gestão de pessoas

5 dicas para fazer uma excelente gestão de pessoas

Apesar da existência de softwares cada vez mais sofisticados que visam facilitar a administração da empresa, dispor de uma boa gestão de pessoas continua sendo um dos fatores essenciais para determinar o sucesso de um negócio. Isso porque as marcas ainda são constituídas por pessoas e, por isso, é importante que o gestor busque desenvolver medidas que contribuirão para melhorar o desempenho da equipe.

É por esse motivo que a gestão de pessoas se tornou tão importante para promover o crescimento de uma empresa, uma vez que todos os processos pessoais dos colaboradores passam por esse departamento. Devido a importância do assunto, preparamos este artigo para explicar o que é, e como funciona a gestão de pessoas. Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é a gestão de pessoas?

Sem dúvidas, a base de uma empresa são os seus colaboradores. Isso porque de nada adianta investir em ferramentas com tecnologia de ponta, por exemplo, mas não ter uma equipe qualificada e disposta para operá-la. Ou seja, ter uma equipe de qualificada e engajada é o que vai fazer com que seu negócio gere resultados positivos.

Em razão disso, a gestão de pessoas foi a solução encontrada para garantir que os colaboradores da empresa tivessem suas necessidades atendidas, além de certificar que estejam atuando nos cargos e funções nos quais têm qualificação para exercer. Sem esse controle, problemas com a alta rotatividade, conflitos internos, cancelamentos de contratos e baixa lucratividade serão bastantes comuns no seu negócio.

Afinal de contas, foi-se o tempo em que as pessoas eram vistas como uma simples peça que poderia ser facilmente substituída. Atualmente, as empresas têm buscado oferecer um ambiente mais humanizado para os seus colaboradores e com melhores condições de trabalho, pois perceberam que são fatores importantes para alcançar o sucesso.

Contudo, vale ressaltar que a gestão de pessoas não foca em apenas deixar seus colaboradores satisfeitos e motivados, mas em criar estratégias com o objetivo de envolver toda a empresa em busca do próprio desenvolvimento, humanização e capacitação daqueles que cooperam para o crescimento da instituição.

Qual a sua importância para o desenvolvimento do negócio?

É bastante comum encontrarmos gestores que não entendem a importância que uma boa gestão de pessoas tem para o seu negócio ou, se entendem, não investem nesse setor por medo de aumentar os gastos da empresa baseados no seguinte argumento: “para que investir no funcionário se ele pode pedir demissão a qualquer momento?”.

O problema é que eles se esquecem do outro lado da moeda, pois, e se você não investir na qualificação do seu funcionário e ele permanecer na sua empresa. Já pensou nisso? Atualmente, muitas marcas têm aplicado recursos na procura de mão de obra qualificada, mas não oferecem de forma contínua meios para que o colaborar continue se capacitando.

Por isso, é importante analisar que a visão sobre o valor da remuneração está sendo mudada com o passar do tempo. Há alguns anos, o foco era apenas no fator financeiro, no qual o colaborador considerava o valor do salário, benefícios e a oferta de bônus. Hoje, os profissionais têm avaliado fatores como:

  • evolução pessoal e profissional;
  • salário + benefícios + bônus;
  • liberdade de escolhas;
  • integração à equipe;
  • senso de cumprimento de propósito.

Diante dessa nova realidade, a gestão de pessoas se faz ainda mais importante para a empresa. Pois o gestor passa a ter a possibilidade de identificar o que promove a motivação da equipe e, assim, desenvolver estratégias para que obtenha os melhores resultados.

Além disso, é importante ter em mente que uma empresa é composta por uma equipe de pessoas com personalidades diferentes. Por isso, é normal que ocorra desentendimentos que exigem intermediação da gestão de pessoas para solucionar o problema. Há também outras funções que deverão ser exercidas, tais como:

  • cuidar dos interesses dos funcionários;
  •  identificar fatores que ameacem o desenvolvimento de tarefas;
  • garantir que todos os colaboradores da empresa estejam satisfeitos e motivados.

Como fazer uma excelente gestão de pessoas?

Para que sua empresa desfrute de uma boa gestão de pessoas, é importante que você entenda os 5 pilares que compõem esse departamento. Veja só!

Comunicação

Dispor de uma boa comunicação é uma maneira eficiente de garantir que toda a equipe esteja em sintonia, pois é possível, por meio dela, disponibilizar a informação para todos os setores da empresa de forma clara e acessível. Sendo assim, é importante que o diálogo seja incentivando, para que seja possível alcançar os objetivos traçados.

Conhecimento e competência

Outro fator que faz a diferença no desenvolvimento de uma empresa é o nível de conhecimento e de competência da equipe de colaboradores. Sendo assim, é muito importante que o gestor inicie o processo de capacitação do profissional na etapa de seleção do candidato e dê continuidade na sua formação, sempre com o objetivo de construir uma cultura organizacional forte.

Além disso, é necessário desenvolver meios para identificar os pontos fortes e fracos da equipe e do profissional de forma individual para que sejam feitas melhorias na sistematização do grupo. Lembrando que os feedbacks são bons aliados nesse processo, por isso, fique atento a eles!

Promoção de treinamentos e desenvolvimento

Como mencionamos, promover a capacitação dos seus funcionários de forma contínua é uma maneira de assegurar os resultados positivos da empresa. Afinal, assim como acontece com as ferramentas de gestão que precisam ser atualizadas, com os colaboradores não é diferente. Ou seja, é necessário que haja treinamentos constantes a fim de garantir o bom desempenho da equipe.

Motivação

Um problema bastante recorrente nas empresas atualmente é a necessidade de lidar com profissionais sem motivação. Esse fator favorece o baixo desempenho e o aumento da rotatividade de funcionários. Por isso, é de suma importância que você identifique o que motiva os seus colaboradores e analise o que (na concepção deles) precisa ser melhorado.

Apesar de existirem diferentes fatores que promovem a motivação do funcionário é essencial que a empresa defina qual a sua visão, missão, valores e objetivos e faça uso desse aspecto para selecionar os candidatos que mais se encaixam no perfil da marca. Feito isso, o processo de desenvolver ações para motivar a sua equipe será ainda mais fácil.

Trabalho em equipe

Por fim, o trabalho em equipe é essencial dentro de uma empresa, pois se cada setor apresenta um objetivo diferente, dificilmente a instituição vai sair do lugar. Por isso, se você deseja que o seu negócio cresça, incentive a união da sua equipe.

Portanto, com base nessas informações fica claro que a gestão de pessoas faz muita diferença no desempenho da empresa como um todo. Afinal, ao investir nesse setor você garantirá que um dos principais alicerces do seu negócio seja ainda mais sólido.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o assunto? Então, saiba agora mesmo como reduzir a rotatividade de funcionários na sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!