Indicadores de desempenho no varejo: saiba como calcular

Os indicadores de desempenho são essenciais no aprimoramento da gestão de qualquer negócio. No varejo, em especial, os indicadores são ainda mais cruciais para mensurar as vendas, servindo como norteadores para a tomada de decisões e para analisar a diferença entre o que se planejou e o que se obteve de resultados.

A quantidade de indicadores de desempenho que podem ser utilizados no comércio varejista é extensa, por isso cabe aos gestores decidirem quais serão os principais para mensurar. Essas métricas de resultados devem ser facilmente medidas, entendidas  e compartilhadas entre a equipe para garantir um engajamento de todos.

Elas quantificam o resultados dos esforços e dos processos internos, mostrando o que pode ser melhorado para atender às expectativas dos clientes e da organização. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para listar estes que consideramos os 5 principais indicadores de desempenho para varejo:

1. Faturamento de vendas;

2. Ticket médio;

3. Conversão em compras;

4. Satisfação dos clientes;

5. Custo de aquisição de clientes;

6. Giro de estoque;

7. Qualidade das entregas. 

Qual a importância de definir indicadores de desempenho no varejo

Para começar, é fundamental entender que estabelecer métricas para o varejo permite identificar o processo de compra, o comportamento dos consumidores e, principalmente, o sucesso das estratégias.

Elas podem ser relativas à pré-venda, à própria venda ou ao trabalho da equipe no pós-venda. Existem muitas vantagens em acompanhar as métricas do varejo. Entre elas, podemos destacar:

  • Visão macro da empresa: o monitoramento vai ajudar a entender os principais gargalos do negócio, qualidades e oportunidade de melhoria;
  • Maior satisfação dos clientes: a partir dos resultados, é possível desenvolver estratégias para reduzir problemas como altas taxas de rejeição do cliente e, por sua vez, para tentar reverter a situação;
  • Aumento da conversão de vendas: Clientes satisfeitos com seus produtos e serviços, tem mais chances de serem fiéis e ainda indicar a sua empresa para outras pessoas; 
  • Gestão empresarial mais assertiva: A partir de dados, uma gestão consegue fazer melhores tomadas de decisão.
  • 7 indicadores de desempenho fundamentais para o varejo

    1. Faturamento de vendas

    O faturamento é um dos indicadores mais importantes para o varejo, já que permite acompanhar a evolução do negócio com base em outros períodos: podem ser diários, semanais, mensais, semestrais ou anuais, por exemplo.

    Ao comparar o total de faturamento com a meta de vendas estabelecida, é possível saber se o objetivo foi efetivamente alcançado. Da mesma forma, você pode analisar a eficiência do seu time de vendas. Para calculá-lo, você deve somar todas as de vendas feitas no período:

    Total de faturamento = número de vendas x valor unitário de cada produto.

    2. Ticket médio

    Essa métrica permite identificar quanto os clientes gastam, em média, em cada compra na sua empresa. É possível saber por meio do ticket médio, por exemplo, se os compradores têm levado os produtos mais caros ou quantidades maiores.

    Considerando isso, um ticket médio com um valor baixo é um sinal de que é necessário, por exemplo, adotar estratégias para otimizar as vendas. Esse problema também mostra que, se você está vendendo produtos de menor valor, é preciso ter um volume muito maior de pessoas comprando em sua loja para conseguir manter a saúde financeira da sua empresa.  

    Além disso, você pode usar seu ticket médio para comparar com o valor médio vendido, por exemplo, em datas sazonais. Para encontrar o ticket médio do negócio, basta aplicar a seguinte fórmula em relação a um determinado período:

    Ticket médio = receita total / número de vendas

    3. Conversão em compras

    A taxa de conversão mostra a relação entre a quantidade de visitantes na loja e o número de pessoas que efetivamente concluíram uma compra. Ela vale tanto para o offline como para o online.

    Este dado indica a eficácia que a equipe de vendas tem para transformar visitantes em clientes reais. A conversão em compras é a métrica que vai permitir que o gestor do negócio entenda qual é a real movimentação da loja. 

    Ter uma loja sempre cheia não significa que todos os visitantes vão comprar, por isso é importante avaliar os indicadores de vendas. A taxa de conversão em compras pode ser calculada usando a seguinte fórmula: 

    Taxa de conversão = número vendas fechadas / número total de visitantes

    4.  Satisfação dos clientes

    Medir a satisfação dos clientes é fundamental para avaliar a qualidade do atendimento e a eficácia da estratégia adotada no varejo. E isso pode ter relação com a precificação ou com o processo de venda, por exemplo. 

    Uma das ferramentas mais populares para medir a satisfação do cliente é o Net Promoter Score (NPS). O NPS é uma medida de satisfação do cliente amplamente utilizada para avaliar a probabilidade de um cliente recomendar uma empresa ou produto para outras pessoas.

    É calculado com base em uma pergunta de escala de uma a dez, em que os clientes respondem “em uma escala de 0 a 10“, qual a probabilidade para você recomendar nosso produto/empresa para um amigo ou colega?”.  

    5. Custo de aquisição de clientes

    O custo de aquisição de clientes (CAC) indica quanto geralmente se gasta para a conquista de uma conversão, ou seja, o gasto que se tem ao trazer um cliente para a sua loja. Para encontrá-lo, é necessário identificar os custos ligados aos esforços de vendas, marketing e tecnologia, entre outros fatores. 

    Ao identificar o montante gasto, basta dividi-lo pela quantidade total de clientes convertidos no mesmo período. Assim, o cálculo fica da seguinte forma:

    CAC = Custos ligados aos esforços em certo período / total de clientes convertidos no mesmo período

    Quanto menor for o resultado, maior é a lucratividade alcançada, afinal, se gasta menos para se adquirir um cliente. Como afirma Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing, “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Por isso, investir na fidelização por meio de um bom relacionamento e pós-venda é  fundamental.

    6. Giro de estoque

    Considerado um dos principais indicadores de varejo, o giro de estoque refere-se à frequência com que as mercadorias giram no estoque.  Ou seja, esse indicador calcula o tempo médio entre os pedidos de reposição de determinados produtos.

    Produtos com giro baixo, saem pouco, enquanto os com giro alto apresentam uma demanda maior dos seus consumidores. Manter-se atento a esse importante indicador é necessário para saber realizar compras mais assertivas e evitar estoque parado ou a falta de produtos para a venda. Para calcular o giro de estoque, basta aplicar a seguinte fórmula:

    Giro de estoque = total de vendas / volume médio de estoque

    7. Qualidade das entregas

    Dentre os principais indicadores do varejo, os que se referem à qualidade das entregas não poderiam ficar de fora.

    Do total de entregas feitas pela empresa varejista durante determinado período, é importante mensurar aquelas que foram feitas com atraso, que foram devolvidas por defeito de mercadoria e que nem mesmo chegaram a ser realizadas.

    Acompanhar a qualidade das entregas é fundamental para garantir que o seu produto chegue até os clientes conforme o esperado e para que os consumidores tenham mais chance de comprar novamente na sua loja. 

    A medição do desempenho de uma loja por si só não gera mudanças nas empresas. Uma vez que os indicadores pertinentes são identificados e seus desempenhos avaliados, caberá ao gestor do negócio a elaboração de planos de ação, visando a melhoria contínua da gestão. 

    Cabe ressaltar que a análise isolada de alguns indicadores pode trazer uma visão enviesada do desempenho do negócio. Caberá ao empresário comparar e avaliar o contexto que a empresa está inserida para uma definição clara da situação da empresa.  

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Não quer perder nada?
    Então faça o seu cadastro!

    Ao clicar em CADASTRAR, você CONSENTE em  receber comunicações por e-mail!