Influenciadores digitais: saiba quem são e como eles podem ajudar uma PME

O mundo digital é uma parte cada vez mais importante do dia a dia dos consumidores ao redor do mundo. Com a possibilidade de vender por meio da internet, foi possível e até necessário reinventar vários tipos de negócios para que eles continuassem mantendo sua performance ao longo dos anos. Alguns dos agentes mais importantes nesse cenário atual são os influenciadores digitais.

Talvez você já tenha ouvido falar desse termo e até possua uma ideia do que ele significa, mas ainda não incluiu essa figura em suas estratégias de marketing e branding. Isso precisa mudar o quanto antes, já que os influenciadores podem ter grande impacto na performance da sua marca e de suas vendas.

Utilizando as redes sociais, fóruns e outras páginas de conteúdo, é possível ampliar o poder da sua marca e ganhar cada vez mais espaço no mercado, seja para grandes, médias ou pequenas empresas.

Se você quer entender melhor a função dessas pessoas e como elas podem ajudar no planejamento estratégico da sua PME, continue a leitura!

Quem são e o que fazem os influenciadores digitais?

Como o próprio nome diz, um influenciador é qualquer pessoa que tem poder de influência sobre um determinado público, seja em relação a um tema, uma marca ou um produto. Pessoas de várias áreas de atuação, como professores, artistas, pesquisadores, entre outros, podem ser considerados influenciadores. Os digitais, por sua vez, são aqueles que atuam majoritariamente no espaço digital.

O trabalho de um influenciador não é necessariamente o de influenciar. Alguns são apenas produtores de conteúdo relativo a determinado contexto ou assunto, o que gera um efeito no público. Muitas vezes a opinião do influenciador digital vai apenas amadurecer uma ideia na cabeça do consumidor. Porém se um negócio pretende realmente influenciar o público, então ele precisa de um influenciador que esteja totalmente alinhado com seus objetivos.

Que benefícios eles podem gerar para uma PME?

Contar com um influenciador digital em sua pequena ou média empresa é sempre uma boa ideia. Com a ajuda dele você pode promover inovação, obter resultados bem melhores em suas campanhas de marketing e, consequentemente, em seu processo de vendas.

Veja alguns exemplos das vantagens que os influenciadores digitais podem trazer para a sua empresa.

1. Amplia o alcance

Os influenciadores, na maioria das vezes, são produtores de conteúdo para a internet, principalmente em formato de texto, fotos ou de vídeo. Graças a essas mídias eles conquistam um amplo público, que acompanha todos os seus conteúdos regularmente, mantendo sua popularidade a médio e longo prazo. Assim, esse público pode ser alcançado pela sua empresa com a ajuda do produtor de conteúdo.

A vantagem de usar um influenciador em vez de uma campanha de marketing tradicional é que, direcionada a seu público-alvo, a sua propaganda obtém uma abrangência mais ampla e consistente. Além disso, se o criador do conteúdo for um usuário do seu produto ou serviço e tiver uma boa opinião sobre ele, o efeito será ainda mais positivo.

2. Melhora sua segmentação de clientes

Os influenciadores digitais, assim como qualquer produtor de conteúdo, precisam trabalhar com foco em um grupo específico de pessoas. Afinal, cada tipo de conteúdo tem um público ideal. Isso significa que, em muitos casos, o influenciador tem que possuir uma audiência muito bem segmentada em sua base. E quanto mais específico é esse público, melhores tendem a ser seus resultados.

Da mesma forma, contar com um público já segmentado é uma grande ajuda para promover sua marca. Se você sabe qual é o tipo de audiência que busca e conhece um influenciador que esteja alinhado com o seu propósito, a parceria irá trazer excelentes resultados para sua empresa, mesmo quando comparados com a repercussão de outros influenciadores mais conhecidos, porém de nichos diferentes do seu.

3. Constrói a credibilidade da empresa

A forma como os influenciadores tratam sua marca e divulgam seus produtos tem efeito direto na sua imagem pública. Quando uma figura de respeito e credibilidade menciona algo sobre uma empresa, o público tende a aceitar essa opinião mais facilmente, principalmente se houver algum caso ou história com os quais ele se identifique.

Se você trabalhar diretamente ao lado desse tipo de influenciador, pode criar campanhas muito mais eficazes para captar clientes e aumentar sua conversão em vendas. E, enquanto mantiver a qualidade do produto ou serviço e do atendimento em seu negócio, não será difícil manter avaliações positivas.

4. Maior índice de fidelização

Fidelizar o público é uma das grandes prioridades de qualquer negócio, especialmente em pequenas em médias empresas. É mais fácil, rápido e barato vender o mesmo produto ou serviço para alguém que já conhece a sua marca do que tentar atrair a atenção e mudar a opinião de um novo indivíduo. Se você souber como usar seus influenciadores digitais, não será difícil conquistar os clientes.

O produtor de conteúdo tende a manter contato com o mesmo público por bastante tempo. Como consequência, o consumidor continua ouvindo falar sobre sua marca e seu produto, além de entrar em contato com novas ofertas regularmente. Esse contato continuado é essencial no processo de fidelização.

5. Posicionamento mais eficiente da marca

Por fim, os influenciadores são agentes vitais para o melhor posicionamento da sua marca diante do mercado, construindo sua imagem pública e estabelecendo o tipo de empresa que você tem. Pode parecer algo muito trivial à primeira vista, mas esse tipo de informação é muito importante para o processo de escolha do seu público.

Esse posicionamento será uma combinação das suas decisões de marketing, da sua escolha de público e do nicho do próprio influenciador. Se todos os pontos estiverem bem alinhados, você não terá muitas dificuldades para construir e consolidar o tipo de imagem que deseja ter diante dos clientes. Adotando o posicionamento certo será mais fácil aumentar o ticket médio de suas vendas. E, para obter ainda mais sucesso, também é importante investir na presença digital da sua empresa.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os influenciadores digitais e sua função nas estratégias de marketing de um negócio, pode começar a inseri-los em seus projetos. Continue se aprofundando no tema e logo verá como esses profissionais podem contribuir para sua pequena ou média empresa.

Quer mais dicas para melhorar o desempenho do seu negócio? Então fique de olho neste artigo com 8 estratégias de marketing que você pode adotar em 2019!

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