Data Driven Marketing: como tomar decisões baseadas em dados

Sua empresa tem o costume de tomar decisões com base no achismo?  “Eu acho que temos que fazer assim, porque os concorrentes também estão fazendo…”. Infelizmente, no mundo dos negócios isso acontece muitas vezes e pode levar a ações precipitadas e a prejuízos financeiros.

Na era digital, o conhecimento na coleta e no processamento de dados são os novos pilares  para as decisões de vendas e de marketing. São eles que geram inteligência de negócio, abastecem ferramentas de automação e permitem otimizar estratégias com mais precisão.

O data driven marketing veio para ficar e tem muito a contribuir para a sua empresa. Pensando nisso, entenda a seguir exatamente o que é data driven marketing e como ele pode transformar a sua estratégia de vendas!

O que é data driven marketing

Data driven marketing é uma abordagem do marketing em que todas as decisões e estratégias são orientadas por dados.  Estas informações são coletadas por meio de interações com o cliente para conhecer melhor o seu perfil: preferências, motivações e comportamentos.

Para adotar o data driven marketing, as empresas precisam ter procedimentos de coleta, tratamento, análise de dados, e mais do que isso: é preciso ter uma cultura data driven para que as decisões ocorram naturalmente de acordo com o que os dados mostram.

Os dados podem trazer informações sobre clientes, concorrentes e sobre o próprio negócio. A partir deles, é possível tomar melhores decisões, otimizar ações e tornar as estratégias mais eficientes.

Um tipo de ferramenta que utiliza o poder do data driven marketing são os softwares de CRM. Eles armazenam os dados e interações dos clientes, podendo ser usados para segmentar e personalizar campanhas de marketing.

Benefícios do data driven marketing

1. Alcançar o público certo com anúncios direcionados

As interações dos consumidores com sites e redes sociais se transformam em dados para a inteligência de marketing. Com eles, é possível direcionar os esforços da sua equipe de vendas com base no perfil, hábitos, interesses e comportamento de potenciais clientes para segmentar anúncios e alcançar exatamente quem você quer.

2. Criar conteúdo relevante para a audiência

Conhecer bem o seu público por meio dos dados permite construir uma descrição precisa e detalhada da sua buyer persona – representação completa do cliente  ideal da sua marca. Dessa forma, você pode identificar quais conteúdos são mais relevantes para atrair a atenção dos clientes e aumentar as vendas.

3. Otimizar a experiência do usuário

Monitorar os passos dos consumidores ajuda a entender quais são suas preferências e quais caminhos adotam na sua jornada de compra. Assim, a marca consegue oferecer uma experiência melhor para os consumidores, com mais usabilidade nos seus canais de contato com o público.

4. Mais oportunidades de vendas

Sua empresa possui um CRM para auxiliar na gestão da equipe comercial? Saiba que essa ferramenta é essencial para analisar o perfil de compras dos seus clientes e pode contribuir significativamente para elaborar estratégias de marketing, com resultados mais efetivos para as vendas e melhorar o relacionamento com os seus consumidores.

Com o CRM é possível analisar todas as interações feitas pelo cliente, otimizar recursos, assim como verificar de forma mais ágil e prática aqueles que estão inadimplentes para cuidar bem do seu fluxo de caixa.

5. Qualidade do produto e satisfação do seu público

Você sabe como os seus clientes usam o seu produto? Quais dificuldades enfrentam? E como eles poderiam aproveitá-lo melhor? Os dados também revelam essas informações e orientam a otimização dos seus produtos a fim de proporcionar uma melhor experiência de uso, garantindo a satisfação dos consumidores.

6. Aumentar o ROI (retorno sobre investimento)

De olho nas métricas, é possível identificar se os seus investimentos em marketing estão gerando retorno financeiro.  Dessa forma, o data driven marketing direciona suas decisões para estratégias, canais e otimizações que geram maior ROI (retorno sobre investimento) para o seu negócio.

7. Aproveitar as vantagens de uma experiência multicanal

A tecnologia mais recente torna muito mais fácil aplicar dados para criar uma experiência personalizada em uma ampla variedade de plataformas. Alcance seu público do seu jeito, indo além de e-mails diretos para redes sociais e muito mais.

Quais são as principais ferramentas de data driven marketing

Agora, com as diversas ferramentas disponíveis para coletar, classificar e gerenciar dados, há um potencial quase ilimitado para personalizar o marketing.  Conheça algumas a seguir!

Buzzsumo

Essa ferramenta é paga e ajuda você a rastrear o seu próprio desempenho digital, ao mesmo tempo que fornece uma visão sobre os seus concorrentes.  O Buzzsumo é um recurso ideal para pesquisar palavras-chave, bem como encontrar tendências para ajudar você a otimizar sua própria estratégia de conteúdo.

Hubspot

O Hubspot, junto com o Marketo e o Pardot, oferecem uma versão gratuita e outra versão paga, onde criam uma solução elegante para automação de marketing. Isso permite explorar melhor os dados e utilizá-los da melhor forma.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito que fornece uma visão detalhada das interações de seus clientes em seu site, desde como eles chegaram até que ações realizam enquanto estão lá.

Salesforce ou Oracle

Salesforce e Oracle são ótimas opções para um CRM. Isso permite que você crie um banco de dados completo de clientes.

E aí, gostou das dicas

O data driven marketing é o futuro do marketing, tendo mudado fundamentalmente a forma como comercializamos digitalmente. Aproveite ao máximo essa estratégia para melhorar os resultados do seu negócio!