Redes sociais para pequenas empresas: qual a melhor

As redes sociais estão cada vez mais fortes e mais essenciais para aumentar as vendas dos pequenos negócios. De acordo com estudo divulgado pelo Cuponation, até o final de 2023 o número de usuários crescerá mais de 20% no país, chegando a aproximadamente 114,5 milhões de pessoas acessando ativamente serviços como o Instagram e outras mídias sociais.

Vale ressaltar que, no Brasil, a rede mais popular de acordo com o estudo é o Instagram, que teve um crescimento de 230% apenas nos últimos dois anos. Já a segunda colocação vai para o Facebook, que abraça cerca de 30% dos usuários ativos nas redes sociais.

De olho nessas oportunidades e para ter mais visibilidade e resultados para a sua empresa é preciso entender em qual rede social o seu público está mais presente e a melhor forma de estabelecer conexões. Separamos algumas dicas, saiba mais abaixo!

Quem é a persona da sua empresa

Persona é um personagem semi-fictício, baseado em dados e comportamentos reais, que representa o cliente ideal de uma marca ou empresa. Ela também é conhecida como buyer persona ou avatar.

O objetivo de criar uma persona é ter  um perfil que sintetize as principais características dos clientes para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas de forma mais assertiva. Desta forma o marketing volta-se ao cliente de forma mais direcionada e individualizada, de maneira que permita a organização obter vantagens competitivas a longo prazo com os clientes.

Para criar a persona, é preciso pesquisar de forma mais profunda e analítica quem são os seus clientes, com o que trabalham, o que fazem durante o dia, como se informam e quais são suas maiores necessidades.  Assim, a persona se embasa em dados, não em suposições da equipe de marketing e a sua empresa tem a oportunidade de sanar as principais necessidades do público de interesse.

Entenda as características e funcionalidades de cada rede social

Os internautas brasileiros estão entre os que mais acessam as redes sociais no mundo. Então, quando o assunto é marketing digital, é fundamental conhecer as características de cada mídia social, levando em consideração o seu segmento de atuação para alcançar da melhor forma  o seu público de interesse.

Instagram

O número de usuários no Instagram têm crescido consideravelmente e ele vem se tornado a rede social favorita de muitos brasileiros. As pessoas acessam para obter inspiração e descobrir coisas que interessam a elas, e isso inclui conteúdo de marcas e de empresas.

Com isso, os perfis empresariais se destacam cada vez mais para aumentar o alcance e engajamento entre seus clientes. Além disso, permite realizar estratégias mais assertivas de divulgação, por meio da segmentação de públicos, gestão da marca online, campanhas e anúncios pagos por meio do Instagram for Business

Facebook

Existem duas possibilidades de uso do Facebook, uma por meio de um perfil pessoal e outra por meio de uma FanPage. O primeiro trata-se de um perfil comum, usado pela maioria dos internautas para conversar com amigos e familiares. Já a FanPage é como se fosse um perfil exclusivo para empresas, em que as pessoas podem curtir a sua página, sem a necessidade de enviar solicitações de amizade.

É comum microempreendedores realizarem a divulgação da sua empresa em contas pessoais. Mas o ideal é que a empresa tenha uma conta profissional (FanPage) para publicar conteúdos relativos apenas ao seu negócio. O compartilhamento dessas informações pode ter uma comunicação mais informal e descontraída, vai depender do perfil da sua empresa.

Youtube

Os vídeos possuem um grande número de acessos, dos mais diferentes perfis e de diversos tipos de conteúdo, como tutoriais, receitas e cursos. E as pequenas empresas podem ampliar seu alcance sem se preocupar em produzir um vídeo perfeito se não tiverem condições de investir em uma produção mais elaborada. 

Usar o youtube é uma forte estratégia de marketing digital porque muitas buscas feitas através do google retornam em vídeo, ou seja, demonstra a preferência das pessoas em consumir informação em formato de vídeo.

Twitter

O Twitter foge um pouco das redes tradicionais mais conhecidas, mas tem crescido bastante entre o público jovem que busca notícias rápidas e objetivas. Sua característica mais representativa é o fato de que suas postagens, os tweets, são limitados a apenas 280 caracteres. 

Conteúdo de qualidade para atrair a atenção dos consumidores

Para atrair e conquistar os consumidores por meio do marketing de conteúdo, é preciso definir uma estratégia que leve em consideração: a criação, seleção, distribuição e ampliação dos conteúdos nas redes sociais que sejam relevantes e úteis para o público de interesse. E quanto mais criativo e original a empresa for, mais ela consegue se destacar em meio a tantas ofertas. 

Invista em tráfego pago 

Outro ponto importante é o investimento em mídia paga. A empresa precisa criar a cultura de pagar conteúdos patrocinados para que a sua marca tenha maior visibilidade e exposição na web, pois apenas o conteúdo orgânico não é suficiente para alcançar o público desejado. 

Além disso, as empresas precisam reconhecer a necessidade e importância do apoio de um núcleo de mídia para produzir conteúdo de forma frequente para construir audiências e  comunidades engajadas.

Invista em fotos para as redes sociais 

Para a sua empresa conquistar a atenção dos clientes na internet é preciso investir em conteúdo! E quando falamos em conteúdo, não nos referimos apenas a produção de textos, mas também a imagens que comunicam da melhor forma o que a sua empresa oferece.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, é fundamental postar fotos nas redes sociais para que os clientes possam ver as opções e como as peças ficam no corpo da modelo. Os consumidores buscam na internet imagens bonitas, de diferentes ângulos, para se sentirem seguros antes de fechar uma compra. 

De acordo com pesquisas realizadas, o uso de imagens torna os conteúdos mais dinâmicos e interessantes para o usuário e os textos com imagens são 94% mais visualizados do que um texto sem apelo visual.  No Facebook, por exemplo, o uso de uma imagem na publicação pode aumentar o engajamento do público em até 2,3 vezes. Portanto utilize isso a favor do seu negócio!

Cuide da imagem da sua marca

Construir marcas para uma pequena empresa é um desafio, já que possuem recursos e orçamentos muitas vezes limitados para investir em uma equipe de marketing. No entanto, existem inúmeras histórias de sucesso de empreendedores que ergueram suas marcas basicamente do zero e as transformaram em marcas renomadas.

Neste caso, quando os recursos de sustentação da marca são limitados, o foco é a consistência das ações são cruciais para colher os resultados a longo prazo e a  criatividade também é fundamental  para se destacar dos concorrentes, principalmente através das redes sociais – tipo de conteúdos, linguagem, seleção de imagens, cores, entre outros elementos que podem reforçar a imagem da sua empresa. 

Monitore os resultados

Para que as ações possam ser mensuradas é importante que se tenha critérios de avaliação do trabalho, para mensurar os resultados, identificar correções e oportunidades de melhorias. O ideal é que a empresa direcione seus esforços para se trabalhar com controles preventivos, pois garantem maior satisfação do cliente e menos investimentos. Boa sorte!

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