WhatsApp ou Telegram: qual a melhor ferramenta para o seu negócio

Qual a melhor forma para se relacionar com seus clientes? Essa é a dúvida de muitos empresários, em meio há tantas opções de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. O whatsapp e o telegram, por exemplo, são cada vez mais utilizados por pequenos empresários que desejam ter um atendimento mais personalizado, próximo e ágil com os seus consumidores.

Pensando nisso, vamos abordar neste artigo quais as semelhanças e diferenças, e suas vantagens e peculiaridades  em cada uma dessas ferramentas para você implementar do jeito certo em seu negócio!

Whatsapp para empresas

O WhatsApp é ainda a mais renomada ferramenta de mensagens instantâneas. O conforto e a interface simples estão entre as características que mais atraem os usuários. Os recursos persuasivos como chamadas de vídeo, emojis, stickers, GIF, mensagens de imagem e a possibilidade de anexar uma ampla gama de arquivos também são excelentes.

O WhatsApp Business, por exemplo, é um aplicativo desenvolvido especialmente para as pequenas empresas.  Mas é importante definir um responsável para responder os clientes de forma ágil, cordial e eficiente, pois falhas de comunicação e do controle dos pedidos podem prejudicar a imagem da sua empresa.

O perfil comercial do WhatsApp Business permite adicionar informações sobre sua empresa, incluindo nome, endereço, categoria, horário de atendimento, contatos e site/redes sociais e um recado (status).

Personalização de mensagens automáticas

Com o objetivo de agilizar os processos e a comunicação com os seus clientes, é possível configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business quando for enviada uma mensagem. Entenda melhor abaixo:

Mensagens de ausência:  espaço para informar ao cliente o horário de atendimento da sua empresa e que em breve ele receberá o retorno.

Mensagens de saudação: mensagem enviada sempre que alguém interagir pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade.

Respostas rápidas: podem ser mensagens de agradecimento após um atendimento ou respostas padrões para agilizar a comunicação.

Telegram para empresas

O aplicativo de mensagens Telegram está ganhando cada vez mais usuários brasileiros – principalmente quando o WhatsApp sai do ar,  e é cada vez mais usado por empresas. Por isso, reunimos os principais recursos do Telegram para você que tem interesse em conhecer melhor os aplicativos para construir um relacionamento mais forte com seus clientes.

Canais de transmissão

O Telegram possui canais de transmissão, assim como o WhatsApp, mas eles possuem mais recursos. Aqui, os usuários podem se inscrever nos canais do seu interesse, que possuem número ilimitado de usuários. Os canais podem ser públicos e acessados por qualquer usuário, ou privados, que necessitam de convite ou link para acessar.

Quem entrou após o canal ser criado tem acesso a tudo que foi postado anteriormente, então pode se inteirar de tudo que já foi compartilhado. Além de mensagens, é possível mandar áudios, vídeos, links, enquetes e permitir reações ao que foi postado.

Grupos

Usar grupos do Telegram para empresas permite uma interação maior entre os membros, já que os usuários podem mencionar uns aos outros e responder mensagens específicas. Você ainda pode nomear administradores para moderar o grupo, assim como no WhastApp, mas eles podem responder como o dono da conta, usando o mesmo user.

Áudios, vídeos  e outras formas de comunicação

O Telegram também permite o envio de áudios, que podem ser escutados com o aplicativo em segundo plano, com velocidade aumentada em 2x e até com transcrição, o que faz com que os usuários estejam mais abertos a escutar áudios mais longos, no formato de podcast.

As enquetes são ótimas ferramentas para obter informações da sua audiência sobre um assunto. Elas podem ter as respostas ocultadas e ainda permitir múltiplas escolhas. Ao responder, todos os usuários conseguem ver os resultados.

Análise de dados

Nos grupos com mais de 500 integrantes no Telegram é possível ter acesso à ferramenta de Insights. Com ela você pode entender melhor quais os tipos de conteúdo que seus seguidores têm interesse, os dias e horários com mais engajamento, o crescimento diário de seguidores, quais usuários são mais relevantes e vários outros dados que podem ser relevantes para o gerenciamento do seu negócio.

Principais diferenças entre o WhatsApp e Telegram

Ambas as ferramentas permitem mensagens instantâneas, assim como possuem recursos de interação semelhantes. Mas apesar das plataformas já serem conhecidas pelo público, muitos não sabem as diferenças entre elas.

Embora o WhatsApp tenha uma popularidade maior e seja mais unânime entre os brasileiros, o Telegram tem sido pioneiro em muitas atualizações. Inclusive, o WhatsApp se inspira em algumas delas para proporcionar melhor experiência aos seus usuários. As famosas figurinhas (stickers) e gifs são sempre mais atuais e com funções mais diversas no Telegram.

Ambos os apps permitem alterar o plano de fundo, mas apenas o Telegram permite mexer em todo o design da interface.  Os dois também contam com criptografia de ponta com o objetivo de deixar as trocas de mensagens dos usuários mais seguras, porém o Telegram, por sua vez, ainda conta com a opção de chats secretos –  conversas reservadas e que possuem regras mais flexíveis de uso.

A quantidade de pessoas em um grupo de conversa também muda em cada um destes aplicativos. O WhatsApp permite 256 pessoas em um único grupo, já o Telegram ultrapassa esse número, permitindo até 200 mil pessoas.

O WhatsApp também se destaca no quesito chamada de vídeo, pois o Telegram ainda não chegou com essa funcionalidade, apenas chamada de voz ou envio de áudio e vídeo em arquivo.

Gostou do conteúdo?  Explore as ferramentas e  boa sorte!