MEI precisa de contador? Conheça as regras e vantagens

A legislação dispensa o MEI de efetuar os registros contábeis, mas existem algumas ações que são mais complexas, e o auxílio de um contador pode ser fundamental para sanar dúvidas e contribuir para uma boa gestão empresarial.

Os profissionais de contabilidade têm um papel fundamental no desenvolvimento das microempresas. Atualmente, as empresas estão demandando profissionais com uma visão mais inovadora, capazes de projetarem cenários e de contribuírem para o  crescimento sustentável dos microempreendedores individuais.

A seguir, você poderá conhecer mais sobre o assunto e entender as regras e benefícios de ter uma contabilidade especializada para o seu negócio. Confira!

MEI precisa de contador

De acordo com a lei, não há obrigatoriedade da contratação de um contador para quem é MEI. Entretanto, por não ter muitos colaboradores (quem é MEI pode ter apenas um funcionário) e ainda ter que cuidar de todos os setores de uma empresa, o auxílio de um bom profissional contábil poderá sanar dúvidas e contribuir para uma boa gestão empresarial.

Benefícios  de um contador para o MEI

A assistência contábil pode evitar falhas e/ou atrasos nas entregas das obrigações fiscais (enquadramento fiscal e análise de imposto de renda, por exemplo). Além disso, pode contribuir com as metas de crescimento da empresa, principalmente pela agilização dos serviços.

Questões importantes como a contratação de um possível funcionário, a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN–SIMEI), a emissão de notas fiscais, baixa no MEI ou possibilidades de obter créditos são algumas das variações de atuação de um contador.

Quando o MEI precisa de contador

Em geral, o MEI precisa de contador nas diversas situações que envolvem as obrigações financeiras da empresa. Um bom profissional de contabilidade pode auxiliar nas seguintes demandas:

Emissão de nota fiscal

O MEI não precisa emitir nota fiscal para pessoa física, mas, em alguns casos, quando se trata de serviço ou produto fornecido à outra empresa, é necessária a emissão desse documento. Nessas horas, pode ser fundamental contar com a ajuda do contador.

Orientar na contratação de funcionários

O contador é importante para dar orientação caso o MEI precise contratar funcionário, garantindo que todos os direitos previstos no regime CLT sejam repassados a ele e organizando o pagamento de todos os encargos referentes à contratação.

Facilitar a obtenção de crédito

O contador pode melhorar as condições de obtenção de linhas de créditos para MEI, ajudando a desenvolver uma boa estratégia de investimento e promovendo o crescimento da empresa.

Identificar, corrigir e prevenir erros

O contador pode dar suporte na prevenção de alguns erros comuns cometidos por quem é microempreendedor, principalmente os que entraram agora nessa categoria. Algumas ações importantes que o profissional de contabilidade pode tomar, são:

• observar os prazos relativos à entrega das declarações e documentos necessários;
  • garantir o preenchimento correto das informações;
  • garantir a coerência entre as informações de bens e rendimentos, da pessoa física e jurídica, evitando problemas com a receita federal.

Dar baixa no MEI

Caso o MEI, por qualquer motivo, encerrar as suas atividades, terá que efetuar o pagamento das parcelas em aberto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e fazer a Declaração de Situação Especial. Com um contador, ele ficará responsável por te auxiliar com essas demandas.

Auxiliar na migração para Simples Nacional

O MEI pode ter que mudar a categoria de sua empresa, migrando para Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).  Essa transição ocorre de forma automática quando o empreendimento não mais se enquadra nos seguintes critérios:

• abrir uma ou mais filiais;
  • participar de outra empresa;
  • ter faturamento superior a R$ 81.000,00 (anual);
  • adquirir um sócio;
  • contratar mais de um funcionário ou pagar salário com valor acima do limite;
  • realizar compras que excedem em 80% o valor do faturamento.

Além de facilitar essa transição, o MEI precisa de contador para assinar toda a documentação contábil e fiscal relativa ao processo.

Quanto custa um contador para o MEI

Quem opta pelo MEI geralmente não tem uma disponibilidade orçamentária tão grande, então uma boa alternativa é a contratação de serviço de contabilidade online.  Efetivamente, o contador online oferece os mesmos serviços de gestão financeira, fiscal e contábil que qualquer profissional com escritório físico fornece.

Faça parte do Sou MEI da CDL/BH

Você, Microempreendedor Individual (MEI), pode contar com a CDL/BH em todos os momentos. A Entidade conta com o Programa “Sou MEI”, uma iniciativa que tem como centro das atenções os Microempreendedores Individuais da capital. O objetivo é que você encontre aqui todo o amparo necessário para a sustentabilidade dos seus negócios.

Nós já identificamos que você enfrenta uma série de desafios todos os dias, desde ações simples como emitir uma nota fiscal, utilização do seu CNPJ no dia a dia até a situações mais complexas como a burocracia para obtenção de crédito, o que os distanciam dos serviços bancários.

Para saber mais informações sobre essa iniciativa, acesse aqui.