Conheça os benefícios do Marketplace para impulsionar o seu negócio

O Marketplace é uma excelente alternativa para empresas que precisam investir em vendas pela internet e não têm condições financeiras de criar um site de e-commerce próprio para divulgação e comercialização de seus produtos e/ou que desejam ampliar seus canais de venda para alcançar mais consumidores.

Empreendedores individuais, micro, pequenas e grandes empresas devem estar atentos a essa oportunidade, que  é  extremamente vantajosa também para os clientes – já que reúne diversas marcas e lojas em um só lugar,  de forma prática e segura.

Provavelmente, você já conhece ou já efetuou uma compra em uma das diversas empresas conhecidas que participam desse mercado, tais como lojas Americanas, Carrefour, Shoptime, Amazon, Walmart, Mercado Livre, OLX e Bom Negócio. Ficou curioso para saber como funciona essa plataforma? Confira a seguir!

O que é Marketplace?

Marketplace online é uma loja virtual colaborativa, também denominada shopping virtual. Nesse tipo de plataforma, as empresas oferecem  produtos e serviços no mesmo endereço da internet.

O processo de vendas, geralmente, fica sob responsabilidade do organizador, que disponibiliza aos usuários uma estrutura digital com formas de pagamentos seguras e cálculos de frete integrados.

Confira um exemplo prático:

Quais os tipos de Marketplace?

Os Marketplaces on-line funcionam como agregadores de ofertas de produtos e serviços, com mais alcance, variedade de produtos e visibilidade aos compradores. Os tipos mais comuns de marketplace on-line são:

• B2 (Business-To-Business):  É a negociação eletrônica entre duas empresas.
  • B2C (Business-To-Consumers): É a negociação eletrônica entre empresas e consumidores finais.

Como funciona o Marketplace?

O marketplace online integra diversos lojistas para vender em um mesmo endereço eletrônico. Para a loja fazer parte e se destacar perante os concorrentes é preciso garantir uma qualidade das imagens dos produtos, das descrições e informações técnicas, entregas eficazes, e agilidade no atendimento.

Esses atributos podem ajudar a sua empresa a conquistar os clientes pelos diferenciais competitivos, sem competir apenas pelo menor preço. Cada marketplace tem um modelo de negócio diferente e para entender a dinâmica deste tipo de canal, foram remidos os três pontos principais a serem observados:

• Cadastro:

Para fazer parte de um marketplace, o vendedor precisa preencher um cadastro para que o seu negócio seja analisado. Após aprovação, o site precisa ser alimentado e atualizado constantemente com as imagens e descrições dos produtos, passando a fazer parte de uma grande rede de  fornecedores unidos por um mesmo endereço eletrônico.

•  Sistema de pagamento:

Você não precisa se preocupar com o sistema de pagamento do site, porque geralmente ele já é oferecido pelo próprio Marketplace e conta com as mais diversas opções para os clientes: cartões de crédito, depósitos e boletos bancários. A empresa responsável pela plataforma online se responsabiliza em repassar a quantia para os parceiros cadastrados, sem precisar de sistema próprio para o recebimento.

• Frete:

O cálculo do transporte das mercadorias, normalmente, é administrado pela plataforma, que informa ao cliente o tempo de entrega e o valor do frete. Todas as informações da compra são transmitidas para a empresa parceira e, caso o cliente tenha algum problema com a entrega do produto, a empresa responsável pelo marketplace é a responsável por realizar a intermediação com o fornecedor.

Quanto custa fazer parte de um Marketplace?

O marketplace on-line é uma das melhores alternativas para reduzir os custos com marketing digital das empresas participantes. É importante, entretanto, contabilizar as comissões cobradas com o objetivo de remunerar a plataforma pelos serviços oferecidos, e a porcentagem pode variar de acordo com cada responsável pela plataforma.

Benefícios do Marketplace para a sua empresa:

• Mais visibilidade na internet e alcance entre os consumidores;
  • Acesso a um sistema de pagamento integrado;
  • Oportunidade de oferecer aos clientes fretes com condições diferenciadas;
  • Mais diversidade do público e credibilidade para a sua marca;
  • Estrutura tecnológica que engloba usabilidade, segurança e formas de pagamento diversas;
  • Mais vendas para a sua empresa!

Sua empresa tem garantia de bons resultados?

É importante ressaltar que não existe uma fórmula perfeita para que todas as empresas tenham sucesso nas vendas. O marketplace pode funcionar perfeitamente para alguns nichos e não performar tão bem em outros, em consequência de uma série de fatores.

Mas nada impede que a sua empresa aposte nessa oportunidade e avalie se os resultados estão sendo satisfatórios. Afinal, o marketplace é uma alternativa para melhorar a performance do seu negócio com baixo custo e sem barreiras geográficas. Lembre-se também de divulgar a sua participação na plataforma, para que seus clientes fiquem sabendo da novidade!