Toda empresa procura executar suas atividades e ofertar produtos obtendo lucros com sua estratégia comercial. Afinal, ter um bom capital de giro e um caixa saudável são requisitos indispensáveis para quem deseja conquistar o sucesso.
Entretanto, em muitos casos existem atrasos ou mesmo o não pagamento da dívida por alguns clientes. Em outro sentido, podem existir práticas abusivas e ou uma cobrança indevida por parte da loja.
Com isso, o relacionamento cliente-empresa é prejudicado e gera inúmeros prejuízos ao seu empreendimento. Nessa perspectiva, é preciso ter muita atenção e orientar os processos internos da sua empresa para evitar casos de cobrança indevida.
Quer entender por que esse fato acontece e como evitá-lo na sua loja? Então continue a leitura deste post!
O que é e por que acontece?
Atualmente, grande parte dos comércios conta com softwares de gestão como o Enterprise Resource Planning (ERP). Todavia, é preciso ressaltar que somente a instalação de uma ferramenta tecnológica não é algo que determinará a perfeição na execução das atividades.
Além de implementar um bom software, é preciso contar com uma equipe de assistência especializada para evitar possíveis problemas operacionais da plataforma.
É nesse quesito que chegamos na relação entre os sistemas e a cobrança indevida, pois pode ser que o seu software gerencial esteja com informações desatualizadas e envie mensagens de cobranças aos seus clientes.
Vamos ilustrar uma situação para facilitar o entendimento da situação. Imagine que um comércio conte com uma plataforma ERP. Devido a uma desatualização de informações, houve a emissão de boletos de cobrança para alguns clientes que já tinham quitado suas dívidas.
É perceptível como isso gera um grande desconforto e prejuízos ao seu consumidor, além de transparecer uma falta de organização da sua empresa. Por isso, ter um sistema bastante eficiente e com informações atualizadas constantemente minimiza as chances de cobranças indevidas. Pense nisso!
Como a cobrança indevida pode prejudicar a sua empresa?
Já mencionamos aqui alguns dos problemas que o seu comércio pode passar por realizar uma cobrança indevida. Agora vamos destacar mais alguns dos malefícios decorrentes dessa prática. Confira!
Reclamações do cliente
Ter um cliente engajado e contente com os produtos ou serviços oferecidos é quase um mantra a ser seguido. Entretanto, todas as ações e os projetos envolvidos no negócio para tornar isso possível podem ir por “água abaixo” por um problema como a cobrança indevida.
Reclamações não são fatos que deixam os empresários contentes, mas são um feedback muito importante para orientar a tomada de decisões e promover ações que consigam consertar os problemas relatados.
Ações judiciais
É preciso ressaltar que a cobrança abusiva é crime, previsto no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Com isso, o cliente pode acionar judicialmente ações de reparo por danos morais. Isso é algo muito prejudicial para um comércio, além de gerar custos extras com assessoria jurídica.
Sendo assim, é bem melhor prevenir e ser cauteloso nos processos de cobrança para evitar problemas nas esferas cíveis e criminais, não é mesmo? Fique atento a isso!
Multa do Procon
O Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Procon) é um órgão que está presente em vários estados da federação, e tem por função solucionar os conflitos que ocorrem entre os clientes e as empresas. Além de servir como uma ouvidoria, ele pode aplicar multas quando há o descumprimento dos direitos e das garantias previstas no CDC.
A aplicação de multas é proporcional aos danos causados, e outros fatores também são analisados na determinação da quantia a ser paga. Se o empresário não quitar o valor da multa, ela é incluída na dívida ativa do negócio. Ou seja, o empreendedor enfrentará problemas na aquisição de financiamentos bancários e programas do governo caso não honre os seus pagamentos.
Quais são os direitos do consumidor?
Como já foi dito, o CDC é o instrumento que garante e resguarda o consumidor dos seus direitos — e também dos seus deveres. Por isso, listamos alguns pontos importantes sobre as implicações legais da cobrança indevida.
Recebimento em dobro dos valores eventualmente pagos para limpar o nome
Caso não haja um bom gerenciamento na sua empresa, pode ser que a cobrança efetuada faça com que o cliente seja incluído nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC – Serviço de proteção ao crédito. Assim, ele sofrerá diversas restrições financeiras.
Um fator que muitos empresários não sabem é que eles podem ser responsabilizados pela cobrança indevida. Dessa forma, todos os gastos, juros e multas que são pagos pelo cliente para ser retirado da lista de compradores inadimplentes podem ser ressarcidos em dobro.
Danos morais em caso de cobrança indevida ou inscrição indevida
Na esfera judicial, o consumidor pode entrar com uma petição pública ou uma ação para reparar os danos morais de uma inscrição indevida nos órgãos de proteção ao crédito. Afinal, o cliente não tem culpa da desorganização administrativa da loja que incluiu seu nome por uma compra em que ele não está devendo.
Esse é mais um dos prejuízos decorrente de uma cobrança indevida — que é ruim para ambas as partes. Você percebeu como ela pode afetar de maneira negativa a sua empresa e a relação com o seu cliente?
Como a empresa deve se portar diante dessa situação?
Esse questionamento é bastante importante. Em primeiro lugar, buscar uma solução amigável e compreender o que o cliente exige é o passo mais importante. Se isso for possível, não esqueça de transparecer o respeito e se desculpar com ele, além de assegurar que não vai mais haver esse tipo de falha.
Outro passo fundamental é entender que falhas estão provocando as cobranças indevidas. São problemas dos colaboradores ou dos sistemas? A partir dessa definição, é possível implementar medidas para minimizar essas ocorrências.
Quais são as melhores formas de evitar essas ocorrências?
Prevenir é sempre a melhor solução. Procure treinar os seus colaboradores para mitigar chances de erros no seu comércio, reduzindo novos casos de cobrança indevida e mostrando o grau de profissionalismo do seu negócio.
Gostou do nosso artigo sobre cobrança indevida? Então que tal conferir 5 cuidados para que a sua empresa não pratique cobranças abusivas? Não perca tempo!