calendário 2021

Calendário promocional: prepare a sua empresa para aumentar as vendas em 2021

Sua empresa já tem um calendário promocional definido para trabalhar em 2021? Se ainda não, fique tranquilo, você ainda tem tempo de planejar bem o seu ano e orientar a sua equipe sobre as próximas ações. Neste artigo, você vai entender a importância deste direcionamento estratégico e quais são as datas que permitem a realização de campanhas específicas para o seu público.

É importante ressaltar que, além das datas tradicionais como o Natal e Dia das Mães, você tem um leque de possibilidades para explorar e usar a criatividade para atrair mais a ação do seu público-alvo e ainda melhorar o relacionamento com os seus clientes da base. Confira!

Qual a importância das datas comemorativas para o comércio?

Se a sua empresa quer vender melhor, as datas temáticas são excelentes oportunidades para ampliar o faturamento. Muitas vezes, com a correria do dia a dia, as empresas realizam ações repentinas, com prazos curtos para o desenvolvimento adequado das ações, e com isso não tem o retorno do investimento esperado. 

Para construir um calendário promocional para a sua empresa e obter melhores resultados é  preciso: planejar, verificar os recursos necessários, canais de comunicação e distribuição do conteúdo para realizar a divulgação das campanhas. E para conseguir implementar tudo isso  é de suma importância ter um cadastro de clientes atualizado, organizado e segmentado para conseguir personalizar a comunicação, alcançar mais pessoas e ser mais assertivo nas ações. 

Planejar com antecedência para vender mais!

Planejamento é uma das características mais importantes para uma empresa não perder oportunidades ou desperdiçar recursos. Quando a sua empresa vai trabalhar uma data temática, precisa definir:

Público-alvo: Entender para quem a empresa quer vender é o primeiro passo para realizar uma campanha.

Mix de produtos ideal: Em seguida é preciso definir o produto que será mais atrativo para o perfil de clientes selecionado.

Ações promocionais: Após a definição do público alvo e mix de produtos, é hora de definir o “como fazer”. As ações podem ser  dos mais variados tipos, tais como “leve dois e pague um”, descontos progressivos, cupons de descontos, eventos temáticos na loja, entre outros.

Treinamento da equipe: Ter um bom atendimento é essencial para a conversão em vendas. Por isso, invista no treinamento da sua equipe e selecione os profissionais com o perfil necessário.  

Ponto de venda: Pense na trajetória que o cliente faz até entrar em contato com a sua marca e chegar em seu estabelecimento para que ele encontre o ambiente atrativo e tenha uma ótima experiência de compra.

Invista em divulgação: crie estratégias de divulgação online: como site, redes sociais, e offline: identidade visual na loja.

Estabeleça prazos: é preciso estabelecer um prazo para o início e final da campanha para que os clientes tenham senso de urgência em sua tomada de decisão de compra.

Conheça algumas datas que sua empresa pode realizar campanhas

30 de Janeiro – Dia da Saudade

Faça campanhas em tons saudosistas e mostre a falta que o seu cliente faz! O Dia da Saudade é uma ótima data para usar a criatividade e recuperar consumidores que não compram com você há um tempo. Invista em e-mail marketing, whatsapp, redes sociais e ofereça promoções exclusivas ou brindes especiais. 

14 de fevereiro – Valentine’s Day

O Valentine ‘s Day é o dia dos namorados internacional, e vem tendo cada dia mais visibilidade no Brasil. Aproveite para lançar campanhas e produtos voltados aos casais e use o romantismo como estratégia de sensibilização. 

16 de fevereiro – Carnaval

O carnaval  normalmente é uma data importante para planejar principalmente as questões logísticas já que o país para. Entretanto, neste ano de pandemia, não terá carnaval e o comércio poderá abrir para recuperar as vendas. Não se esqueça de proporcionar segurança para os clientes oferecendo álcool em gel, cobrando o uso da máscara e fiscalizando o distanciamento dentro da loja.  

08 de março – Dia Internacional da Mulher

Aproveite a data para trabalhar a imagem da sua marca para o público feminino. Mas fique atento em relação ao tipo de produto/serviço que você irá oferecer.  Afinal, o empoderamento deste público está cada vez mais forte e elas querem ser valorizadas como mulheres e profissionais. 

15 de março – Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor é uma excelente data para realizar promoções e liquidações, com o objetivo de mostrar também o quanto os seus clientes são importantes. Embora a data oficial seja no dia 15, muitos e-commerces organizam suas promoções para começar pelo menos uma semana antes. 

04 de abril – Páscoa

Data de muitas vendas para o comércio no país. Ela movimenta não só a produção de chocolate, como utensílios de cozinha, decoração, embalagens e brinquedos. Faça uma comunicação ativa e aposte na experiência do consumidor e no visual para vender mais.

Final de abril – Dia do Frete Grátis

A data é combinada entre os varejistas, mas acontece sempre no final de Abril.  Ela  começou a ser comemorada no país há alguns anos e teve grande adesão dos marketplaces e e-commerces em geral. 

1 de maio – Dia do Trabalho

O feriado nacional pode ser explorado pelos lojistas que trabalham com materiais de escritório, pastas, bolsas, notebooks, eletrônicos, brindes e tudo que seja voltado às profissões. 

09 de maio – Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data expressiva nas vendas e pode ter um tom emotivo para atrair os consumidores para a sua loja. Invista em campanhas de divulgação em seus canais de comunicação, e defina qual será a estratégia de venda: produtos e ofertas em destaque, facilidade na entrega por meio de delivery, entre outras ações. 

12 de junho – Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados permite realizar campanhas com clima romântico, criar páginas  personalizadas, posts em redes sociais e produtos voltados aos casais.  Itens de vestuário costumam ter boa saída com a proximidade do inverno. 

08 de agosto – Dia dos Pais

A data do Dia dos Pais representa uma venda também significativa para diversos segmentos como Moda e Acessórios, Livros, Celulares, Eletrodomésticos, Bebidas, Cosméticos e Perfumaria.

15 de setembro – Dia do Cliente

Essa data é ótima para investir na fidelização dos clientes, por meio de ações de e-mail marketing com descontos, cupons exclusivos e brindes especiais.  A ideia é presentear o seu cliente para que ele se sinta especial.

4 de outubro – Dia Mundial dos Animais

Para quem faz parte do mercado pet, que está em constante expansão, essa data é perfeita para investir em ações especiais e caprichar no atendimento aos clientes. Faça campanhas com tom emotivo para que os amantes de animais presenteiem seus bichinhos.

12 de outubro – Dia das Crianças

O Dia das Crianças faz com que pais, tios, avós e demais familiares e amigos presenteiem as crianças. Portanto, as campanhas devem chamar atenção de todas essas pessoas envolvidas no universo infantil, sem se esquecer das regras específicas de publicidade para este mercado.

31 de outubro – Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, tem um apelo maior para nichos específicos de varejo como, aluguel de fantasias, decoração, maquiagem artística, entre outros adereços. Também é uma ótima oportunidade para realizar ações de endomarketing para envolver e animar a sua equipe! 

26 de novembro – Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo comércio e merece atenção especial, desde o planejamento de comunicação, do estoque e logística. Procure também negociar com fornecedores e parceiros para garantir bons preços de compra do seu estoque.

29 de novembro – Cyber Monday

Essa data ainda não é aproveitada por muitas empresas, mas é uma excelente oportunidade para os lojistas que desejam estender as promoções da Black Friday por um período maior e queimar os estoques. 

25 de dezembro – Natal

O Natal movimenta o comércio de diversos segmentos e é ótimo para aumentar o faturamento. Para se destacar dos concorrentes, busque por decorações diferenciadas na loja, invista nas redes sociais para divulgação e em um atendimento de qualidade e ágil. 

Gostou das dicas? Então crie o calendário e compartilhe com a sua equipe!

Após os insights para criar o calendário promocional da sua empresa, é hora de fazer acontecer! Para que você não se esqueça de nenhuma data especial, o ideal é criar uma agenda com  lembretes  das datas e compartilhar este calendário com toda a equipe. Boas vendas!

 

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