Saiba como aumentar suas vendas no Marketplace

O mercado de marketplaces no Brasil tem altíssimo potencial e cresce a passos largos. Por isso, anunciar os produtos da sua loja nesses canais é uma estratégia perfeita e essencial para você ganhar visibilidade na internet e faturar muito mais.

Os marketplaces são “shoppings virtuais” onde inúmeros lojistas vendem seus produtos no mesmo local. O processo de vendas, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados.

Benefícios do Marketplace para a sua empresa

• Mais visibilidade na internet e alcance entre os clientes;
  • Acesso a um sistema de pagamento integrado;
  • Oportunidade de oferecer aos clientes fretes com condições diferenciadas;
  • Mais diversidade de público e credibilidade para a sua marca;
  • Estrutura tecnológica que engloba usabilidade, segurança e formas de pagamento diversas;
  • Mais vendas para a sua empresa.

Porém, entender como aumentar as vendas no marketplace é uma das principais “dores” de quem já vende online. Confira neste artigo algumas dicas para melhorar o desempenho do seu negócio!

Faça a categorização dos itens

Sabe aquela função de filtros nos sites de compras? Pois é, os consumidores utilizam muito essa função na internet para pesquisar um produto e efetuar uma compra. Para que os seus produtos sejam facilmente encontrados por esses filtros, é necessário fazer a categorização deles dentro do marketplace.

Sem isso, o cliente não irá encontrar seus produtos ao utilizar filtros de busca, o que faz com que a sua empresa saia atrás dos concorrentes, perdendo oportunidades. Portanto, garanta uma atenção especial a esse processo.

Se determinado produto corresponde em mais de uma categoria, acrescente tags com as categorias nas quais o produto faz parte para melhorar o seu posicionamento na plataforma. Por exemplo: uma furadeira pode encaixar em: equipamentos eletrônicos e ferramentas domésticas.

Faça uma boa descrição dos produtos

Faça uma boa descrição dos seus produtos, com o máximo de detalhes e informações que possam ajudar na tomada de decisão dos interessados. Além disso, procure se inteirar sobre  as melhores palavras-chave (termos buscados pelos usuários) do produto e sobre as técnicas de SEO  para melhorar o posicionamento dos buscadores. Profissionais de marketing podem auxiliar a sua empresa nessa estratégia de vendas pela internet!

Trabalhe com preços justos e competitivos

Contar com preços competitivos é essencial para atrair clientes e fechar novos negócios. É preciso monitorar a concorrência e saber como eles estão precificando seus produtos. Essas informações servem para orientar a precificação de seus itens a fim de serem competitivos no mercado. Conhecer seus custos e margens mínimas também são essenciais para evitar prejuízos.

Atenção na apresentação dos produtos

O marketplace é um catálogo virtual de produtos e serviços. Portanto, capriche nas fotos dos produtos, procurando mostrar todos os atributos com imagens de qualidade. E aproveite para elaborar boas descrições, apresentando a mercadoria e inserindo todas as informações técnicas. Os clientes estão cada vez mais exigentes e observam todos os aspectos dos itens de seu interesse.

Defina um frete competitivo

O frete é um dos principais influenciadores para a conversão das vendas e também o principal fator de desistência de determinada compra. Afinal, é neste momento que o cliente  avalia o valor do frete e o prazo de entrega. As altas tarifas ou um longo tempo de entrega faz com que você perca clientes, por isso, é importante criar um sistema funcional e competitivo.

Conquiste elogios e boas avaliações

Outro fator de muita relevância e que tem um grande impacto para você aumentar as vendas no marketplace são as avaliações. Com o produto facilmente encontrado, o preço ajustado, frete justo e bom prazo de entrega, os consumidores vão olhar a opinião de outras pessoas para saber a experiência delas tanto no ato da compra, quanto com o uso do produto.

Teste mais de uma opção de marketplace

O Brasil tem mais de 14 mil lojas marketplace, cada uma delas voltada a um segmento ou nicho de mercado.Entre as mais conhecidas, podemos citar Mercado Livre, Amazon, Walmart, OLX, Americanas, dentre outras. Portanto, busque as lojas mais adequadas ao tipo de produto que a empresa vende.

Além da taxa cobrada pela loja, outro fator importante na escolha do marketplace são as regras definidas pela plataforma. Portanto, teste o desempenho dos produtos em diferentes marketplaces e defina qual deles tem os melhores resultados. Após definir a melhor loja, foque todas as atenções e investimentos naquela que é mais lucrativa para sua empresa.

Quanto custa fazer parte de um Marketplace

O marketplace é uma das melhores alternativas para reduzir os custos com marketing digital das empresas participantes. É importante, entretanto, contabilizar as comissões cobradas com o objetivo de remunerar a plataforma pelos serviços oferecidos, e a porcentagem pode variar de acordo com cada responsável pela plataforma.

Não existe uma fórmula perfeita para que todas as empresas tenham sucesso nas vendas, o marketplace pode funcionar perfeitamente para alguns nichos e não performar tão bem em outros, em consequência de uma série de fatores.  Mas é importante que a sua empresa saiba o que está ao seu alcance para ter mais chances de sucesso nas vendas pela internet. Boa sorte!