O comportamento do consumidor mudou: sua empresa está preparada?

A pandemia da COVID-19 acelerou e muito a transformação digital dos negócios, concorda? Muitas empresas que não tinham presença online tiveram que se adaptar ao novo comportamento do consumidor para diminuir os impactos financeiros.

De acordo com a pesquisa realizada pela Nielsen, os consumidores tendem a se comportar de diferentes maneiras de acordo com as etapas e picos do vírus no país,  tais como:

• Aumento das compras pela internet e diminuição das visitas em lojas físicas;
  • Aumento do interesse por produtos relacionados a saúde e bem-estar; melhorias e reformas na casa e móveis de escritório;
  • Prioridade aos produtos essenciais devido a instabilidade financeira.

Para acompanhar essa nova jornada de compra dos clientes – do ambiente físico para a internet intensificado por conta do isolamento social; vamos te ajudar a compreender neste post o comportamento do novo consumidor e como a sua empresa pode se adaptar a ele.

O que é comportamento do consumidor?

O comportamento do consumidor diz respeito ao modo como as pessoas tomam decisões sobre o que compram, o que querem e o que precisam. Após adquirir o produto ou serviço da sua empresa é importante observar também como elas reagem e se a expectativa foi atendida  em relação a sua marca.

Conhecendo este novo comportamento do consumidor é possível identificar oportunidades de melhorias para o seu negócio e avaliar ações que podem ser realizadas para impactar positivamente o seu faturamento.

Para facilitar este processo de entendimento e definição das estratégias, o marketing é de suma importância para definir formas adequadas de captação de clientes pela internet nos canais mais acessados pelo seu consumidor.

Por que você precisa entender quem é o seu consumidor?

Entender quem é o seu consumidor é fundamental para direcionar todas as estratégias e esforços de marketing, vendas e atendimento, sabia? Afinal,  para solucionar um problema de uma pessoa, você precisa entender primeiramente o que ela precisa para depois oferecer uma solução!

Somente assim a sua empresa será mais assertiva ao definir qual tipo de produto ou serviço é ideal para o seu perfil de consumidor. E não para por aí! Você também consegue definir quais são as redes sociais mais acessadas por eles para divulgar os seus produtos, e os melhores formatos de conteúdo para despertar o interesse do seu público.

Por exemplo: seu cliente pode preferir mensagens por whatsapp ou vídeos para ficar por dentro das novas promoções, do que receber uma ligação porque acha invasivo.

Saiba como conhecer melhor o perfil do seu consumidor.

A melhor maneira de você entender o seu consumidor é justamente conversando com ele e/ou analisando o seu banco de dados.

novo consumidor

Estratégias de vendas e de marketing

As estratégias de vendas mais eficientes são aquelas que se preocupam em criar campanhas personalizadas. Ou seja, a sua equipe de vendas e de marketing precisam estar alinhadas em relação às melhores formas de prospecção e abordagem.

Considerando que o comportamento do consumidor muda de acordo com o produto, é preciso se aprofundar ao máximo nos dados disponíveis para saber no que investir e quanto investir em cada ação.

Entenda as tendências da comunicação

Os consumidores estão adotando cada vez mais novas formas de interagir por meio da tecnologia, para tomar decisões de compra. Atender e superar essas expectativas é o grande diferencial para manter o seu negócio competitivo.

Veja alguns dados abaixo:

novo consumidor

Não basta abrir contas em várias redes sociais se você não consegue realizar a produção de conteúdos para todas elas com frequência e relevância. Além dos posts orgânicos, é essencial que a sua empresa separe uma parte do orçamento para investir em anúncios para ter mais visibilidade.

Muitos sites de empresas não estão com informações atualizadas, são lentos no carregamento ou não são responsivos (adaptados para as telas de celulares). O grande acesso por smartphones oferecem mais conveniência aos consumidores e é natural que eles esperem o mesmo nível de praticidade e rapidez de acesso nas plataformas.

Novos tempos, novos hábitos!

O novo consumidor está cada vez mais exigente e quer mais facilidade no seu dia a dia. Ele  tem o poder de decidir o que quer, quando quer e como receber.

Então se a sua empresa não tem uma presença online e não se preocupa em oferecer uma boa experiência de compra, cuidado. Hoje o seu consumidor vai atrás de um concorrente com apenas um clique.

Se quiser saber mais sobre o assunto, convidamos você a ouvir o podcast do Programa “Conecta Mente”, com a participação do fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, para falar sobre as mudanças nos hábitos de consumo e sobre as perspectivas desse “novo cliente”. Ouça agora o programa completo!