Saiba como calcular o faturamento mensal da sua empresa

Como está a saúde financeira da sua empresa? Faturamento é um conceito básico que todo empreendedor deveria conhecer antes mesmo de iniciar o seu negócio, para ter uma gestão eficiente e mais assertiva na tomada de decisões.

É muito importante que os gestores entendam os principais conceitos sobre administração, para analisar os dados da melhor maneira possível a fim de direcionar o melhor caminho a seguir,  por meio de ações preventivas ou até mesmo corretivas. 

Para muitos, a saúde financeira da empresa só está boa se ela dá lucro. De fato, isso é um sinal positivo, mas não podemos misturar lucro com faturamento. Cada um representa um conceito diferente, que se complementam. Para que isso fique mais claro no seu dia a dia, confira neste artigo o que é o faturamento mensal de uma empresa e como calculá-lo!

O que é faturamento? 

De acordo com o Sebrae, a estimativa de faturamento é basicamente uma previsão de receita decorrente das vendas de um determinado produto ou a prestação de serviço de qualquer natureza em determinado período do ano. 

Ela pode ser feita analisando números anteriores das vendas da empresa e pode auxiliar em um planejamento de curto, médio e longo prazo:

  • As estimativas de faturamento podem ser realizadas por métodos diferentes;
  • Projeção baseada no histórico passado;
  • Projeção baseada no mercado;
  • Projeção baseada na margem de contribuição.

Se você está começando ou já possui um empreendimento, é fundamental que se familiarize com um dos principais indicadores do sucesso de qualquer negócio: o faturamento. Podemos dizer que faturamento é a soma dos valores arrecadados por uma empresa pela realização de sua atividade comercial, seja vendendo bens ou prestando serviços a terceiros.

Para que serve o faturamento?

O faturamento é um indicador que serve para diversos fins e é muito importante para todo gestor.  Um dos seus objetivos é determinar a performance de vendas, pois através dele você entende se o preço cobrado está dentro da expectativa dos consumidores.

Outro uso é como base de cálculo para imposto, ou seja, dependendo do montante total faturado, a receita federal vai enquadrar a empresa de acordo com seu porte, podendo ser um microempreendedor individual (MEI) ou uma Empresa de pequeno porte (EPP); por exemplo.

Como calcular o faturamento mensal?

O faturamento mensal encontra-se na demonstração de resultados, que é um histórico finalizado de como sua empresa se saiu durante um determinado período de tempo. Isso pode ser um mês, trimestre ou até mesmo um ano – embora seja mais recomendado consultar suas demonstrações financeiras mensalmente.

Receita total

A primeira seção da demonstração do resultado mostra todo o dinheiro que sua empresa arrecadou durante o período contábil. Isso pode ser proveniente de sua principal fonte de renda, bem como de qualquer outra fonte de renda. Não se esqueça de que o que você “reconhece” como receita dependerá do seu método contábil.

Custo dos produtos vendidos

Esta seção analisa quanto custou para produzir as coisas que você vendeu durante o período contábil. Tudo o que é vital para a produção de seu produto (equipe, software, equipamentos, materiais, etc.) pertence aqui. Quando você subtrai o custo dos produtos vendidos da receita, obtém o lucro bruto.

Despesas operacionais

Ao contrário do custo dos produtos vendidos, esta seção inclui tudo o que você gastou para operar seu negócio durante o período contábil. Esses custos não são essenciais para a produção do que você vendeu. Inclui coisas como custos de marketing, aluguel, entre outros. Quando você subtrai as Despesas Operacionais do Lucro Bruto, obtém o Lucro Líquido (ou o que a maioria das pessoas chamaria de “lucro”).

Faturamento Bruto x Faturamento Líquido

Ao analisar um demonstrativo de resultados, você pode se deparar com dois tipos de faturamento: o bruto e o líquido. Em ambos os casos, eles são utilizados para avaliar o desempenho da sua empresa, mas é importante entender quais são  as diferenças entre eles.

Fórmula do faturamento bruto mensal

Quer prever o faturamento total do seu negócio? Para fazer isso, você pode examinar sua demonstração de resultados para obter uma compreensão básica de quanto você vendeu historicamente. Mas, em vez disso, dependerá mais de uma fórmula:

Faturamento total (bruto) = quantidade vendida x preço

Exemplo: Uma loja vende botas por R$200 o par. Se ela vende  regularmente 50 pares por mês, sua receita total é de R$10.000 (R$200 x 50 = R$10.000).

Essa fórmula torna-se especialmente útil se o empreendedor estiver considerando reduzir seus preços para R$180 por par, a fim de aumentar as vendas. Se ele vendesse a mesma quantia a cada mês, sua receita total cairia para R$9.000 (R$180 x 50 = R$9.000).

Usando essa mesma fórmula, o empresário também pode determinar quantas botas a mais ele precisaria vender para fazer a receita total antes do desconto, dividindo sua receita total anterior pelo preço com desconto.

R$10.000,00 (receita total) = X (quantidade vendida) x R$180,00 (preço) 
Quantidade vendida = R$10.000,00 / R$180,00
Quantidade vendida = 55,5 botas

Portanto, o empreendedor  precisa vender pelo menos 55 pares de botas para igualar sua receita total antes de descontar. Se ele acha que o desconto trará muito mais pedidos do que isso, pode ser uma jogada inteligente para ele e isso depende também do conhecimento do preço de mercado de botas, bem como do tamanho de seu mercado-alvo.

Fórmula do faturamento líquido

O faturamento líquido é igual ao faturamento bruto,  menos as deduções de impostos e de vendas. Segue a fórmula abaixo:

Faturamento Líquido = Faturamento Bruto – Impostos – Deduções de vendas

Vamos utilizar como exemplo o mesmo empreendedor mencionado acima, que faturou R$10mil com a venda de botas. Supondo que a carga tributária da empresa seja de 10% e não tenha sido pago nenhuma comissão sobre as vendas, o faturamento líquido será de R$R$9.100,00.

Faturamento líquido= R$ 10.000 – (0,1×9.000)
Faturamento líquido= R$ 10.000 – (R$900,00)
Faturamento líquido=  R$9.100,00

O faturamento é um importante indicador para o gestor, mas não deve ser avaliado de forma individual, já que um faturamento alto não significa lucro. Contar com relatórios para uma boa análise de todos os indicadores, além de projeções de vendas e receitas futuras, é essencial para a avaliar o desempenho da sua empresa.

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