Varejo em 2023: confira as principais tendências para atrair clientes

Sua empresa já fez o balanço das vendas de 2022? Esta reta final do ano é o momento ideal para que as empresas realizem uma retrospectiva sobre o que deu certo e o que pode melhorar, com o objetivo de que o ano de 2023 para o varejo seja mais próspero financeiramente e na satisfação dos seus consumidores.

Vimos que muitas tendências após o período difícil da pandemia da Covid-19 vieram para ficar e para atender às novas necessidades e preferências dos consumidores. As medidas de segurança e o distanciamento social foram o empurrãozinho que faltava para acelerar, por exemplo, a presença digital de muitos negócios,  assim como dar mais atenção aos canais de relacionamento com os clientes.

Pensando nisso, queremos auxiliar os empreendedores a  planejar suas ações para 2023 adaptadas às novas realidades, levando em consideração pontos importantes, dentre eles: tendências de comportamento e consumo dos brasileiros, mercado, mundo digital.

Ressaltamos que não é necessário, e nem possível, aplicar todas as dicas. Afinal, cada empresa tem sua peculiaridade de modelo de negócio e de recursos, assim como cada segmento tem as tendências que melhor se aplicam. Saiba mais a seguir!

Conectividade sem limites

O distanciamento social acelerou a presença digital de muitos pequenos negócios. Muitos eles, já adaptados e desfrutando de todas as vantagens do canal de vendas virtual, os empreendedores  devem estar sempre atentos às próximas tendências

Estes recursos se tornaram, a partir de então, essenciais para aumentar as vendas e para garantir a competitividade das empresas. Por outro lado, com as mudanças e migração para a presença digital, aumentam os problemas relacionados à privacidade de dados e informações em geral, e por isso, novas legislações (como a LGPD no Brasil) são implementadas para proteger os consumidores.

Cenário econômico e tendências 2023

De acordo com pesquisa realizada realizada pela CDL/BH, as principais tendências para o varejo em 2023 são:

Omnichannel: uma nova experiência de consumo

A integração do ambiente físico com o ambiente virtual veio para ficar.  Ter uma estratégia omnichannel significa integrar diferentes canais de vendas, respeitando as características particulares de cada um e visando a construção de uma única experiência para o consumidor de uma marca.

No ambiente virtual os consumidores esperam: preços melhores, conveniência de comprar e receber em casa, ter acesso a várias promoções e poder comparar preços ou encontrar produtos de fora da região de residência. Além da falta de filas e melhores formas de pagamentos.

Já no ambiente físico os consumidores buscam: tocar e experimentar os produtos, obter o produto imediatamente e achar o atendimento feito por uma pessoa real. Portanto, preço alto e atendimento ruim são as principais causas de desistência desse modelo.

Marketplaces

Os marketplaces, são uma forte tendência para 2023. Uma excelente alternativa para empresas que precisam investir em vendas pela internet e não têm condições financeiras de criar um site de e-commerce próprio para divulgação e comercialização de seus produtos e/ou que desejam ampliar seus canais de venda para alcançar mais consumidores.

Empreendedores individuais, micro, pequenas e grandes empresas devem estar atentos a essa oportunidade, que  é  extremamente vantajosa também para os clientes – já que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar,  de forma prática e segura.

Investimento em novas tecnologias

Está mais que comprovado que a tecnologia ajuda e muito no processo de compra dos clientes. Seja no próprio meio digital, seja na loja física, a decisão de compra pode ser estimulada por recursos tecnológicos, com mais agilidade e praticidade.

Confira quais são as ferramentas mais utilizadas nas compras:

• QR Codes: 56%;
  • Carteiras digitais para pagamentos: 53%;
  • Chatbots: 30%;
  • Provadores virtuais: 18%;
  • Realidade aumentada ou virtual: 9%.

Vendas pelas redes sociais

As vendas pelas redes sociais continuam entre as fortes tendências do varejo para 2023. Isso vale tanto para as compras feitas diretamente nas redes sociais quanto para aquelas que iniciam nas redes e vão para uma loja virtual, por exemplo.

Segundo a pesquisa da Opinion Box, no caso das compras diretas, 58% dos entrevistados revelaram terem comprado algo dentro do WhatsApp. No Instagram essa prática também é bastante comum, apontada por 47% do público.

Já em relação às compras que começam nas redes, as transmissões ao vivo (lives) têm impulsionado a conversão das marcas. Quatro em cada dez entrevistados afirmam ter comprado algo depois de ver uma live. O Instagram é a rede favorita para isso, na qual 59% das vendas começaram.

Mas o que de fato confirma o social commerce como tendência do varejo para 2023 é a satisfação do público. Nas compras pelo WhatsApp, 87% das pessoas têm uma avaliação boa ou ótima da experiência. No Instagram, o índice é de 85% e no Facebook, de 80%.

Ainda não é um Associado da CDL/BH? Aproveite todos os benefícios

Fazer parte da CDL/BH é contar com o apoio de uma entidade que te ajudará a gerenciar melhor o seu negócio, vender melhor, economizar e garantir a sua segurança financeira.  Faça parte da CDL, seja um associado!