Energia solar: uma excelente alternativa para economizar na conta de luz

A conta de luz está mais cara desde o início de junho deste ano, e não é à toa. O Brasil passa por uma das piores crises hídricas da história, o que torna a produção energética mais difícil e cara no país. De acordo com o Sistema Nacional de Meteorologia, a previsão de chuvas está abaixo da média até setembro e os Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, estão em alerta, já que concentram as grandes hidrelétricas do país.

Diante desse cenário, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou o reajuste na bandeira tarifária vermelha patamar dois – valor extra de R$6,24 para cada 100 kWh de energia consumidos;  que acarretará alta de 52%.

Com os preços da energia elétrica subindo, consumidores e empresários estão à procura de alternativas mais baratas e acessíveis para reduzir os custos. E entre as melhores alternativas para economizar a longo prazo, além de ser sustentável, está a energia solar. Confira todos os benefícios para o seu negócio!

Você sabia que Minas Gerais é o estado que mais utiliza energia solar?

Minas Gerais tem aproveitado bastante essa fonte renovável de energia Prova disso, é que  o estado vem se destacando na chamada geração fotovoltaica distribuída, possuindo o maior número de micro e mini usinas de energia solar instaladas nos telhados das residências e empresas.

O estado ultrapassou a marca de 1 gigawatt (GW) de potência instalada de geração distribuída (GD), de energia solar fotovoltaica. É hoje líder no segmento e o responsável por 18% de todo o potencial instalado no país, com 844 cidades abastecidas por geração própria de energia.

Os números altos se devem ao fim da cobrança dobrada de imposto da energia solar,como incentivo, e também graças ao fator climático, já que Minas Gerais tem sol praticamente o ano inteiro.

Energia fotovoltaica: entenda melhor o que é

A energia solar fotovoltaica é a eletricidade gerada diretamente por placas solares que captam a luz do sol durante o dia e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Sua produção é feita em grandes usinas solares ou em mini projetos instalados em estabelecimentos comerciais ou residenciais.

Qual a diferença entre energia solar térmica e fotovoltaica? A principal diferença entre as duas tecnologias é que a energia solar fotovoltaica gera eletricidade e a energia solar térmica é destinada ao aquecimento.

Quais os benefícios de utilizar energia solar?

São inúmeros os benefícios econômicos proporcionados pela energia solar. Com um sistema fotovoltaico, é possível reduzir a conta de luz em até 95%, já que ele pode gerar energia solar suficiente para atender todo o imóvel. É uma economia expressiva, especialmente quando a energia elétrica sofre aumentos constantes.

Aproveite a Geração Distribuída de Energia

Outra vantagem é que, se o local estiver gerando mais energia do que consumindo, a energia extra é repassada para a rede distribuidora em forma de créditos de energia (em kWh), que poderão ser utilizados em até 60 meses.

Se o consumidor preferir, pode transferir os créditos para outro endereço, desde que o imóvel existente no local também esteja ligado à mesma rede concessionária e registrado no mesmo CPF ou CNPJ.

A geração distribuída vem se consolidando no mundo como uma das formas mais inteligentes de se produzir energia, então fique atento a essa oportunidade e a todas as vantagens para o seu negócio.

Investir em energia solar está bem mais acessível

Atualmente, o preço dos equipamentos caiu quase 90% por causa de facilidades dadas pelos governos. Além disso, há mais de 70 linhas de crédito (públicas e privadas) disponíveis no mercado, facilitando ainda mais a compra das soluções.

O retorno sobre o investimento é considerado rápido e atrativo: em média 4/5 anos. Soma-se a isso o fato de que a vida útil dos painéis solares é longa – até 25 anos com eficiência de 80% – , o que acaba sendo um diferencial de valorização caso o imóvel precise ser vendido ou alugado. A manutenção é simples, exige apenas uma limpeza dos painéis de seis meses a um ano.

A ótima relação custo-benefício que a energia solar oferece vale para diversos segmentos, inclusive o de condomínios, já que essas edificações podem se tornar uma unidade geradora de energia, possibilitando o retorno do investimento de forma mais rápida.

Avalie os custos com a energia elétrica

Vale ressaltar que as despesas com as contas de energia elétrica podem ser significativas, dependendo do setor de atuação da empresa. Por isso, é preciso estar atento a algumas ações e alternativas que podem ajudar a aliviar os custos do seu negócio, melhor ainda se for a longo prazo.

Com o objetivo de conscientizar sobre o consumo de energia elétrica, em meio ao cenário de escassez hídrica – o pior em 91 anos –, a ANEEL lançou a campanha “Energia elétrica: se desperdiçar, vai faltar”. Para saber mais ou conferir outras ações que podem ajudar a diminuir os custos na sua empresa ou na sua casa, acesse o site www.consumoconscienteja.com.br.

Precisa de ajuda para  economizar na sua conta de luz?

Através da parceria da CDL/BH com a Cemig SIM, você pode contratar Energia Solar por assinatura, e ter uma redução de até 22% na sua fatura sem ter que investir nada. Além de economizar, você estará fomentando a geração de energia 100% limpa e sustentável.

Para contratar o nosso serviço de desconto na tarifa, não tem nenhum custo. Você paga apenas os serviços contratados mensalmente através da fatura de energia da SIM que chegará ao final de cada faturamento. Podem aderir o serviço todas as pessoas físicas e jurídicas (CPF ou CNPJ), clientes de baixa tensão e titulares da fatura de energia da Cemig que sejam associados da CDL/BH. Para entender melhor como funciona e todos os benefícios,  acesse o nosso site e preencha o formulário, que encontraremos em contato em breve.