Como decidir se está no momento certo para expandir a sua empresa

Dentro da rotina de gestão de um negócio é comum surgirem dúvidas, especialmente quando a empresa já atingiu o patamar pré-definido em seu planejamento estratégico e precisa tomar a decisão de conquistar novos mercados para expandir a sua empresa.

A expansão da empresa pode contemplar a inclusão de novos produtos e serviços, abertura de uma filial em outra cidade, aquisição de outra empresa, entre outros. Independente da escolha de expansão que será adotada é importante que ela seja analisada com cautela, principalmente em razão dos riscos atrelados.

Para que essa decisão seja segura, recomenda-se:

• Realizar estudos e análises que permitam entender o mercado que você pretende alcançar;
  • Conhecer e avaliar as melhores oportunidades nos canais de distribuição;
  • Entender tendências econômicas e sociais;
  • Avaliar modelo de negócios que será implementado.

Com o objetivo de identificar se está mesmo no momento certo de expandir sua empresa, confira algumas dicas!

Analise a situação atual antes de expandir sua empresa

Qualquer ideia de expansão, por mais simples que seja, precisa ser considerada com base em uma série de fatores, sendo um dos principais a situação atual. Então, como está o planejamento estratégico e a gestão de sua empresa?

Se o controle financeiro é eficiente, se os processos dos departamentos estão organizados e se você consegue traçar estratégias eficazes e alcançar as metas estipuladas, já é um ótimo indício de que a expansão empresarial é o caminho certo.

Considere o cenário econômico e o segmento de negócio

O cenário econômico de um país pode afetar diretamente o poder aquisitivo de uma parcela significativa da população. Se o cliente não tem condições de comprar o seu produto, não vê ele como essencial ou não acha o valor justo, você não vai vender.

Então, além de verificar a situação atual do país, verifique também o desempenho nos últimos meses ou anos do seu ramo de atuação. Se os números forem favoráveis, você terá outro indício de que a expansão é o rumo a ser seguido.

Verifique a situação financeira atual

Antes de dar um grande passo, é preciso considerar a estabilidade das finanças do seu negócio. Há o acompanhamento correto do fluxo de caixa? O capital de giro é bem administrado? O lucro obtido está sendo satisfatório?  Esse tipo de análise traduz, no geral, a situação financeira da sua empresa e se é realmente a  hora de expandir sua empresa.

Tenha um plano estratégico bem definido

É importante que o plano estratégico leve em consideração os riscos envolvidos na expansão da empresa. A análise de riscos pode ajudar a identificar possíveis obstáculos que podem surgir durante o processo de expansão e permitir que a empresa esteja preparada para lidar com eles.

Também é importante envolver toda a equipe no processo de expansão da empresa. É necessário garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e metas da expansão e que todos estejam comprometidos em trabalhar juntos para alcançá-los. Uma comunicação clara e transparente é fundamental para o sucesso da estratégia de crescimento.

Entenda qual é o melhor modelo de expansão

Geralmente, quando falamos em expansão, muitos acreditam que se trata de abrir uma filial. Mas saiba que há muitos modelos disponíveis, confira algumas opções:

– Adotar o modelo de franquias;
– Abrir uma ou mais filiais;
– Expandir por meio de fusão ou aquisição, fazendo parcerias ou comprando outra empresa;
– Aderir a um novo canal de venda, seja loja física, loja online, representantes ou distribuidores;
– Oferecer novos produtos ou serviços a fim de complementar o que já está sendo vendido.

Faça o que você sabe

Se o projeto que você tem em mente trata-se de algo totalmente novo e desconhecido, pare por um momento e analise as seguintes questões: A sua equipe tem a expertise necessária para executar este novo projeto? Qual o seu diferencial perante seus concorrentes?

Às vezes focar em fazer aquilo que você já sabe fazer é muito mais vantajoso que passar por todo o processo de aprendizagem que um novo negócio requer. Lembre-se que de nada adianta uma ideia boa com uma execução falha!

Aposte em ferramentas de gestão

O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente refere-se a uma ferramenta estratégica muito poderosa na gestão de dados. O software de gestão auxilia na tomada de decisões com base em dados e proporciona uma gestão mais eficaz da carteira de clientes.

Se você já conta com o suporte de um software de gestão, então é hora de fazer uma análise aprofundada dos relatórios gerenciais para saber se os números do negócio indicam se é o melhor momento para expandir sua empresa.

Analise a estratégia do oceano azul

A estratégia do oceano azul permite que as empresas explorem novos mercados ao invés de seguir na disputa com a mesma concorrência. Assim, é possível expandir as possibilidades de negócio, não se limitando  a mercados que já estão saturados e bastante explorados.

Para criar a estratégia oceano azul, é preciso conhecer o mercado onde o negócio já está atuando e toda a sua dinâmica. Dessa forma, é possível conhecer melhor seus consumidores e concorrentes.

Gostou das dicas?

O crescimento é parte natural de empreendimentos. Antes de pular de cabeça na expansão do negócio, considere os tópicos acima para saber se chegou mesmo o momento certo para dar o próximo passo. Boa sorte!