Como regularizar a inadimplência do cliente rapidamente?

A inadimplência é algo que tira o sono de muitos empresários. Nessa perspectiva, contar com um alto número de pagamentos em atraso é extremamente prejudicial ao negócio. Esse processo resulta em uma menor disponibilidade de recursos em caixa para bancar os custos fixos e variáveis. Pensando nisso, medidas efetivas devem ser adotadas visando reduzir esse problema no seu empreendimento.

Você quer reduzir a inadimplência, de fato, na sua empresa? Então continue a leitura do nosso artigo até o final para conseguir regularizar a inadimplência. Confira agora!

Planeje o modo de agir

O empresário já enfrenta diversos problemas e obrigações fiscais para manter a sua atividade. Com isso, o esperado é sempre vender ou ofertar os seus produtos e serviços, recebendo o pagamento corretamente. Entretanto, se o comprador por algum motivo deixa aquele débito em atraso, é provável que o comerciante fique em dúvidas de como proceder.

Desse modo, é fundamental ter um bom planejamento para enfrentar situações como essa. Afinal, você, empreendedor, sabe como planejar o seu modo de agir? Em primeiro lugar, vamos destacar que isso é algo bem subjetivo, que varia de pessoa para pessoa. Mas temos uma boa notícia. Veja!

É possível criar métodos e planejamentos que orientarão você a tomar as melhores decisões. Assim, fica mais fácil lidar com situações embaraçosas e mais difíceis. Ter uma regra de conduta é uma das opções para trabalhar com os seus clientes inadimplentes. Defina com a sua equipe como será a abordagem nas cobranças e o pós-relacionamento com esse consumidor.

Desse modo, fica mais fácil encontrar soluções para receber os valores em atraso, respeitando o maior ativo do seu empreendimento: os clientes.

Avise o cliente da inadimplência

Em geral, existem dois motivos que fazem com que o consumidor fique inadimplente: esquecer o prazo de pagamento ou não possuir os recursos para honrar a dívida. Neste tópico, vamos focar especialmente no primeiro problema. Ou seja, a não consciência do débito em atraso.

O que muitos empresários esquecem de fazer é avisar o seu cliente sobre a inadimplência com a empresa. Assim, tudo fica mais difícil. O consumidor fica desinformado do seu atraso e o comerciante deixa de renegociar ou receber os valores da compra. Percebeu como isso é extremamente prejudicial para todas as partes envolvidas?

Dessa forma, não se esqueça de sempre manter o seu cliente informado. Nessa perspectiva existem diferente meios de comunicação que podem ser utilizados. O bom e velho telefone, por exemplo é um deles. Porém, use também e-mail ou até, mesmo, aplicativos de trocas de mensagem. É preciso que a discrição e a educação estejam sempre presentes nessa abordagem.

Terceirize a cobrança para regularizar a inadimplência

A terceirização foi um tema bastante discutido no ano de 2017. Com isso, o seu empreendimento também pode fazer o uso dessa prática. Ao utilizar os serviços prestados por uma empresa especializada, aumentam a chances de regularização da inadimplência. Isso ocorre porque há um maior profissionalismo e expertise em tratar os clientes com débito com essas companhias.

Vamos listar alguns dos inúmeros benefícios em terceirizar a cobrança da inadimplência. Confira!

•maior foco dos colaboradores para as atividades-fim da empresa;

•redução de custos;

•análise estratégica para a cobrança dos clientes inadimplentes;

•maior profissionalismo na abordagem e relacionamento.

Um problema que surge durante a definição entre terceirizar ou manter uma equipe própria é o custo. Por isso, não tenha dúvidas que existem diversas opções e valores entre as empresas prestadoras desse serviço. Se a sua empresa tem 100 clientes inadimplentes ou 1.000, existe uma possibilidade de acordo com as necessidades de cada empreendimento.

Desse modo, analise, planeje e verifique qual a melhor estratégia para a sua empresa. Contar com a expertise de profissionais pode otimizar as suas atividades. Assim, sua marca pode focar mais no seu core business.

Seja educado ao fazer as cobranças

Como já foi dito, o modo de agir é preponderante para uma boa negociação. Nessa perspectiva, ter um bom relacionamento e ser educado é fundamental para encontrar uma solução com os seus clientes inadimplentes. A cordialidade e o profissionalismo são as bases de qualquer relação comercial.

Desse modo, seja sempre proativo e educado ao cobrar os valores em atraso. Entender as dificuldades e propor saídas para o seu consumidor é o que torna uma negociação efetiva.

Toda empresa possui compradores com dívidas e problemas no pagamento. O que faz uma companhia vitoriosa e respeitada pelo seu público é ser educada com o seu cliente. Pense nisso!

Use a tecnologia a seu favor nas cobranças

Existem diversos softwares e ferramentas que auxiliam os empresários a lidarem com os clientes inadimplentes. Nesse cenário, implementá-los nos processos internos pode ser uma estratégia vencedora. Imagine que uma empresa anote os dados de clientes e das compras em cadernetas de papel.

Não é preciso ser um hábil gestor para saber que isso pode dar uma baita dor de cabeça e permitir um controle ineficaz dos compradores em atraso.

Por isso, não fique na dúvida. Procure ferramentas tecnológicas que possibilitem um gerenciamento eficaz dos clientes, com débitos ou não. Assim, sua marca aumenta consideravelmente as taxas de sucesso na negociação com os compradores inadimplentes.

Envie mensagens de texto para alertar os seus clientes

Já é bastante conhecido que prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo? Nas práticas comerciais, não é diferente. Por isso, manter o seu cliente informado das datas de vencimento do pagamento é fundamental.

Com isso, uma forma prática, rápida e bem utilizada são as mensagens de texto. Desenvolva com seus colaboradores programas mensais de abordagem e informação aos compradores das datas corretas de pagamento. Assim, é possível até mesmo estreitar as relações com os seus clientes e melhorar o pós-venda.

A inadimplência é algo que pode gerar bastante estresse e frustração. Por isso, você, empresário, deve direcionar os seus esforços para reduzir essa problemática no seu comércio. Planejamento e educação são fatores primordiais para quem quer saber lidar com os clientes em atraso.

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