gestão de fornecedores

Entenda por que é importante fazer uma eficiente gestão de fornecedores

Um dos pontos mais importantes para o sucesso de um negócio é a escolha estratégica dos fornecedores. Isso porque é dessa forma que os gestores são capazes de garantir uma maior qualidade dos produtos e a satisfação do público consumidor, o que é essencial para a sustentabilidade e crescimento da empresa. Em termos de lucratividade, o investimento em uma boa gestão de fornecedores contribui para que o empreendimento sempre trabalhe com mercadorias confiáveis e com preços competitivos.

Assim, é possível aumentar a margem de segurança do comerciante. Entretanto, a definição dos parceiros de negócio pode não ser tão simples quanto parece. A depender do mercado de atuação da marca, a disponibilidade é grande, mas não há muita informação. A esse respeito, para que você consiga encontrar boas parcerias, bem como garantir outras vantagens no abastecimento de produtos, é necessário estabelecer na empresa uma boa gestão de fornecedores.

Neste artigo falaremos das principais informações sobre o tema para que você possa obter mais lucro no seu negócio. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

O que deve ser levado em consideração na hora de escolher os fornecedores?

Antes de mais nada, os gestores devem ter muito cuidado no momento de fechar negócio e determinar parcerias com fornecedores. É preciso definir vários procedimentos para realizar uma negociação segura e lucrativa. Confira agora algumas dicas sobre o que efetuar no momento de escolher os parceiros!

Avaliar a qualidade e o serviço oferecido

A princípio, é importante avaliar a procedência e o serviço proporcionado pelos fornecedores. O serviço ideal será aquele que apresenta uma boa qualidade de mercadorias e tem a capacidade de atender todas as suas demandas. Lembre-se de que, ao escolher um fornecedor de confiança, provavelmente ele será seu parceiro por um bom tempo. Por isso, a análise inicial dentro da gestão de fornecedores é tão necessária.

Comparar preços

Além de levar em conta a qualidade dos produtos e serviços, é indispensável priorizar os preços ofertados. Nesse processo, também devem ser relevados outros fatores, como fretes, impostos e a margem de lucro alcançada com as atividades de cada empresa avaliada. Faça pesquisas quanto aos parceiros dos seus concorrentes e verifique se os preços estão com a qualidade equivalente aos serviços da sua empresa. Isso vai ajudá-lo a encontrar as melhores opções.

Analisar a flexibilidade

Outro ponto que precisa ser levado em conta é a característica de negociação de cada fornecedor. Haverá no mercado parceiros que estabelecem valores e acordos sólidos, sem abrir espaço para reajustes nas negociações no futuro. Esse fato é negativo para a empresa, pois em momentos de baixa nas vendas, por exemplo, será preciso haver uma flexibilidade nos acordos estabelecidos.

Verificar se o fornecedor é confiável

Faça também um estudo minucioso sobre a procedência da empresa de abastecimento no mercado. Isso pode ser realizado por meio da avaliação do histórico de reclamações, bem como o feedback de outros clientes. Veja se a empresa está com suas obrigações em dia pelo seu CNPJ, documentos de alvará e liberações. Essas e outras medidas permitirão que você tenha uma noção mais aprofundada sobre cada fornecedor pesquisado.

Qual a importância de fazer pesquisa e cadastro de diferentes fornecedores?

A gestão de relacionamento é influenciada por boas práticas que colaboram para a saúde do negócio e para a longevidade da parceria. Para alcançar esse objetivo, veja algumas dicas de ações e procedimentos que você deve seguir!

Aposte no bom relacionamento

A manutenção do relacionamento com os fornecedores é o primeiro passo para garantir a saúde do negócio. Para tanto, é necessário fazer uso dos canais disponíveis para contribuir com a comunicação aberta e construir uma boa parceria. Com isso, é possível estabelecer o compartilhamento de informações críticas, que só pode ser concedida se os parceiros tiverem confiança e estarem seguros nessa relação.

Além do mais, podemos mencionar que o contato próximo garante vantagens exclusivas, como é o caso de um desconto especial ou melhores condições de prazo de pagamento. Ademais, um bom relacionamento proporciona a agilidade nas entregas e diminui a ocorrência de problemas durante esse processo.

Alinhe seus objetivos

Vale ressaltar que na parceria entre sua empresa e o fornecedor deve haver convergência quanto aos objetivos. É importante estudar quais os pontos em comum, que apresentam resultados positivos para ambos os lados. É necessário também que as duas partes estejam dispostas a cumprir o que está estabelecido em contrato. Com isso, o negócio só tem a ganhar, enquanto o fornecedor adquire clientes de confiança para sua rede de distribuição.

Dessa forma, com o alinhamento de planos de negócio, consegue-se fortalecer a parceria e o compromisso entre as partes, o que gera mais vantagens competitivas e a sustentabilidade do relacionamento com base na confiança mútua.

Realize uma avaliação periódica dos fornecedores

Um empreendimento pode contar com uma lista cheia de fornecedores. No entanto, há casos em que é necessário focar em alguns parceiros mais próximos. E, mesmo assim, a avaliação periódica da parceria com os fornecedores deve ser mantida, pois deve-se sempre averiguar se estão aptos para atender a demanda da sua empresa.

Para isso, busque sempre verificar a conformidade das mercadorias, o cumprimento dos prazos de entrega e a agilidade referente à substituição de produtos em garantia. Caso sejam identificados problemas no processo, faça reuniões e converse com o seu parceiro para tentar resolver o impasse, e se não houver conformidade nas decisões, cancele o contrato de parceria.

Faça uma boa gestão de cotações

Para garantir os melhores preços, é preciso realizar a avaliação minuciosa sobre os orçamentos disponíveis. Além de ficar atento com a qualidade, prazos de entregas e outros requisitos, é importante obter o melhor custo-benefício. Por isso, sempre procure investir em sua gestão de cotações, pois assim os lucros com as vendas tenderão a ser maiores.

Portanto, essas foram as principais informações sobre a importância de realizar a gestão de fornecedores para a sua empresa. Vale ressaltar que essa medida, embora demande dos gestores investimentos em estudos, planejamentos e estratégias, é fundamental para obter uma boa parceria e alcançar o sucesso de vendas.

Gostou do artigo, mas ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!