Já pensou em oferecer crédito, mas ficou com medo de isso desestruturar as finanças da empresa? Com os índices de inadimplência crescendo no país e a quantidade de fraudes no mercado, essa preocupação é genuína. Contudo, a análise de crédito surge como uma ferramenta para contornar esse tipo de situação, ajudando o lojista a vender sem correr riscos.
Gerenciar as finanças de um negócio requer um bom fluxo de caixa e receber os pagamentos nos prazos corretos. Afinal, o planejamento de contas depende da pontualidade nas entradas. Consequentemente, não receber implica em um financeiro conturbado.
Quer saber como conquistar novos clientes com crédito sem prejudicar o seu negócio? Continue a leitura e veja como o nosso artigo pode ajudar você a vender sem medo.
Como funciona a análise de crédito?
A análise de crédito é uma ferramenta para auxiliar empresas na tarefa de firmar acordos financeiros com clientes e parceiros. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um exemplo de órgão que oferece informações primordiais para momentos como esse, mas como a verificação acontece? Explicaremos tudo, a seguir.
Solicitação dos dados cadastrais
O SPC usa algumas informações para traçar o histórico que orienta a empresa na hora de conceder crédito. Portanto, ao realizar essa operação são solicitados o CPF, RG, nome do cliente e o dos pais, data de nascimento, naturalidade e dados do cônjuge.
Alguns documentos acerca da vida profissional também estão incluídos, pois proporcionam detalhes sobre a renda e geram um perfil financeiro em torno da pessoa consultada.
Verificação de restrições
O primeiro ponto verificado é a existência de restrições, caso o cliente tenha débitos pendentes em seu nome. O SPC armazena informações de pessoas físicas e jurídicas que acumulam pagamentos em aberto indevidamente.
Assim, o cadastro negativo demonstra para a empresa se o consultado tem ou não histórico de bom pagador. Com base em dados, é possível prever quando há altas ou baixas chances de ele quitar os valores em dia.
Análise de perfil de crédito
Com tudo que listamos é possível estabelecer o mapa de crédito do cliente, ou seja, uma pontuação é calculada usando o histórico de transações, como pedidos de crédito, detalhes de renda e inadimplência.
Cada administrador define uma pontuação mínima para fazer oferta de crédito ao comprador. Se ele está abaixo desse índice, realizar o negócio pode ser prejudicial para a saúde financeira da empresa.
Averiguação do comprometimento de renda
Um fator muito importante ao conceder crédito é averiguar a capacidade de pagamento do cliente, verificando quanto ele pode desembolsar dentro da sua renda. Afinal, mesmo não havendo pendências, o valor de rendimentos mensais dele pode não ser suficiente para quitar o débito que ele deseja abrir.
Consequentemente, analisar quanto o comprador pode gastar ajuda o empresário a saber quanto crédito deve ser oferecido de maneira segura. Esse indicador funciona beneficamente em via de mão dupla, pois o consumidor não compromete a renda dele mais do que realmente pode e a sua empresa fica livre de prejuízos.
Checagem de documentos
Uma etapa diferencial e que aumenta a segurança da operação é realizar uma checagem de documentação. Por exemplo, solicitar comprovantes quanto à renda do comprador e de residência. Como a concessão de crédito coloca em cheque a seguridade financeira do seu negócio, a dica é se munir de informações confiáveis e ter todos os documentos para recorrer caso necessário.
Qual a importância da análise de crédito para a empresa?
Realizar esse processo antes de fechar negócio a prazo com um comprador é uma forma de manter sua empresa segura. Afinal, transações como essa impactam ao longo de toda a cadeia produtiva. Problemas no recebimento repercutem em complicações no caixa, nas compras e até nas vendas. Então, saiba como meios corretos de precaução podem ajudar.
Tomada de decisão
O momento de fechar um negócio é muito esperado, mas se a negociação é feita sem informações, sua empresa pode sair no prejuízo. Na ânsia de ganhar um cliente, você pode ceder crédito sem critérios e se arrepender.
Definindo a análise de crédito como protocolo no momento de finalizar uma negociação e confiar no comprador, toda transação é feita com exatidão. O administrador decide quando é válido aceitar práticas como o crediário. Os dados ajudam na decisão e a ganhar clientes sem comprometer o financeiro.
Seguridade financeira
A inadimplência por parte de compradores pode repercutir em seu negócio com os credores. Afinal, o financeiro se programa para quitar contas, pagar impostos em dia e fazer compras de acordo com as entradas. O não cumprimento do pagamento da parcela pelo cliente implica em redução do capital de giro. Assim, o financeiro da empresa é quem paga. Por isso, a análise de crédito é essencial para estabilidade desse setor.
Melhora do relacionamento com cliente
Muitas vezes, um cliente procura por condições de pagamento como o crediário. Quando uma loja proporciona esse meio, um relacionamento duradouro é estabelecido, mas por medo da inadimplência, comerciantes apenas evitam tal prática.
Contudo, se você sabe o histórico de pagamento do comprador, esse é o momento de criar vínculo com ele. O negócio sai ganhando, pois conquista um consumidor frequente e o satisfaz.
Quais as vantagens de usar o SPC na análise de crédito?
O SPC oferece serviços amplos para atender a necessidade do empreendimento. Fazer uma análise de crédito se torna simples e corriqueiro com o amparo dessa ferramenta. Entender quais são os benefícios que a parceria oferece é importante para aproveitar e incorporá-la na gestão. Veja mais abaixo!
Informações atualizadas e pontuais
Uma possibilidade de negócio acontece a qualquer momento. Se uma análise for demorada, ela pode atrapalhar. No entanto, com as soluções de SPC você consulta rapidamente as informações de pessoas físicas e jurídicas a qualquer momento.
Além disso, os dados encontrados são sempre atualizados e recentes. Logo, você tem um panorama do perfil de pagamento daquele consumidor. Esse fator é importante para a eficiência na tomada de decisão.
Redução da inadimplência
O impacto mais direto e positivo de fazer consultas com auxílio do SPC é a redução dos índices de inadimplência da empresa. O número de clientes com pagamentos atrasados é diminuído porque aqueles que passaram pela peneira não costumam ter tal comportamento.
Dessa forma, seu negócio consegue planejar o caixa, ter capital de giro e programar pagamentos sem correr riscos, além de reduzir custos com cartas de cobrança e tempo investido em negociação de dívidas.
Tipos de consulta
O Serviço de Proteção ao Crédito ampara o seu negócio em diversos tipos de consulta: verificar uma pessoa física, checar informações de pagamento de uma empresa jurídica ou, ainda, de um carro. Existem muitas pesquisas específicas que podem ser feitas quando o perfil da negociação exigir. Por exemplo, verificar cheques, controle societário de um empreendimento, consultas de veículos, entre outros.
A análise de crédito é uma ferramenta muito poderosa para alavancar o financeiro de uma empresa. Contar com essa prática melhora as entradas, evita problemas judiciais e fideliza clientes. Procure soluções por meio do SPC para que seu caixa não sofra perdas.
Nosso artigo foi útil para melhorar a gestão do seu negócio? Então, veja também por que o varejo precisa usar o Serviço de Proteção ao Crédito e se aprofunde no assunto!