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Vendas online: Prepare a sua empresa para vender melhor durante o período da pandemia da COVID-19

A pandemia da COVID-19 trouxe uma turbulência para o mundo dos negócios e, infelizmente, ainda não tem previsão para acabar. Estamos todos na expectativa de retornar plenamente às nossas atividades de trabalho e de lazer, sem  colocar em risco à nossa saúde e de quem amamos. Entretanto, isso só será possível quando o país tiver acesso às vacinas para proteger toda a população e principalmente àqueles que se encaixam no grupo de risco.  

O estado de Minas Gerais vinha sendo exemplo em relação às medidas de prevenção da doença e, com isso, conseguiu manter por um período baixas taxas nos índices de mortalidade e transmissão. Muitos estabelecimentos comerciais fizeram e estão fazendo a sua parte,  seguindo os protocolos de saúde para garantir a segurança da sua equipe e de seus clientes. Assim, como muitos consumidores também têm contribuído com as ações de prevenção para evitar o contágio. 

No entanto, estamos presenciando um “relaxamento” de muitas pessoas através de aglomerações, falta do uso máscara, medidas de higienização, entre outras medidas que contribuíram para a volta do alto número de transmissões da COVID-19 no estado.  Por este motivo, é importante que todos façam a sua parte para que possamos enfrentar e superar essa pandemia o quanto antes. 

Diante deste cenário de crise e de constantes adaptações, foram os pequenos negócios os que mais sentiram os impactos da pandemia. Porém, têm se destacado aquelas empresas que já vinham se adequando ao mercado digital ou que criaram alternativas rápidas e criativas para continuar atendendo os clientes. Melhor ainda quando são utilizadas de forma criativa para se destacar dos concorrentes e chamar a atenção do seu público. 

Qual a importância do marketing digital? 

O marketing digital tem se mostrado crucial no enfrentamento desses desafios da pandemia da COVID-19, uma vez que os canais de comunicação on-line para a venda de produtos e serviços contribuem significativamente na diminuição dos impactos sobre as vendas e consumos que antes exigiam a presença física como única alternativa de venda. 

Nesse sentido, para auxiliar os empresários na construção de um relacionamento saudável e contínuo com os clientes, é necessário avaliar quais recursos, canais e conteúdos são os mais adequados para oferecer os serviços e/ou produtos da empresa aos consumidores. As ferramentas digitais, quando bem utilizadas, podem ajudar consideravelmente no faturamento da empresa e no bom desempenho do negócio.

De acordo com o levantamento da empresa de inteligência de mercado Neotrust, 24% dos consumidores fizeram uma compra online pela primeira vez no período da pandemia. O faturamento das vendas pela internet no segundo trimestre de 2020 teve uma alta de 104% em relação ao mesmo período de 2019. 

Vendas online: confira algumas dicas para a sua empresa vender melhor 

1) Utilize o WhatsApp Business para facilitar a comunicação

O WhatsApp se tornou uma das ferramentas mais importantes e essenciais na rotina das pessoas, quando trata-se de informação rápida e em tempo real. Além disso, representa uma economia com a diminuição de ligações, uma vez que o assunto pode ser tratado facilmente por este canal. 

Dicas:

  • Defina o responsável pelo atendimento no whatsapp e fique atento ao tempo de resposta;
  • Coloque uma imagem  que represente bem a sua empresa (Ex:logotipo);
  • Preste atenção em relação à comunicação, ortografia e cordialidade (Ex: erros de português e rispidez nas respostas podem prejudicar a sua imagem).
  • Programe mensagens automáticas (Ex: quando o cliente realizar o primeiro contato, recebe uma mensagem falando que em breve será atendimento, reforçando o horário de atendimento);
  • Evite listas de transmissão e envie conteúdos personalizados de acordo com o perfil de compra do seu cliente. 

2)Invista nas redes sociais  em que o seu público está mais presente 

Para saber em qual rede social investir, é preciso conhecer primeiramente o perfil dos seus clientes. Não adianta estar presente em todos os canais sem uma estratégia bem definida, conteúdos relevantes e contínuos. 

Dicas:
– Faça uma pesquisa para verificar qual rede social seus clientes mais acessam (o Instagram, por exemplo, tem sido uma das melhores ferramentas para o setor de moda);
– Defina o seu estilo de comunicação (descontraído ou mais sério);
– Faça postagens regulares, mas não venda apenas o seu produto. É importante investir em conteúdos de topo de funil, meio e fundo de funil;
– Segmente seus clientes e impulsione algumas postagens, vale a pena para melhorar o seu alcance;
– O Tik Tok teve um aumento de acessos significado durante a pandemia, explore a ferramenta e crie vídeos criativos para compartilhar com seus clientes. 

3) Automatize o atendimento da sua empresa

Caso a sua empresa tenha um grande número de clientes, está na hora de investir um pouco mais e automatizar os processos para ganhar eficiência nas demandas e oferecer um melhor atendimento. O chatbot é um programa de computador capaz de simular uma conversa natural entre a sua empresa e o cliente.

Dicas:

  • Avalie qual é o canal de comunicação mais eficaz para implementar o bot em sua empresa (Ex: site, facebook);
  • Monitore o fluxo das conversas e identifique oportunidades de melhorias;
  • Identifique em qual estágio do funil seu cliente está para direcionar o atendimento;
  • Direcione o atendimento para a sua equipe só após obter as informações necessárias e ganhe tempo e uma melhor produtividade.

4)Amplie seu alcance com plataformas de venda online 

Outra alternativa para auxiliar no crescimento das vendas é investir no e-commerce e/ou realizar anúncios em plataformas terceirizadas. A definição da melhor estratégia vai depender do porte da sua empresa e condições de investimento.

Dicas:

  • Conheça o Clube de Vantagens da CDL, uma plataforma para ajudar os associados a anunciar produtos e serviços de um jeito simples, e custo zero;
  • Conte com um  sistema de logística confiável e eficiente para ajudar na distribuição de seus produtos;
  • Implemente um sistema de gestão para auxiliar no controle dos pedidos e estoque;
  • Busque por  profissionais qualificados e consultorias gratuitas para te apoiar na implementação de um e-commerce. 

5) Preste atenção na experiência dos clientes em seus canais de comunicação

Tudo o que estiver disponível na web deve ser atraente e funcionar da melhor forma possível. Afinal, os canais digitais servem como vitrine para a divulgação de seus produtos e serviços. Caso ele tenha uma experiência negativa, dificilmente ele voltará a acessar o seu site ou redes sociais.

Dicas:

  • Verifique se o seu site é responsivo, pois a maioria dos acessos realizados pelos consumidores são feitos hoje pelo celular; 
  • Preste atenção no tempo de abertura das páginas, é comum encontrar sites lentos que fazem o cliente perder o interesse;
  • Utilize imagens com tamanho adequado para a leitura e cores adequadas para facilitar a leitura;
  • Tenha informações claras e precisas sobre a sua empresa e o que ela faz;
  • Produza conteúdos relevantes e interativos nas redes sociais para melhorar o engajamento;
  • Fique de olho no mercado e nas boas práticas adotadas pelos seus concorrentes. 

COVID-19: Situação do comércio e soluções da CDL/BH 

Diante o cenário de crise e de prejuízos ao comércio, a CDL/BH lançou o programa Programa É PRA JÁ com objetivo de reunir esforços para ajudar as empresas por meio de parcerias estratégicas para auxiliar na redução de custos, consultorias gratuitas, acesso ao crédito facilitado, entre outras ações importantes aos setores.

Fique de olho nas dicas em nosso blog e nos informativos da CDL!

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