Cursos de capacitação: por que vale a pena investir na sua empresa?

Manter a sua empresa em funcionamento exige muito mais do que investimento. É necessário jogo de cintura, conhecimento e planejamento, não é mesmo? Afinal, os empresários e líderes de cada departamento precisam  planejar e acompanhar a execução das ações, propor soluções e melhorias e ainda lidar com os imprevistos do dia a dia.

Além disso, com a forte concorrência e consumidores também cada vez mais exigentes,  é preciso estar atento à qualidade dos seus produtos e serviços, atendimento, processos internos para diminuir custos e aumentar a lucratividade, além das novas oportunidades para se destacar  no mercado e manter os clientes sempre satisfeitos.

Pensando nisso, queremos que você, empresário, entenda a importância de investir na capacitação de pessoas para ter uma equipe mais produtiva e engajada, e ainda melhorar, consequentemente, o clima organizacional. Confira!

O que a sua empresa perde se não investir em cursos de capacitação?

Nada mais desconfortável na vida de um colaborador quando o líder o responsabiliza por uma tarefa na qual ele não tem conhecimento para desenvolver e ainda é cobrado por isso. E nada pior na vida de um líder quando a atividade não é bem desempenhada, pois leva ao retrabalho e envolve mais custos para a empresa. 

Há casos onde o líder pode perder bons colaboradores para outras empresas por não identificar nele talentos que lhe dê oportunidades de crescimento ou por permitir que o clima organizacional fique aquém do esperado. Além disso, a falta de capacitação pode comprometer o bom desenvolvimento das atividades da empresa e os lucros do negócio.

Portanto, cabe ao líder assumir a responsabilidade de investir em treinamentos e na capacitação da equipe e prevenir tudo aquilo que pode prejudicar o desempenho do seu negócio, como: 

1. Baixa produtividade

O despreparo para as atividades exercidas gera erros de processo, retrabalhos, perda de materiais e maior tempo para concluir tarefas. Isso é agravado quando líderes ou colaboradores mais experientes têm que parar seu próprio trabalho para corrigir o de colaboradores despreparados. 

2. Aumento das despesas

Se a economia é a palavra de ordem, então investir em treinamentos é a melhor saída para que o planejamento e execução das atividades sejam desempenhados com sucesso.  Quando o colaborador não domina o que faz e os melhores  métodos de trabalho, isso pode ocasionar perdas desnecessárias e prejuízos financeiros.

3. Colaboradores insatisfeitos

Colaboradores insatisfeitos podem gerar demissões, por iniciativa de qualquer uma das partes. E isso está ligado muitas vezes a uma gestão que não investe em seus profissionais e não oferecem um ambiente de aprendizado e de crescimento dentro da empresa. 

3. Perda de clientes

Uma equipe desmotivada pode transparecer isso aos consumidores de diversas maneiras, seja  pela falta de um atendimento de qualidade ou até mesmo no recebimento de um produto com problemas, por exemplo. Tudo isso, reflete a imagem da sua empresa e pode gerar clientes insatisfeitos que naturalmente procurarão por concorrentes mais preparados.

Por que investir em cursos de capacitação deve ser prioridade?

Muitas vezes, estamos tão imersos nas atividades operacionais, que não dedicamos tempo para participar de cursos que podem melhorar a nossa performance. Mas, hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos e às plataformas digitais de ensino, está cada vez mais acessível realizar cursos de capacitação para líderes e colaboradores de qualquer lugar, e com horários flexíveis.

Uma grande parcela de líderes ainda acredita que investir em capacitação de pessoas requer um grande investimento, sem grandes retornos. Além disso, ficam com receio do colaborador sair da empresa um dia e o custo ser em vão…mas acredite, se você não investir na capacitação da sua equipe, o risco da sua empresa perder bons colaboradores é – com certeza – , bem maior.

Todos precisam sentir que estão de fato aprendendo, crescendo e desenvolvendo novas competências em seu trabalho para se sentirem motivados.  Com isso, os custos com demissões e contratações (turnover) também são reduzidos.  

A falta de investimento em capacitação pode gerar estagnação na empresa e ter reflexos internamente e externamente com os consumidores, tais como: perda de produtividade, falta de novidades aos clientes, atendimento de má qualidade, processos ineficientes e, em casos mais graves, até em altos prejuízos financeiros.

Os Cursos de EAD, por exemplo, são uma boa alternativa de capacitação profissional para manter você e a sua equipe sempre atualizada e por dentro das novas tendências e boas práticas do mercado.

Principais benefícios de investir em cursos de capacitação:

  • Aumento da produtividade da equipe.
  • Profissionais mais motivados, seguros e confiantes.
  • Estimula a criatividade e a inovação.
  • Mais qualidade nas entregas.
  • Menos retrabalho e custos com erros operacionais. 
  • Melhor gestão e clima organizacional.
  • Maior a competitividade da empresa no mercado.

Vantagens do Ensino a Distância para o Varejo

São muitos os benefícios do ensino a distância para quem trabalha e vivencia de perto a realidade do comércio. Conheça algumas delas:

  • Flexibilidade de tempo, espaço e ritmo: O aluno pode estudar onde estiver e a hora que quiser e evolui de acordo com o seu ritmo e com a sua velocidade de aprendizagem. Afinal, sabemos como é a correria na sua loja e como as atividades operacionais demandam grande parte do seu tempo.
  • Acompanhamento individual: O tutor do EAD orienta o aluno de acordo com suas necessidades e o tempo que precisar, pois entende a realidade do empresário de uma pequena empresa e a rotina de seus colaboradores.
  • Acesso aos melhores professores: No ensino a distância você tem à disposição professores com grande conhecimento no seu setor de atuação, para que você consiga aplicar todo o conhecimento na prática do seu dia a dia.

Ressaltamos também que os cursos de capacitação vão muito além de adquirir conhecimentos apenas na sua área de formação. Você tem a oportunidade de ampliar os horizontes e ter uma visão mais abrangente de outras áreas, que podem interferir na sua atividade, como:  gestão, finanças, marketing e vendas.

Pronto para começar a investir na sua capacitação e da sua equipe?

De modo geral, podemos dizer que investir na capacitação dos colaboradores gera crescimento tanto para os profissionais, quanto para as empresas. É realmente uma troca de aprendizado e de desenvolvimento para ambas as partes. Portanto, nós te perguntamos: você está pronto para investir na sua equipe e melhorar o desempenho da sua empresa? 

Nós da CDL/BH contamos com especialistas para te ajudar neste processo de aprendizagem com aulas específicas para o varejo. Confira alguns dos cursos disponíveis em nossa plataforma EAD, e clique no link para saber mais detalhes:

Ainda não é associado da CDL/BH?

Fazer parte da CDL/BH é contar com o apoio de uma entidade que te ajudará a melhorar o desempenho da sua empresa e na capacitação do setor. Clique aqui e conheça todos os benefícios em fazer parte de uma entidade que defende todos os seus interesses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Ao clicar em CADASTRAR, você CONSENTE em  receber comunicações por e-mail!