Como está o engajamento das redes sociais da sua empresa? Para ter uma melhor interação, visibilidade e retorno em vendas é preciso entender em qual mídia o seu público está mais presente e qual a melhor forma de estabelecer conexões. Afinal, negócios são feitos de relacionamentos e você precisa direcionar da melhor forma possível os conteúdos e investimentos em marketing.
Sabemos que muitas micro e pequenas empresas contam com uma equipe reduzida e orçamentos restritos, então os gestores optam por fazer o próprio gerenciamento das suas mídias sociais. Outras já têm mais condições de investimento e contratam profissionais especializados, seja por meio de um departamento de marketing interno ou através da terceirização deste trabalho.
Pensando neste cenário, este artigo tem como objetivo orientar empresários que realizam a própria gestão de suas redes sociais e para aqueles que precisam orientar melhor a sua equipe. Vamos esclarecer conceitos e características de cada mídia social para que sejam avaliados se a sua empresa está no caminho certo e o que pode melhorar em sua presença digital!
Qual a diferença entre redes sociais e mídia social?
É bastante comum as pessoas acharem que mídia social e rede social são a mesma coisa. Mas não são! Quando falamos em redes sociais associamos rapidamente as plataformas online, como o Facebook e Instagram. Mas na verdade as redes sociais possuem um conceito mais abrangente, dizem respeito às interações e conexões que acontecem entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham interesses, laços afetivos e familiares. Podem ocorrer tanto no ambiente virtual quanto no offline.
Já as mídias sociais são as plataformas utilizadas por essas “redes sociais” para compartilhar conteúdo e informações. Podemos citar como exemplos o Youtube, Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, dentre outros canais de comunicação. Portanto, podemos considerar que toda mídia social é também uma rede social!
Conheça melhor as características de cada rede social
Os internautas brasileiros estão entre os que mais acessam as redes sociais no mundo. Então, quando o assunto é marketing digital, é fundamental conhecer as características de cada mídia social, levando em consideração o seu segmento de atuação para alcançar da melhor forma o seu público de interesse.
Exemplos:
- Se você tem uma loja de roupas, o Instagram e o Facebook são excelentes opções.
- Se a sua empresa é da área de TI, o Twitter pode ser uma boa opção.
- Se você tem um restaurante, pode explorar vídeos no YouTube e imagens no Instagram.
- Se a sua empresa atende outras empresas, pode focar Linkedin ou Instagram.
Conheça melhor sobre as mídias sociais mais utilizadas no Brasil:
Cada uma das mídias sociais possui funcionalidades específicas e uma comunicação própria. Sua empresa pode estar presente em mais de uma, desde que realize postagens regulares e mostra-se ativa aos usuários. Saiba mais abaixo:
Existem duas possibilidades de uso do Facebook, uma por meio de um perfil pessoal e outra por meio de uma FanPage. O primeiro trata-se de um perfil comum, usado pela maioria dos internautas para conversar com amigos e familiares. Já a FanPage é como se fosse um perfil exclusivo para empresas, em que as pessoas podem curtir a sua página, sem a necessidade de enviar solicitações de amizade.
É comum microempreendedores realizarem a divulgação da sua empresa em contas pessoais. Mas o ideal é que a empresa tenha uma conta profissional (FanPage) para publicar conteúdos relativos apenas ao seu negócio. O compartilhamento dessas informações pode ter uma comunicação mais informal e descontraída, vai depender do perfil da sua empresa.
O que você pode explorar:
- Mais da metade do público tem entre 18 e 34 anos;
- Possuir o Facebook Business;
- Comunicação simples e descontraída;
- Permite alta interação com o público;
- O conteúdo pode ser diversificado: textos, banners e vídeos;
- Anúncios e campanhas por meio do Facebook Ads que podem ser direcionadas para o seu público de interesse.
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. Muitos internautas com o perfil mais jovem já estão deixando de acessar o Facebook para utilizar apenas o Instagram. E em meio a tantos usuários, essa mídia social é um ótimo espaço para explorar campanhas direcionadas e imagens.
O que você precisa saber:
- 70% das empresas já possuem o próprio perfil;
- Tem a opção de perfil comercial ou criador de conteúdo;
- Faça postagens regulares e não fale apenas de seu produto;
- O uso de hashtags são importantes para suas postagens;
- Imagem é tudo, selecione fotos bonitas e evite poluição visual no seu feed;
- Procure responder todos os comentários em sua página;
- Pode ser integrado ao Facebook para realizar anúncios e campanhas.
O Twitter foge um pouco das redes tradicionais mais conhecidas, mas tem crescido bastante entre o público jovem que busca notícias rápidas e objetivas. Sua característica mais representativa é o fato de que suas postagens, os tweets, são limitados a apenas 280 caracteres.
O que você precisa saber:
- Grande acesso do público jovem;
- Humor e memes são bastante utilizados;
- Textos curtos e objetivos;
- Também permite agendar os tweets;
- Permite o rastreio de tópicos de interesse;
- Alto potencial de viralização de conteúdos.
Youtube
Os vídeos possuem um grande número de acessos, dos mais diferentes perfis e de diversos tipos de conteúdo, como tutoriais, receitas e cursos. E as pequenas empresas podem ampliar seu alcance sem se preocupar em produzir um vídeo perfeito se não tiverem condições de investir em uma produção mais elaborada.
Usar o youtube é uma forte estratégia de marketing digital porque muitas buscas feitas através do google retornam em vídeo, ou seja, demonstra a preferência das pessoas em consumir informação em formato de vídeo.
O que você precisa saber:
- Público diversificado;
- Rede social de entretenimento;
- Alto volume de tráfego;
- Atenção ao tom de voz e roteiro para chamar a atenção;
- Conteúdos diversos;
- O tempo do vídeo é flexível, depende do perfil do público.
Linkedin
O Linkedin é uma excelente rede social para donos de empresas e profissionais que buscam encontrar conteúdos de altíssima qualidade e discussões bem pertinentes. É um ambiente com uma linguagem mais formal, que você pode explorar para divulgar o que você faz e estabelecer conexões com muitos outros negócios.
O que você precisa saber:
- Rede social profissional;
- Mostre seu profissionalismo e crie autoridade;
- Contribui para o fortalecimento da marca e o que a sua empresa faz;
- Oportunidade para prospectar parcerias;
- Permite a publicação de artigos e textos mais longos;
- Ótimo lugar para prospectar novos colaboradores para o seu negócio.
O conteúdo foi útil para você?
Tenha também consciência de que o trabalho é árduo e muitas vezes de longo prazo para atingir resultados satisfatórios. O importante é começar, testar diferentes tipos de conteúdos e ir aperfeiçoando as ações!