Empresários reunidos fazendo a gestão de banco de dados

6 passos para uma boa gestão de banco de dados

Atualmente, as empresas lidam com uma grande quantidade de informações e dados. A ascensão do Business Intelligence, por exemplo, demonstra como é possível extrair muitas estratégias a partir dessas informações. A gestão de banco de dados já é uma realidade nos negócios, independentemente do porte ou área de atuação.

O planejamento estratégico e comercial do seu empreendimento passa, em primeiro lugar, pela gestão otimizada de banco de dados. E aí, quer descobrir como implementar soluções desse tipo no seu comércio?

Então, não deixe de acompanhar a leitura do artigo até o final para ficar por dentro de 6 passos para realizar um acompanhamento assertivo dos dados da sua loja. Confira agora mesmo!

Como fazer a gestão do banco de dados de forma eficaz?

Pois bem, é preciso ter em mente que todas as informações que circulam no dia a dia do seu negócio precisam ser armazenadas em um banco de dados interno. Após isso, é preciso criar processos e rotas de trabalho a fim de extrair o máximo de produtividade desses arquivos estratégicos da empresa.

Afinal, se os dados forem armazenados de forma desorganizada ou em redundância, é bem provável que a sua empresa tenha grandes dificuldades para identificar quais as informações são realmente imprescindíveis. Então, um ponto interessante a se pensar é o backup. Esse processo consiste em salvar tudo o que é relevante em servidores internos ou na nuvem.

Agora que você já compreendeu um pouco mais de como é fundamental gerir os bancos de dados de forma eficaz, vamos listar 6 dicas para que seja possível aplicar tudo isso no seu negócio. Continue a leitura!

1. Entender a importância da estruturação

É preciso sempre planejar com antecedência como será feita a gestão de banco de dados. O primeiro aspecto que deve ser levado em conta é a estruturação, baseando nas necessidades internas da empresa. Por exemplo, pode ser avaliado qual o tipo de informação é a mais acessada (relacional ou não relacional).

Com isso, fica muito mais fácil ter uma excelente performance e criar desde o início um plano de reformulações e melhorias para a sua loja. Planejamento é fundamental para qualquer área de uma empresa. Foque nisso e será possível ter uma boa gestão de banco de dados!

2. Usar o princípio de Pareto para a otimização

Você já tinha ouvido falar desse conceito? Pois bem, ele é muito utilizado na área de TI e diz respeito a uma teoria de que 80% das consequências vem de 20% das causas. O que isso quer dizer? O princípio de Pareto é facilmente aplicável à gestão de banco de dados pelo fato que os 80% dos acessos é feito apenas para consultar 20% das informações.

Dessa forma, é muito mais fácil perceber que, mesmo diante de tantos dados, apenas uma pequena fração é de fato utilizada e buscada. Isso revela a importância que os seus colaboradores devem ter para procurar otimizar e facilitar o acesso aos elementos mais importantes. Lembre-se que a simplificação e a agilidade são virtudes muito importantes para quem quer se destacar no mercado nacional.

3. Estabelecer metodologia na hora de criar índices

É preciso lembrar que os dados são armazenados de forma a facilitar as buscas e melhorar a agilidade. Por isso, é preciso estruturar os índices com o objetivo de otimizar e ganhar performance nas pesquisas. Lembra do princípio de Pareto que abordamos logo acima? Ele está muito ligado à criação de metodologias para criar os índices, focando na produtividade.

Uma dica muito válida na hora de desenvolver esse processo é o fato de que quanto menor o número de índices possível, maior seja a velocidade de consulta. Aqui, menos é mais. Lembre-se disso!

É possível também realizar mudanças nos campos alfanuméricos, e diminuir tanto o número de colunas quanto de caracteres necessários.

4. Facilitar o acesso sem abrir mão da segurança

A segurança dos dados é algo de suma importância para o seu negócio. Então, uma dúvida muito comum entre os empreendedores é: como facilitar o acesso e, por consequência, a produtividade, sem abrir mão de preservar as informações? A resposta desse questionamento é muito importante, já que a otimização é crucial.

Diversos pontos devem ser levados em conta nesse processo. Caso haja uma grande confidencialidade dos dados, permita que somente gerentes e colaboradores próximos tenham acesso.

Priorizar a segurança é fundamental. Por isso, se for necessário utilizar criptografia para aumentar a integridade dos dados, utilize essa ferramenta. Ponderar os benefícios e riscos é a palavra-chave no entendimento de como facilitar o acesso ao seu banco. Pense sempre nisso!

5. Preocupar-se com o suporte da desenvolvedora

A desenvolvedora é responsável pela validação dos dados e gestão do programa que armazena e disponibiliza os bancos de dados, por exemplo a Oracle. Nessa perspectiva, contar com o suporte proativo da empresa pode ser importantíssimo ao seu negócio.

Imagine que surja um bug ou o sistema fique desatualizado. Caso não haja um bom suporte e pós-venda toda a sua estratégia comercial pode ser comprometida. Por isso, analise, pesquise e veja referências de boas desenvolvedoras no mercado.

6. Manter uma política de backup

O backup é primordial para que não haja uma perda do seu banco de dados. Isso pode ocorrer seja por ataques de hackers, seja por instabilidade nos servidores e falhas técnicas. Então, as informações precisam estar sempre a salvo e otimizadas.

O armazenamento em nuvem está sendo cada vez mais utilizado pelas empresas devido à sua confiabilidade e praticidade. Existem diversos planos, e com certeza um é adequado à realidade do seu comércio.

É preciso lembrar, também, que deve haver uma regularidade nos backups, já que muitos dados podem ser alterados em um curto espaço de tempo. Veja qual a melhor frequência para as suas necessidades: diário, semanal ou mensal.

Agora que você já descobriu como a gestão de banco de dados é importante para uma empresa, separamos um artigo muito interessante sobre o enriquecimento do banco de dados. Assim, vai ficar muito mais fácil potencializar o sucesso das suas operações. Não perca tempo e veja agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!