6 dicas para manter sua equipe de vendas motivada

O êxito de uma empresa acontece a partir do sucesso dos seus colaboradores. Afinal, um time é composto por pessoas com várias habilidades que se complementam para atingir os objetivos traçados.

Nesse contexto, contar com uma equipe de vendas motivada é um fator-chave para o sucesso de uma organização. Isso porque, se os produtos ou serviços não forem vendidos, a empresa não sobreviverá, certo? Mas você sabe o que é preciso para manter o time motivado?

Essa é uma pergunta complexa, especialmente se levarmos em conta que a principal fonte de motivação é intrínseca — ou seja, parte de dentro para fora. Felizmente, existem sim algumas medidas que podem ser adotadas para colaborar com esse processo.

No post de hoje, listamos 6 práticas indispensáveis para manter o seu time de vendas motivado. Continue a leitura e confira quais são elas!

1. Defina metas realistas

Bater as metas é o principal objetivo de uma equipe de vendas, mas muitas vezes o que deveria servir como motivação pode acabar gerando o efeito contrário. Como isso pode ocorrer?

O conceito de meta diz que ela deve ser desafiadora, mas, ao mesmo tempo, tem de ser atingível. Caso isso não aconteça, os colaboradores logo vão perceber que nunca conseguirão chegar ao resultado esperado e ficarão desestimulados.

Por isso, antes de passar as metas para a equipe, faça um estudo sobre o mercado e a realidade atual da empresa. Ainda que inicialmente pareça tentador colocar números altos para os vendedores, é mais sensato deixar que todos acreditem no seu potencial e cresçam gradativamente.

Outro fator importante é quebrar a meta em pequenas partes. Ou seja, em vez de estabelecer um objetivo muito grande para ser entregue ao final do ano, “quebre-o” em pequenas partes para ser entregue a cada trimestre, mês ou até semana.

Essa ação manterá os vendedores sempre ativos e impedirá que fiquem adiando e se empenhem apenas em períodos como final de ano ou mês.

2. Demonstre reconhecimento

Não há nada mais gratificante para um colaborador do que um gestor que vibra junto com suas vitórias profissionais. O acompanhamento e supervisão são importantes, mas reconhecer o sucesso do time (ainda que seja pequeno) é essencial para motivar a todos.

O fato é que não existe sensação mais desmotivadora do que uma equipe levar meses de negociação para fechar uma venda de altíssimo valor para a empresa, e o gestor não esboçar nenhuma forma de entusiasmo.

O reconhecimento é o ponto alto da empatia e serve de motivação até para o líder, pois, apesar de comandar a equipe de vendas, também precisa responder aos seus superiores. E quando o reconhecimento vem passando de forma hierárquica, toda a empresa se mantém motivada e com foco nos objetivos.

Algumas pequenas ações, extremamente baratas, como placas, certificados, medalhas, broches etc. podem gerar um impacto significativo no colaborador e no time.

3. Crie formas de bonificação

Alcançar as metas é importante, mas há sempre outras alternativas para aumentar a motivação dos vendedores. Por meio de estratégias simples, como um plano de bonificação, a equipe é capaz de melhorar o desempenho.

O interessante sobre os planos de bonificação é que, necessariamente, não precisam ser apenas por alcance de metas de vendas — o que, por si só, já são bastante atraentes. Alguns objetivos que podem servir para prêmios e bonificações:

  • Funcionário do mês;
  • Vendedor com melhor atendimento aos clientes;
  • Menor número de faltas;
  • Maior venda do mês.

As bonificações e os critérios podem ser estabelecidos pelo gestor com base no perfil da sua equipe e no padrão da empresa.

4. Certifique-se que os colaboradores estão no lugar certo

A verdade é que mesmo com todas as estratégias para motivar a equipe, se houver um funcionário completamente insatisfeito com a sua função, todo o esforço de motivação pode ser em vão.

Por isso, é importante que o gestor faça um acompanhamento individual de todos os membros da equipe, para ter a certeza de que nenhum está se sentindo deslocado na atividade.

Caso o gestor identifique que um colaborador não está se sentindo à vontade no cargo, é preciso entender os motivos e aplicar estratégias para recuperar o colaborador ou realoca-lo.

E, mais importante, é essencial que no processo de seleção haja compatibilidade do candidato com o cargo que exercerá. Para isso, a empresa precisa fazer um trabalho sério para contratar apenas pessoas aderentes aos valores da companhia e com os comportamentos e habilidades os mais próximos possíveis para a vaga.

5. Promova treinamentos e workshops

Cada vez mais os treinamentos ganham importância dentro das corporações, inclusive no fator motivacional. O mercado anda mais competitivo e tecnológico, acarretando assim na obrigatoriedade de treinamento e aperfeiçoamento.

Quando um candidato, ainda na entrevista de emprego, tem a informação de que a empresa investe em treinamentos e qualifica suas equipes, a motivação inicial dele será maior do que normalmente acontece.

Para um colaborador, treinamentos e aperfeiçoamentos são essenciais, pois são conhecimentos que ele levará por toda sua vida profissional. Sabendo disso, a probabilidade de ele se manter motivado em busca dos objetivos é muito maior.

Outro fator preponderante é que o time de vendas está sempre na “rua”, ou seja, não dispõe de tanto tempo para se atualizar com novas tendências. Dessa forma, promover treinamentos regulares são importantes para atualizar o time, criar networking e compartilhar melhores práticas.

6. Realize reuniões periódicas para feedbacks

Uma equipe de vendas, até mais do que outros setores, precisa ser ouvida para alinhar os objetivos, expectativas e necessidades. As reuniões periódicas são a melhor maneira de se conseguir tudo isso de forma eficaz.

As reuniões, ainda que sejam realizadas em equipe, é a oportunidade para que todos os colaboradores coloquem suas opiniões de forma individual. Isso é uma maneira de motivar e também unir o grupo de funcionários. Além disso, os encontros podem servir para:

  • Apresentação de novas tarefas, metas ou bonificações;
  • Identificação de pontos fracos da equipe;
  • Apresentação de resultados.

Além dessas, toda e qualquer outra questão que seja pertinente para a melhoria da equipe de vendas deve ser debatida e resolvida dentro das reuniões. Os colaboradores devem sair mais motivados, determinados e focados desses encontros.

Agora, você já sabe o que fazer para manter a sua equipe de vendas motivada. É importante analisar cada ponto apresentado e ver quais são os que mais se encaixam na realidade da sua empresa, para, em seguida, colocá-los em prática. Lembre-se: não é preciso estratégias onerosas e complexas; manter a clareza e a simplicidade é mais importante.

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