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Campanha de vendas: como fazer para alavancar os resultados da empresa?

Para você que administra um negócio, pode haver períodos em que sua equipe não consiga alcançar os resultados esperados, exigindo novas estratégias para que o pessoal retome o fôlego e volte a vender. Nesse momento, investir em campanha de vendas pode ser uma boa técnica para elevar a produtividade da empresa e gerar maior lucratividade, pois não basta apenas planejar o marketing ou investir em novas ferramentas de gestão, toda a equipe deve estar alinhada às metas e propostas da empresa.

Antes de mais nada é importante compreender o conceito de campanha de vendas. Ele se refere às ferramentas utilizadas para motivar os vendedores e contribuir para que eles atinjam os melhores resultados. Há diversos tipos e formatos, sendo alguns mais complexos e outros que podem ser praticados com maior facilidade e praticidade, a depender da estrutura e perfil da empresa. Ao ser utilizada de forma eficiente e estratégica no negócio, essa ferramenta pode alavancar de forma exponencial os resultados da sua empresa.

Se interessou pelo assunto? Neste artigo vamos falar sobre como idealizar uma boa campanha de incentivo de vendas para estimular o crescimento da empresa. Confira agora mesmo!

Escolha um tema

O primeiro passo é escolher o tema. Geralmente, ao ser proposta uma nova campanha de vendas, é possível criar um tema específico para o projeto. Pode parecer desnecessário, mas isso ajuda a estimular o engajamento da equipe por dar um tom mais lúdico e divertido à atividade. Podemos citar, por exemplo, campanhas para vendas no Natal. Para esse plano específico, você pode escolher temas e assuntos relacionados a essa data e propor um projeto que seja adequado ao perfil do seu time.

Nesse momento, também é importante definir os objetivos a serem alcançados com a criação da campanha. Dessa forma, deve ser estudado qual o produto ou serviço que será o foco do projeto. Além do mais, pode-se pensar em estratégias para estimular as vendas, como eleger algumas ofertas e descontos para atrair o público consumidor, bem como divulgar uma novidade da empresa, liquidar uma mercadoria que apresentou pouca saída ou até mesmo estimular um serviço que foi pouco pedido ter novos resultados.

Defina as regras de forma clara

Após definir o propósito da campanha, o próximo passo é estabelecer as regras, ou seja, o que pode ou não ser realizado: até onde o vendedor pode conceder o desconto? Quais as formas possíveis de pagamento (cheque, parcela, pagamento à vista etc)? Há como incluir um item de graça ao levar um combo? Essas questões devem estar bem seguras e definidas na equipe. Os funcionários devem ter conhecimento até onde eles podem negociar uma venda com o cliente.

Esse procedimento minimiza as chances de haver discrepâncias na ação e até mesmo prejuízos com operações incorretas. Por conta disso, todas essas situações devem passar pelo planejamento financeiro para que as ações de venda com a campanha contribuam para elevar os lucros da empresa e não gerar despesas. Além do mais, é necessário definir a duração da campanha para que haja maior eficiência durante esse período de atividades.

Vale ressaltar que esses pontos devem estar bem alinhados com todos os colaboradores e gestores que estão envolvidos com a programação. Isso permite garantir uma maior eficiência, pois todo o time está trabalhando seguindo um único propósito e plano de ação.

Estipule metas

Todas as ações e projetos da campanha precisam ter um norte. Por isso, é fundamental definir metas. Elas ajudam a motivar a equipe para vender mais, melhorando o engajamento e fazendo a empresa aumentar os seus lucros. No entanto, os gestores não podem criar qualquer tipo de meta: ela deve ser planejada e fundamentada segundo as condições reais do negócio. A esse respeito, o objetivo traçado não pode se basear em algo inalcançável, pois assim acarretará a desmotivação do time, tornando as chances de fracasso maiores.

Para que você consiga traçar planos objetivos e reais para a campanha, uma dica é definir uma meta base e dividi-la em pequenas tarefas. Isso contribui para tornar os passos do projeto claros e alcançáveis, não deixando a motivação diminuir. Pode-se, ainda, estipular uma meta bônus com a finalidade de incentivar os colaboradores a superar a etapa inicial e permanecerem engajados durante toda a campanha de vendas.

Defina qual será a premiação

Recompensar um esforço ou uma iniciativa a mais dos colaboradores é a melhor forma de elevar o desempenho de toda a equipe, pois além de valorizar o trabalho de quem está se empenhando para cumprir sua função, ainda estimula os outros colegas de trabalho a adotarem o mesmo comportamento. Esse prêmio pode ser um pequeno valor em dinheiro, algum brinde, benefícios internos, uma folga na semana e até mesmo um reconhecimento de resultado.

É válido que os gestores compreendam o que realmente estimula a participação da equipe para poder utilizar os incentivos corretos e obter o resultado esperado. A recompensa é uma estratégia poderosa. Entretanto, é necessário fazer o uso adequado para não perder sua eficácia. Por isso, faça a premiação de quem realmente cumpriu a meta. Caso você deseje melhorar ainda mais essa estratégia, crie gratificações menores para aqueles colaboradores que quase chegaram no objetivo, pois isso ajudará a mantê-los motivados.

Faça uma revisão pós-campanha

Por fim, é de grande importância fazer uma revisão pós-campanha, buscando avaliar os pontos que surtiram o efeito esperado e aqueles que deixaram a desejar e comprometeram o desempenho da campanha. Estude novas formas de programar as tarefas de modo a eliminar as falhas. Feito isso, será possível corrigir os aspectos negativos do projeto e permitir um desempenho ainda melhor nas próximas campanhas.

Portanto, essas foram as principais informações de como realizar uma boa campanha de vendas em sua empresa. Vale ressaltar que nesse processo de criação da campanha deve-se atentar à eliminação de alguns erros prejudiciais ao projeto, como não incluir todos os setores da empresa, propor resultados absurdos, obrigar todos a participarem, criar regras inconstantes etc. Com isso, sua campanha terá grandes chances de alcançar o sucesso esperado.

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