Conheça as 5 melhores práticas para treinar sua equipe

O capital humano é fundamental para qualquer empresa: recursos como estoques, equipamentos e instalações são importantes, mas o que faz o negócio crescer é a equipe que movimenta e gerencia tudo isso.

Por esse motivo, treinar a equipe é uma preocupação de todo bom empreendedor. Para garantir a evolução do empreendimento, é preciso reter talentos, valorizando o conhecimento dos colaboradores e explorando seus talentos de forma positiva.

Quer entender como implementar uma cultura voltada ao desenvolvimento profissional dos funcionários?Veja algumas práticas que devem ser aplicadas.

Atualize-se constantemente

Antes de começar a cobrar atitudes e conhecimentos mais aprimorados da equipe, é preciso oferecer um bom exemplo que possa ser seguido por todos. A cultura da inovação é algo em pleno curso, e o conhecimento precisa estar em constante reciclagem para garantir maiores chances de sobrevivência do negócio.

Todo empreendedor e gestor de negócios tem que estar minimamente atualizado com relação às novidades do mercado, informando-se sobre novas técnicas, produtos e serviços que movimentam o contexto a sua volta.

Um dono de empresa que se mantém atualizado, além de possuir conhecimento renovado para ser aplicado objetivamente em seu empreendimento, também pode se valer de outro grande benefício: mostrar na prática como é importante que seus funcionários busquem informação e conhecimento.

Essa atualização pode ocorrer de várias formas diferentes: frequentando palestras, assistindo documentários, lendo matérias, entrevistas ou livros etc. O conhecimento está disponível em várias plataformas, oferecendo ótimas oportunidades de estudo para todos os interessados.

Faça workshops e simule algumas situações

Uma ferramenta que costuma oferecer boas chances de absorção de novas ideias e de hábitos profissionalmente mais saudáveis e produtivos é o workshop. No evento, a discussão sobre determinadas situações da empresa pode ser combinada com a simulação dessas para instruir e testar ideias.

Depois de ter estudado bem algum tipo de assunto ou metodologia que você julgue importante aplicar em seu negócio, estruture um pequeno workshop para envolver a equipe e passar a sua mensagem.

Nessa hora, vale lançar mão de qualquer artifício que estiver à disposição, como os vídeos da internet, desde que eles sejam curtos e objetivos. Também é possível fazer esquemas gráficos para explicar assuntos pontuais e promover discussões com foco em problemas que estejam sendo vivenciados na empresa. O importante é trazer os funcionários para a discussão, orientando para que os objetivos possam ser atingidos.

Além disso, estruturar simulações onde colaboradores se passem por clientes, de forma que todos possam enxergar melhor o contexto, ajuda a discutir pontos a respeito de atendimento, argumentação de vendas, desperdícios e processos internos. Use essa prática a seu favor.

Incentive a busca pelo conhecimento

Depois de dar o exemplo e trazer para o ambiente do negócio algumas discussões a respeito de como é possível aumentar o nível profissional da equipe, é preciso incentivar os funcionários para que eles mesmos busquem se aprimorar.

A partir do momento em que cada colaborador consegue enxergar que o seu aprendizado é importante não apenas para a empresa, mas também para o seu desenvolvimento, o empenho na aquisição de novos conhecimentos passa a ser mais efetivo, com a busca por técnicas mais avançadas para elevar o desempenho individual e coletivo.

Para que isso seja possível, é importante que o líder esteja sempre disponível para conversar sobre as possibilidades de realização de cursos e treinamentos. Incentive seus colaboradores na busca por novos conhecimentos e mantenha um diálogo aberto sobre o assunto.

Quando possível, avalie o patrocínio, parcial ou integral, de cursos que sejam do interesse da empresa e também dos colaboradores. Além de se sentirem valorizados, os funcionários ficarão muito mais motivados a aprender coisas novas.

Promova palestras para treinar a equipe

Uma prática que tem se tornando algo bem visto no mercado — e que tem conseguido trazer boas discussões para o ambiente de trabalho — é a transmissão de conhecimentos entre os membros de uma equipe.

Assim, se você aceitar pagar para que um empregado assista a uma palestra ou faça um curso sobre um assunto que possa ajudar outros membros da mesma equipe a construírem melhores formas de trabalho, convide quem participou do treinamento formal a fazer uma apresentação sobre o tema aos demais colegas.

É natural que algumas pessoas sejam mais tímidas e não se sintam muito confortáveis em se expor, mas essa prática é bem interessante, pois consegue demonstrar o que realmente foi assimilado pelo funcionário, além de ajudar a engajar o time a respeito do assunto discutido.

Sempre que possível, incentive essa atitude e dê o apoio necessário para que o colaborador possa dividir, da melhor maneira, seus novos conhecimentos com os demais colegas.

Demonstre os resultados atingidos

A constatação de que o esforço feito realmente proporcionou resultados concretos é uma ferramenta poderosa para manter a motivação da equipe. O foco em resultados é muito importante e sempre que eles forem atingidos devem ser comemorados.

Assim, trazer feedbacks é algo de extrema importância. Se, por acaso, o retorno for mais negativo, ele deve ser dado individualmente, mas, em condições positivas, tanto os resultados quanto os esforços precisam ser divulgados.

Um funcionário que esteja aplicando novos conhecimentos e tenha conseguido trazer mais benefícios para a empresa serve como uma ótima referência aos demais. Esse tipo de competição pode ser incentivada, mas sempre com o cuidado de não gerar conflitos.

Quanto aos resultados em grupos, eles também devem ser celebrados. Como não costuma haver ganhos significativos quando os mesmos processos se repetem, as chances de aprimoramento estão ligadas as novas tentativas e ao desenvolvimento do conhecimento da equipe. Dessa forma, uma iniciativa que tenha dado certo deve ser elogiada, além de ser importante ressaltar como os novos conhecimentos foram úteis para a conquista.

A ideia principal é o reforço positivo. Sempre que ele estiver ligado a algum tipo de aprendizado, esse precisa ser igualmente destacado. Assim, a cultura do treinamento e da busca por novos conhecimentos poderá prevalecer no seu negócio.

Agora que você conhece essas dicas objetivas e econômicas para treinar a equipe, que tal continuar acompanhando outras práticas que vão ajudar o seu negócio a crescer? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!

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