telefonia empresarial

Telefonia empresarial: saiba como reduzir os custos com uma gestão eficiente

Sua empresa precisa economizar, mas não sabe onde pode cortar no orçamento? Então se liga! Os custos com telefonia e internet podem até não ser os maiores gastos da sua empresa, mas podem representar uma despesa significativa em um período de pelo menos três meses.

Essa preocupação em cortar gastos deve ser implementada não apenas em momentos de crise, mas no dia a dia das atividades operacionais para melhorar o lucro do seu negócio. Pensando nisso, a CDL/BH selecionou algumas dicas que podem te ajudar a economizar e proporcionar benefícios a curto, médio e longo prazo. Confira abaixo!

Por que a sua empresa precisa cuidar da gestão de telefonia da empresa?

O telefone ainda é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo corporativo, seja para resolver assuntos internos ou para ter uma comunicação mais próxima com os clientes. Mesmo em tempos de WhatsApp e outros aplicativos de troca de mensagens, ele ainda é uma peça fundamental para a comunicação corporativa.

Entretanto, essas ligações podem ficar caras para a empresa se ela não tiver um plano de telefonia adequado para as suas necessidades e uma gestão eficiente para orientar a equipe sobre o seu uso adequado. Aqueles que conseguem monitorar, controlar e otimizar as ligações conseguem cuidar melhor do seu caixa com a redução de custos que poderiam ser evitados.

Quais os principais problemas de não ter uma gestão de telefonia empresarial?

Tem dúvidas se vale a pena rever o seu plano de telefonia? Então, confira a seguir alguns dos principais problemas de quem não leva o assunto a sério.

Falta de visão dos gastos em tempo real

Quem não se preocupa em avaliar o plano de telefonia adequado para o seu negócio, pode estar dando bobeira pagando faturas mais caras.  E estes custos podem representar um valor significativo no caixa, os quais poderiam ser utilizados como investimento em outras atividades da empresa.

Serviços de má qualidade

Um plano de telefonia ruim pode comprometer a produtividade da sua equipe.  Nestes casos são comuns ligações incompletas, ruídos e pacotes de minutos limitados que não atendem o que a sua empresa realmente precisa para operar de forma eficiente.

Impactos na comunicação com os clientes

O telefone é essencial para conversar com clientes e parceiros no dia a dia, e um serviço ruim pode impactar diretamente nas vendas e gerar uma dor de cabeça desnecessária. A falta de uma gestão adequada pode comprometer toda a comunicação empresarial com reflexos no seu lucro no fim do mês.

Atendimento ruim

Além de contratar um plano ruim, você pode ter dor de cabeça para falar com a operadora para resolver a situação! Muitas vezes o atendimento é de péssima qualidade, demorado e faz você perder um tempo precioso do seu dia.

Cobranças indevidas

Não duvide que o que já tá ruim pode piorar em alguns casos! É bastante comum reclamações de serviços que foram adicionados na fatura sem a autorização. Um desgaste que poderia ser evitado, não é mesmo?

Como ter uma gestão de telefonia empresarial eficiente?

Agora que você entendeu a importância da gestão de telefonia empresarial, vamos mostrar como a sua empresa pode contratar o plano ideal, de forma prática, econômica e eficiente.

Conheça o seu perfil de consumo do seu negócio

Para ter uma gestão de telefonia empresarial eficiente é preciso antes de tudo entender o perfil de consumo da sua empresa. Para isso, avalie os pontos a seguir antes de escolher um plano:

• A sua equipe precisa utilizar o telefone para quais situações?
  • Todos os colaboradores precisam de uma linha disponível ou apenas algumas pessoas específicas para o atendimento ao cliente?
  • Sua empresa precisa realizar ligações para outros estados ou países?
  • O pacote de telefonia que você possui realmente tem um bom custo-benefício e qualidade?

Responder essas questões é de suma importância para evitar futuras dores de cabeça com serviços que não atendem à necessidade da  sua empresa.

Confira as faturas mensalmente

Sempre confira as faturas do seu plano de telefonia de forma minuciosa para ver se os valores praticados estão dentro do combinado e se não houve cobrança de algum serviço não prestado.

Deixar os pagamentos no débito automático nem sempre é um bom negócio, pois você perde este monitoramento das cobranças por meio de informações mais detalhadas. Então fique de olho e não cometa este erro!

Oriente a equipe

Verifique se os aparelhos estão sendo utilizados adequadamente e oriente a sua equipe em relação às boas práticas para economizar nas ligações. Também peça um feedback aos seus colaboradores se o plano contrato é bom e não interfere no desempenho de suas atividades.

Reavalie seu plano de telefonia

Após verificar todos os pontos levantados acima, é hora de reavaliar se o plano de telefonia contrato atende as necessidades do seu negócio e se o valor cobrado é justo. O ideal é realizar pesquisas de outras opções disponíveis no mercado para comparar os orçamentos e serviços oferecidos.

Precisa de ajuda para escolher o plano certo?

Com a CDL/BH, você pode reduzir em até 35% os custos com telefonia móvel da sua empresa e tem uma gestão muito mais eficiente com o CDL Móvel. Os benefícios para o seu negócio são muitos, confira os principais:

• Controle total das linhas e dos gastos em tempo real;
  • Faturas auditadas para pagar apenas pelo que foi contratado;
  • Liberdade para escolher a quantidade de linhas que precisa e customize de acordo com a sua necessidade (Ex: dados, horário para utilização, serviços que estarão disponíveis);
  • 24 meses sem reajustes na sua fatura e dor de cabeça com cobranças indevidas.

Para solicitar uma proposta para a sua empresa, acesse o site da CDL e conheça todas as vantagens de ser um associado!