Empresário fazendo a gestão no Marketing no Instagram

Marketing no Instagram: o guia completo para aumentar suas vendas!

Usar as redes sociais para comunicar com o seu público é uma das tendências para o comércio varejista. O marketing no Instagram entra nesse contexto como um forte aliado na divulgação da sua empresa e pode funcionar até como uma extensão da sua loja física.

O Instagram é uma rede social de imagens com mais de 69 milhões de usuários ativos no Brasil. Como os conteúdos postados nesse ambiente têm muito apelo visual — fotos, ilustrações e vídeos —, você pode atrair clientes com maior facilidade e aumentar o volume de vendas do seu negócio.

Gostou da ideia? Neste artigo, você vai ver uma série de dicas práticas para conquistar resultados positivos com a rede social. Então, continue a leitura e saiba tudo sobre marketing no Instagram!

O que é o Instagram for Business?

É a versão do aplicativo voltado para as empresas. Como o Instagram percebeu que os usuários estavam usando a plataforma com o objetivo de expor marcas e realizar vendas, a rede social resolveu implementar funcionalidades específicas para negócios.

Ao criar um perfil comercial, é possível disponibilizar informações mais completas sobre o seu negócio como ramo de atuação, site, endereço físico e contatos. Isso facilita a vida do seu cliente e da sua empresa.

Além disso, uma conta de negócios permite o acompanhamento de métricas mais robustas como quantidade de visitas ao perfil e até informações sobre alguns hábitos dos seguidores.

Como criar uma conta no Instagram?

O processo é bem simples e intuitivo. Acompanhe o passo a passo e entenda como entrar na rede social para fazer negócios.

Instale o aplicativo

O aplicativo é gratuito e está disponível na App Store (iOS), Play Store (Android) e na loja da Microsoft(Windows Phone). Contudo, ele precisa ser instalado em um dispositivo móvel — smartphone ou tablet. Por isso, é interessante adquirir um aparelho exclusivo para a sua empresa. Assim, você não mistura as movimentações pessoais com as do negócio.

Crie uma conta no Facebook

Pode parecer estranho, mas você é obrigado a ter uma conta no Facebook para criar um perfil comercial no Instagram. Esse processo até facilita fazer publicações simultâneas nas duas mídias.

As publicações orgânicas e o acompanhamento das performances são feitas pelo aplicativo de fotos mesmo. Contudo, toda a parte de publicidade paga de marketing no Instagram é realizada por meio da plataforma “Gerenciador de Anúncios”, no Facebook.

Cadastre-se no Instagram

Depois de criar um perfil no Facebook, você pode utilizar o mesmo login para se cadastrar no Instagram. Nesse momento, é necessário pensar também no nome do usuário. É isso que vai identificar a sua loja e fazer com que ela seja encontrada pelos seus clientes.

Preencha as informações de perfil

Após criar a conta, é hora de deixar as informações da página completas. O primeiro passo é escolher uma boa foto para colocar no perfil e chamar a atenção dos seguidores logo de cara. Pode ser a logomarca da sua empresa, a fachada da loja ou a foto de um produto que represente bem o seu negócio.

Depois disso, elabore uma descrição interessante sobre a sua marca. Dá até para usar emojis nesse campo. Inclua também todas as informações de contato: telefone, WhatsApp, e-mail, link da loja virtual, endereço físico etc.

Ainda existe um espaço para você assinalar o ramo em que a sua empresa atua como saúde/beleza, informática, calçados, entre outros. Se esses campos não estiverem disponíveis, pode ser que você esteja com um perfil pessoal. Para alterá-lo, basta ir no menu “configurações”, depois em “conta” e, por último, clicar em “alternar para conta comercial”.

Prontinho! Agora você já pode começar a fazer marketing no Instagram. Entretanto, vale um alerta: atrair clientes e vender mais exige ações que vão além do simples compartilhamentos de fotos aleatórias. Todo o seu conteúdo deve ser planejado com o propósito de gerar engajamento. Você vai aprender como fazer isso a seguir.

Quais as melhores práticas de marketing no Instagram?

Antes de começar a fazer postagens e anúncios para atrair seguidores, é importante se planejar. Afinal de contas, é nesse momento que você definirá os objetivos do marketing no Instagram e delimitá um orçamento para colocar a estratégia prática. Dessa forma, você consegue direcionar as ações de acordo com a meta proposta. Confira algumas dicas práticas para criar bons conteúdos.

Capriche nas fotos e nos vídeos

O Instagram é uma rede social extremamente visual, por isso, a qualidade de imagens e vídeos precisa ser indiscutível. Isso não significa que você precisa investir em equipamento fotográfico profissional, mas sim que é necessário ter bastante atenção em todos os detalhes: ambientação, iluminação, foco etc.

Uma selfie no espelho, por exemplo, funciona muito bem para venda de roupas. Contudo, a imagem não pode exibir o roupeiro de portas abertas, vestimentas espalhadas pelo chão, nem a cama toda desarrumada. Toda essa bagunça não é nada bonita de se ver e afasta os possíveis compradores.

Cuidado com as legendas

Apesar do forte apelo visual, é importante não descuidar das descrições das imagens. As legendas precisam ser informativas e envolventes para criar uma conexão com os clientes.

Nesse momento, você pode contar as histórias por trás da imagem e estabelecer um tom de conversa pessoal nessa comunicação. Fazer perguntas também é interessante a fim de incentivar interações.

Crie conteúdos engajadores

Ao investir em marketing no Instagram, lembre-se de uma coisa: as redes sociais são ambientes de relacionamento. Por isso, é necessário compartilhar experiências com o público e estimular a interação.

Imagens com frases de pensadores, por exemplo, costumam ser bastante inspiradoras, mas o teor das citações precisam estar de acordo com os valores da sua marca.

Outra estratégia interessante é criar memes que envolvam seus produtos, serviços ou assunto relacionado ao universo da sua empresa. O engajamento nesse tipo de publicação, geralmente, é bem legal.

Sorteios e promoções também atraem seguidores e estimulam a interação. Você pode selecionar algum produto da sua loja para sortear entre os seus seguidores e divulgar um conjunto de regras de participação. No geral, essas ações pedem para seguir o perfil, curtir a foto e marcar três amigos na publicação.

Porém, é preciso ter atenção: cumpra a sua promessa. Faça um sorteio de verdade, envie o presente ao ganhador e, posteriormente, você pode até publicar uma foto dele usando o prêmio. Isso vai imprimir credibilidade ao processo e garante uma participação mais massiva nas próximas ações.

Ensine alguma coisa

Imagine uma cena: você tem uma loja de cosméticos e deseja promover um creme para cachear os cabelos. Então, faça um vídeo curto — o tempo máximo permitido é de 60 segundos — para ensinar como usar o produto. Ao ver como se faz na prática, os consumidores assimilam melhor o conteúdo.

Você pode usar essa estratégia para dar dicas práticas sobre qualquer coisa. A atitude garante mais confiança para a sua marca, pois ela demonstra ser uma autoridade no assunto.

Publique Stories

No Instagram Stories, vídeos e fotos ficam disponíveis na rede por apenas 24 horas. Depois disso, eles desaparecem. Também é possível fazer transmissões ao vivo que desaparecerão após esse período.

O recurso pode ser usado para mostrar o dia a dia da sua empresa, imagens de bastidores e de processos internos. Isso cria uma relação mais íntima os seus clientes. Dá para incluir links externos nas postagens, fazer enquetes, inserir sticks, aplicar filtros divertidos etc.

Apesar de o foco ser as publicações temporárias, é possível transformar as histórias em arquivos permanentes no seu perfil e categorizá-los. Para isso, basta marcar o conteúdo como destaque. Essa funcionalidade é ideal é para expor coleções de produtos como se fosse um catálogo.

Use o direct

Esse é um caminho para trocar mensagens diretas e privadas com os consumidores. O espaço pode ser usado para compartilhar conteúdos exclusivos, coletar feedbacks, premiar seguidores leais, prestar um atendimento de qualidade e até converter vendas.

Portanto, adote uma atitude proativa e faça contato com o seu público. Todavia, é bom ter cuidado para não ser chato e inconveniente. Se as mensagens forem excessivas e não agregarem valor ao seguidor, ele pode bloquear a sua página.

Caso a iniciativa da conversa parta do consumidor, é necessário garantir que todos os seguidores tenham respostas rápidas. Em razão disso, é interessante contratar um funcionário para ficar dedicado a responder os clientes pelos canais digitais.

Faça parcerias com influenciadores e microinfluenciadores digitais

Essa é uma das estratégias de marketing no Instagram que você precisa adotar. Os influenciadores são usuários populares na rede social que conseguem induzir seus seguidores a praticar alguma ação.

Basta uma influenciadora famosa postar a foto do look do dia no Instagram, por exemplo, que chove gente querendo usar o mesmo modelito. Por essa razão, fazer parcerias com pessoas assim pode aumentar a relevância da sua marca na rede social e render muitas vendas.

Contudo, é importante fazer um estudo antes de escolher, pois é essencial optar por influenciadores do seu nicho e que, de fato, tenham relevância no setor que a sua empresa atua. Afinal de contas, existem diversos pseudos formadores de opinião que até têm muitos seguidores, mas, na prática, não têm poder algum de influenciar.

Invista em anúncios pagos

Com as mudanças frequentes nos algoritmos do Instagram, fica cada vez mais difícil alcançar toda a sua audiência com conteúdos orgânicos. Por isso, a solução é investir em posts patrocinados.

Além de aumentar as visualizações de suas publicações, os anúncios permitem uma segmentação bem precisa de público. Assim, você consegue atingir as pessoas certas.

Viu só? Fazer marketing no Instagram não é complicado. Entretanto, mesmo depois de seguir todas essas dicas para a produção de conteúdos, o sucesso ainda não está garantido. Isso porque existem outros aspectos importantes como a frequência ideal de publicações. Veja!

Como elaborar um calendário de postagem?

Nada de fazer uma publicação hoje e ficar meses longe da rede social. Para conseguir atrair clientes, é necessário publicar conteúdos constantemente e interagir com os consumidores. Isso porque quem segue a sua página tem interesse por seus produtos ou serviços e espera pelas postagens nesse canal.

Então, para deixar tudo organizado, monte um calendário editorial — você pode fazer uma planilha no Excel mesmo. Nesse documento é necessário inserir o conteúdo que será publicado e fixar dia e horário para veiculação.

Porém, cuidado com os excessos para não lotar o feed dos consumidores apenas com os seus conteúdos. Um post por dia já é suficiente manter um público bem engajado, sem saturar os seguidores.

De toda forma, o mais recomendado mesmo é fazer alguns testes no início para identificar frequência, dias e os horários que melhor funcionam para o seu nicho.

Planeje tudo com antecedência e inclua conteúdos especiais em datas comemorativas, mas não seja rígido quanto a isso. Caso seja necessário, é possível remanejar as postagens para dar prioridade aos assuntos do momento. Isso deixa as publicações mais espontâneas e garante maior engajamento.

Como usar as hashtags do Instagram?

As famosas hashtags (#) são espécies de palavras-chave que anunciam o assunto abordado em cada post. Depois de postadas elas viram hiperlinks e são indexadas por mecanismos de buscas.

Os usuários também podem seguir hashtags e, assim, visualizar conteúdos de interesse no próprio feed, sem precisar dar follow em uma página específica. Portanto, usar esse recurso é uma excelente oportunidade para aumentar o alcance de suas ações e atingir consumidores que ainda não seguem a sua página.

Porém, é necessário saber utilizar essa funcionalidade de maneira adequada. Saiba como!

Crie hashtags exclusivas para o seu nicho

É comum ver posts por aí com hashtags muito utilizadas, porém genéricas, para aumentar o alcance dos conteúdos. Todavia, #followme, #tagsforlikes e #like4like, por exemplo, são totalmente inapropriadas para o marketing no Instagram.

O ideal é escolher palavras-chave com alto volume de buscas, mas que também tenham relevância para o seu negócio e sejam condizentes com a publicação. O próprio buscador do Instagram mostra a quantidade de postagens utilizando a palavra de seu interesse e outras semelhantes.

Pense ainda em hashtags exclusivas para criar uma comunidade de seguidores bem segmentada. Afinal de contas, o que importa não é alcançar o maior número de pessoas possível, mas sim atingir as pessoas certas e mais propensas a comprar da sua empresa.

Cuidado com os exageros

A rede social suporta até 30 hashtags por postagem. Porém, é bom fica bem longe desse limite. O recomendado é não ultrapassar 10 em cada post. Usar tags demais poluem o conteúdo e os torna mais cansativos de se ver. Por isso, é bom usar com moderação.

Como criar uma boa relação com os seus seguidores?

O primeiro passo é reunir dados dos clientes a fim de entender melhor os seus desejos e necessidades. Afinal de contas, o marketing para terceira idade, por exemplo, é totalmente diferente para o pessoal mais jovem. Por essa razão, é necessário ter informações sobre o público com o propósito de criar conteúdos engajadores e que atendam as expectativas dele.

Outra dica valiosa é se envolver com os seguidores para criar um vínculo de relacionamento forte e duradouro. Entretanto, não basta curtir comentários e respondê-los com cordialidade.

A interação precisa ser uma via de mão dupla: siga o usuário de volta, curta algumas fotos dele e até faça comentários em suas postagens. O cliente se sentirá prestigiado e isso fortalecerá a imagem da sua empresa.

Quando você receber elogios no direct ou algum feedback positivo do consumidor, tire um print da tela e publique na sua página. Essa também é uma demonstração de carinho e, principalmente, gratidão.

Se o cliente postou uma foto utilizando produtos adquiridos na sua loja, peça a permissão para postar o conteúdo na sua página e marcá-lo na publicação. Isso gera engajamento e pode inspirar os demais consumidores.

Porém, é bom lembrar que é um trabalho de paciência. Aos poucos, suas atitudes vão conquistando usuários, gerando mais seguidores, aumentando o engajamento até alavancar as suas vendas. Portanto, não desista se você não fechar nenhum negócio logo na primeira semana. Afinal, um bom relacionamento se constrói com o tempo.

Quais são os erros mais comuns de marketing no Instagram?

Por ser uma rede social amplamente utilizada para as relações pessoais, é muito comum começar a fazer postagens aleatórias sem o mínimo de planejamento. Além disso, os empresários iniciantes cometem muitos erros que podem impedir o crescimento e até manchar a imagem do negócio. Por isso, é bom evitar os deslizes a seguir.

Criar conta pessoal e deixá-la no modo privado

Você já leu lá em cima que é necessário criar um perfil comercial, certo? Criar uma conta pessoal por si só já um grande erro. Entretanto, deixar o perfil bloqueado é uma falha ainda mais grave. Se o objetivo é fazer com que as pessoas conheçam a sua marca, não faz sentido algum restringir o acesso. Isso afasta os seguidores em vez de atraí-los.

Comprar seguidores

Além de ineficiente, comprar seguidores é um grande desperdício de dinheiro. Essa ação vai apenas inflar a sua conta com perfis falsos que não tem o menor interesse nos seus conteúdos.

Isso faz com que sua marca perca credibilidade e algoritmo do Instagram ainda vai desvalorizar o seu conteúdo. Logo, mesmo com um perfil cheio de seguidores, será como falar para as paredes.

A melhor forma de conquistar seguidores é por meio de conteúdos de qualidade e estratégicos. Assim você terá um público engajado e que realmente tem potencial para fazer negócios com a sua empresa.

Postar conteúdos repetidos

Seus seguidores querem ver algo novo todos os dias. Se você postar com frequência conteúdos repetidos — mesmo que eles sejam bons — os consumidores ficarão desinteressados e podem até deixar de seguir a página.

Portanto, use a criatividade e invista em posts originais sempre. Eventualmente, você pode até replicar um conteúdo. Porém, é bom que ele seja um marco para sua empresa e, de fato, relevante.

Não responder os comentários

As redes sociais são ambientes de interação e relacionamentos. Por essa razão, é necessário dar atenção ao cliente e solucionar todas as dúvidas dele até mesmo quando as informações requeridas estiverem claras na legenda. A mesma lógica serve para as mensagens via direct. Esse cuidado melhora a experiência do cliente, gera aproximação, aumenta as possibilidades de efetuar a venda e potencializa a efetividade do marketing no Instagram.

Criar conteúdos exclusivamente promocionais

Você quer vender e isso é um fato. Entretanto, não dá para ser literal o tempo todo. Lotar o feed com conteúdos do tipo “compre agora”, “promoção exclusiva” ou “super desconto” deixa a sua página entediante.

O legal é despertar o interesse genuíno dos clientes em consumir seus produtos ou serviços. Se você tem uma loja de calçados, por exemplo, é possível fornecer dicas de moda, tendências da estação, melhores modelos para cada ocasião etc. No fundo, essas publicações também são promocionais, porém não são apelativas. Por isso, vendem mais!

Apostar todas as fichas apenas no marketing no Instagram

Apesar de ser muito eficiente, é melhor não limitar tanto o seu trabalho de divulgação. O ideal é incluir outras redes sociais — como o Facebook — e ainda investir em e-mail marketingSMS marketing, marketing de conteúdo etc. Dessa forma, você amplia o alcance de suas ações e consegue atingir todo o seu público.

Quais métricas devem ser utilizadas para mensurar os resultados?

Uma das maiores vantagens de utilizar o perfil comercial, em vez do pessoal, é a possibilidade do acompanhamento de métricas bem robustas. A própria plataforma fornece dados sobre:

  • seguidores: quantidade de pessoas que seguem o seu perfil e a taxa de crescimento;
  • visitas do perfil: o número de vezes que o perfil foi visualizado;
  • principais localizações: cidades e países que a maioria dos seguidores está concentrada;
  • faixa etária: distribuição de idade dos seguidores;
  • gênero: distribuição do gênero dos seguidores;
  • hábitos dos seguidores: tempo médio que eles gastam por dia no Instagram e os dias da semana que são mais ativos.

Esses dados mostram o desempenho de todas as atividades realizadas na página durante os últimos 7 dias. Contudo, é possível verificar a performance de cada conteúdo individualmente e, também, em forma de ranking. Assim, você consegue identificar as postagens que tiveram melhor desempenho e entender qual é tipo de conteúdo que o seu cliente mais interage. As principais informações obtidas são as seguintes:

  • curtidas: quantidade e likes em cada publicação;
  • comentários: número de comentários em cada post;
  • conteúdo salvo: quantas pessoas salvaram o seu conteúdo na coleção pessoal;
  • visitas ao perfil: quantos usuários entraram no seu perfil ao ver a publicação;
  • seguiram: quantas pessoas começaram a seguir o seu perfil por causa da publicação;
  • alcance: número de contas únicas que visualizaram o conteúdo. O Instagram fornece também a porcentagem das contas alcançadas que nem estavam seguindo a sua página;
  • impressões: número total de vezes que a publicação foi visualizada. Aqui também é possível ver onde o conteúdo foi visto como da página inicial, de hashtags, do perfil, entre outros.

O ideal é analisar esses números em conjunto e evitar a supervalorização das métricas de vaidade. Ter milhões de seguidores, por exemplo, não é nada mal. Entretanto, se todo esse volume não interagir com suas publicações e nem fizer compras na sua loja, não faz o menor sentido focar apenas no crescimento dessa taxa.

Investir em marketing no Instagram é uma forma de fortalecer a imagem da sua marca, conquistar mais clientes e aumentar as vendas. Contudo, essa á uma estratégia que exige planejamento para dar certo. Contudo, no fim das contas, não tem muito mistério: basta seguir as dicas deste post e fazer sucesso na rede social!

Gostou de saber sobre o marketing no Instagram? Então, que tal conhecer outras táticas como o intuito de atrair as pessoas certas e dar mais visibilidade para o seu negócio? Baixe agora o “Guia completo de marketing para divulgar pequenas empresas” e veja como fazer isso!

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