Email marketing: utilize essa estratégia a favor do seu negócio

Sua empresa investe em e-mail marketing no relacionamento com seus clientes? Essa estratégia ajuda a conectar de forma direta empresas e consumidores, e é bem provável que o público-alvo do seu negócio esteja entre as pessoas que acessam este canal diariamente.

Isso porque as pessoas têm o email totalmente incorporado às suas vidas: ele é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na internet.  De acordo com dados do Statista, o número de usuários de email ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, o que representa um crescimento de 110 milhões de novos usuários na comparação com 2020. 

Mas para fazer com que o seu email marketing seja efetivo e não acabe na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas para ter mais chances de conversão. Confira a seguir:

Como o e-mail marketing pode ajudar nos resultados da sua empresa

  • Permite segmentar o envio de mensagens: o e-mail marketing permite a construção de conteúdos personalizados para  atender diferentes perfis de públicos. Essa estratégia geralmente apresenta taxas de engajamento melhores do que e-mails de massa, mais genéricos;
  • Constrói relacionamentos e desperta interesse: relacionamento é a chave para gerar conversão e vendas. E o email marketing é o principal meio para a sua empresa ser lembrada e nutrir a sua lista de contatos com conteúdos relevantes;
  • É fácil de começar e medir os resultados: campanhas de marketing bem-sucedidas utilizam texto simples, mostrando que o conteúdo de um email é a coisa mais importante. A maioria das plataformas de disparo de e-mail  também permite que você rastreie as taxas de abertura, cliques e conversão em tempo real;
  • Trabalha com um público já engajado: as empresas que usam e-mail marketing normalmente enviam mensagens para quem se inscreveu para recebê-las (lembre-se de atender a lei geral de proteção de dados LGPD). E isso influencia diretamente na conversão de taxas de entregas mais altas, afinal, sua empresa fala apenas com aqueles que já têm interesse em seus produtos ou serviços. 
  • Dicas para criar um bom e-mail marketing

    Antes de escolher uma ferramenta, a empresa precisa levar em consideração dois fatores importantes: qual o meu objetivo com o email marketing? É vender? Informar? gerar indicações? Ou tudo isso junto? Atente-se para isso e trace a melhor estratégia com base nas respostas.

    Com esse foco definido, você consegue priorizar suas ações com base no objetivo e consequentemente gerar mais resultado para seu negócio. Para isso é  preciso ter em mente os seguintes pontos: planejamento de público, linguagem, frequência de disparos, criação de templates e segmentações.

    1. Entenda quem é o seu público

    Nessa etapa de planejamento, você irá analisar quem é o  público-alvo com o qual você irá se comunicar. Estabeleça uma linguagem padrão para sua empresa e a mantenha. Inclusive, essa linguagem pode ser baseada em sua persona. É uma ótima maneira de gerar uma certa empatia virtual, além de padronizar as expectativas das pessoas que leem seus emails.

    2. Crie um template atrativo

    Para que você crie essa padronização e melhore suas taxas de cliques e aberturas, trouxemos boas práticas para a criação de um layout:

    • Call-to-Action e título nos primeiros 300px de altura do email

    De acordo com a RD Station, isso irá permitir que seu usuário tome atalhos para clicar em seu conteúdo ou objetivo. 60% das pessoas que abrem emails não rolam a página até o final, ou seja, é importante que o objetivo do seu e-mail fique claro logo no início (300px).

    • Tenha somente um objetivo por campanha e insira no máximo 3 CTA’s diferentes

    Isso permite que o seu objetivo fique mais claro e que a tomada de decisão por parte do usuário seja facilitada. Pesquisas apontam que quanto menor o número de tomadas de decisão por parte do usuário, maior a taxa de cliques.

    • Insira a opção de descadastro no e-mail marketing

    Essa ação diminui suas taxas de reclamações e de marcações como spam, ou seja, sua entregabilidade melhora.

    3. Estabeleça uma frequência de disparos

    Agora é hora de estabelecer um calendário, de modo a otimizar seu relacionamento com o público. Nesse caso, deve-se buscar um ponto de equilíbrio para disparos de emails, ou seja, não enviar muitos emails para não saturar o seu público, mas também não enviar poucos para que a sua empresa não seja esquecida. 

    4. Faça a segmentação

    Para disparar seus emails de forma correta, para as pessoas corretas, é importante que seja feita uma análise de seu público, dividindo-os em nichos. Abaixo, listamos alguns exemplos de segmentação que podem ser usadas. Isso varia muito de empresa para empresa, então trouxemos os que vemos com mais frequência em empresas diferentes:

  • Personas;
  • Cargos gerenciais (tomadores de decisão, materiais mais estratégicos) ou técnicos (materiais mais práticos, que facilitam o dia a dia);
  • Profissionais da área de Vendas, RH, Marketing;
  • Área de atuação da empresa (tecnologia, ecommerce, saúde etc.);
  • Pessoas que realizaram, ou não, uma conversão nos últimos 4, 5 ou 6 (ou mais) meses (nível de engajamento com sua empresa);
  • Pessoas que já demonstraram interesse em determinado produto mas não compraram;
  • Clientes, não clientes, pessoas que negociaram mas não fecharam;
  • Estágio de compra.
  • 5. Personalize o assunto de email

    A personalização traz consigo interesse, relevância e reputação, que são fatores de um bom assunto de email. Você pode segmentar pelo nome do seu cliente ou por alguma outra característica que esteja relacionada ao seu negócio.

    Assuntos longos também são geralmente cortados em visualizações mobile e, além disso, não se destacam entre a imensidão de emails na caixa de entrada do cliente. Portanto, mantenha o título o mais curto possível – o ideal, por pesquisas, é entre 20 e 41 caracteres.

    6. Mensure os resultados

    Estabeleça qual o resultado a sua empresa deseja alcançar com a estratégia de e-mail marketing.  Confira alguns exemplos:

  • Obter  retorno de 10 contatos interessados no seu produto;
  • Gerar 20 novas indicações;
  • Educar 10 Leads;
  • Alcançar 100 downloads de um aplicativo.
  • É importante ter a sua expectativa mapeada, pois é o que motivará suas ações e o planejamento de seus emails.

    Ferramentas de disparo de e-mail marketing

    Existem ferramentas de automação de marketing, podendo ser gratuitas ou pagas, que permitem segmentações avançadas e a análise das mensagens enviadas, possibilitando uma abordagem estratégica do e-mail marketing. 

    MailChimp: MailChimp é uma ferramenta de e-mail marketing particularmente útil para pequenas e médias empresas, já que o plano gratuito oferece até 10.000 disparos de e-mail por mês para até 2.000 assinantes.

    SendPulse: O SendPulse tem mais de 130 modelos de e-mail à sua escolha, possibilitando também que você crie o seu próprio com a função arrastar e soltar. Dentro do plano gratuito, você terá acesso à conceituada equipe de suporte do SendPulse, incluindo atendimento via chat ao vivo, para facilitar o dia a dia.

    Zoho Campaigns: O Zoho Campaigns é uma boa opção para empresas de pequeno a grande porte, dependendo da velocidade do seu crescimento. Com o plano gratuito do Zoho Campaigns, você tem acesso a recursos como teste A/B, relatórios e modelos.

    Moosend:  O Moosend é ideal para pessoas que buscam dar o primeiro passo em e-mail marketing. O nível gratuito vem repleto de recursos, mas você tem o limite de 1.000 assinantes.

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