comércio para atender as necessidades reais dos consumidores pensando neste dois cenários. 

E aí, gostou do conteúdo?

As empresas precisam estar sempre atentas às novas tendências e oportunidades do mercado. Para obter os melhores resultados e proporcionar uma experiência mais agradável para fidelizar o seu público, invista em novas ações e novidades para atrair o interesse do seu público e lembre-se de realizar a integração dos canais de venda para ter mais chance de sucesso nas vendas. Boa sorte!

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