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Redes sociais: qual a melhor mídia para a sua empresa?

Como está o engajamento das redes sociais da sua empresa? Para ter uma melhor interação, visibilidade e retorno em vendas é preciso entender em qual mídia o seu público está mais presente e qual a melhor forma de estabelecer conexões. Afinal, negócios são feitos de relacionamentos e você precisa direcionar da melhor forma possível os conteúdos e investimentos em marketing.

Sabemos que muitas micro e pequenas empresas contam com uma equipe reduzida e orçamentos restritos, então os gestores optam por fazer o próprio gerenciamento das suas mídias sociais. Outras já têm mais condições de investimento e contratam profissionais especializados, seja por meio de um departamento de marketing interno ou através da terceirização deste trabalho. 

Pensando neste cenário, este artigo tem como objetivo orientar empresários que realizam a própria gestão de suas redes sociais e para aqueles que precisam orientar melhor a sua equipe. Vamos esclarecer conceitos e características de cada mídia social para que sejam avaliados  se a sua empresa está no caminho certo e o que pode melhorar em sua presença digital!

Qual a diferença entre redes sociais e mídia social?

É bastante comum as pessoas acharem que mídia social e rede social são a mesma coisa. Mas não são! Quando falamos em redes sociais associamos rapidamente as plataformas online, como o Facebook e Instagram. Mas na verdade as redes sociais possuem um conceito mais abrangente, dizem respeito às interações e conexões que acontecem entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham interesses, laços afetivos e familiares. Podem ocorrer tanto  no ambiente virtual quanto no offline. 

Já as mídias sociais são as plataformas utilizadas por essas “redes sociais” para  compartilhar conteúdo e informações. Podemos citar como exemplos o Youtube, Facebook, Instagram, LinkedIn,  Twitter, dentre outros canais de comunicação. Portanto, podemos considerar que toda mídia social é também uma rede social! 

Conheça melhor as características de cada rede social

Os internautas brasileiros estão entre os que mais acessam as redes sociais no mundo. Então, quando o assunto é marketing digital, é fundamental conhecer as características de cada mídia social, levando em consideração o seu segmento de atuação para alcançar da melhor forma  o seu público de interesse.

Exemplos:

  • Se você tem uma loja de roupas, o Instagram e o Facebook são excelentes opções. 
  • Se a sua empresa é da área de TI, o Twitter pode ser uma boa opção.
  • Se você tem um restaurante, pode explorar vídeos no YouTube e imagens no Instagram.
  • Se a sua empresa atende outras empresas, pode focar Linkedin ou Instagram. 

Conheça melhor sobre as mídias sociais mais utilizadas no Brasil:

Cada uma das mídias sociais possui funcionalidades específicas e uma comunicação própria. Sua empresa pode estar presente em mais de uma, desde que realize postagens regulares e  mostra-se ativa aos usuários. Saiba mais abaixo:

Facebook

Existem duas possibilidades de uso do Facebook, uma por meio de um perfil pessoal e outra por meio de uma FanPage. O primeiro trata-se de um perfil comum, usado pela maioria dos internautas para conversar com amigos e familiares. Já a FanPage é como se fosse um perfil exclusivo para empresas, em que as pessoas podem curtir a sua página, sem a necessidade de enviar solicitações de amizade.

É comum microempreendedores realizarem a divulgação da sua empresa em contas pessoais. Mas o ideal é que a empresa tenha uma conta profissional (FanPage) para publicar conteúdos relativos apenas ao seu negócio. O compartilhamento dessas informações pode ter uma comunicação mais informal e descontraída, vai depender do perfil da sua empresa.

O que você pode explorar:

  • Mais da metade do público tem entre 18 e 34 anos;
  • Possuir o Facebook Business;
  • Comunicação simples e descontraída;
  • Permite alta interação com o público;
  • O conteúdo pode ser diversificado: textos, banners  e vídeos;
  • Anúncios e campanhas por meio do Facebook Ads que podem ser direcionadas para o seu público de interesse.

Instagram

O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. Muitos internautas com o perfil mais jovem já estão deixando de acessar o Facebook para utilizar apenas o Instagram.  E em meio a tantos usuários, essa mídia social é um ótimo espaço para explorar campanhas direcionadas e imagens.

O que você precisa saber:

  • 70% das empresas já possuem o próprio perfil;
  • Tem a opção de perfil comercial ou criador de conteúdo;
  • Faça postagens regulares e não fale apenas de seu produto;
  • O uso de hashtags são importantes para suas postagens;
  • Imagem é tudo, selecione fotos bonitas e evite poluição visual no seu feed;
  • Procure responder todos os comentários em sua página;
  • Pode ser integrado ao Facebook para realizar anúncios e campanhas. 

Twitter

O Twitter foge um pouco das redes tradicionais mais conhecidas, mas tem crescido bastante entre o público jovem que busca notícias rápidas e objetivas. Sua característica mais representativa é o fato de que suas postagens, os tweets, são limitados a apenas 280 caracteres. 

O que você precisa saber:

  • Grande acesso do público jovem;
  • Humor e memes são bastante utilizados;
  • Textos curtos e objetivos;
  • Também permite agendar os tweets;
  • Permite o rastreio de tópicos de interesse;
  • Alto potencial de viralização de conteúdos. 

Youtube

Os vídeos possuem um grande número de acessos, dos mais diferentes perfis e de diversos tipos de conteúdo, como tutoriais, receitas e cursos. E as pequenas empresas podem ampliar seu alcance sem se preocupar em produzir um vídeo perfeito se não tiverem condições de investir em uma produção mais elaborada. 

Usar o youtube é uma forte estratégia de marketing digital porque muitas buscas feitas através do google retornam em vídeo, ou seja, demonstra a preferência das pessoas em consumir informação em formato de vídeo.

O que você precisa saber:

  • Público diversificado;
  • Rede social de entretenimento;
  • Alto volume de tráfego;
  • Atenção ao tom de voz e roteiro para chamar a atenção;
  • Conteúdos diversos;
  • O tempo do vídeo é flexível, depende do perfil do público.

Linkedin

O Linkedin é uma excelente rede social para donos de empresas e profissionais que buscam encontrar conteúdos de altíssima qualidade e discussões bem pertinentes. É um ambiente com uma linguagem mais formal, que  você pode explorar para divulgar o que você faz e estabelecer conexões com muitos outros negócios. 

O que você precisa saber:

  • Rede social profissional;
  • Mostre seu profissionalismo e crie autoridade;
  • Contribui para o fortalecimento da marca e o que a sua empresa faz;
  • Oportunidade para prospectar parcerias;
  • Permite a publicação de artigos e textos mais longos;
  • Ótimo lugar para prospectar  novos colaboradores para o seu negócio.

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Tenha também consciência de que o trabalho é árduo e muitas vezes de longo prazo para atingir resultados satisfatórios. O importante é começar, testar diferentes tipos de conteúdos e ir aperfeiçoando as ações! 

 

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