Queima de estoque: o que é e qual a melhor forma de fazer

Sua empresa sabe a melhor forma de realizar uma queima de estoque? Esta ação pode gerar muitas dúvidas, já que é necessário estimular a saída rápida dos produtos de forma rentável e sem prejuízo financeiros. 

Uma boa gestão de estoque exige um bom gerenciamento de compras, controle eficiente de entradas, armazenagem e vendas, com o objetivo de entender toda a movimentação do ciclo da mercadoria. 

O excesso de peças no inventário, a troca de estação ou meses do ano com baixa em vendas, são ótimas oportunidades para você investir em uma ação para queima de estoque na sua loja. Confira abaixo  dicas importantes para evitar produtos parados!

Primeiro: entenda melhor o que é gestão de estoque

O controle de estoque é uma atividade crucial para o sucesso de qualquer empresa. Isso porque o gestor consegue acompanhar a previsão de demanda e ter maior previsibilidade de consumo para saber e quando adquirir mais matéria-prima.

Mas é comum, infelizmente, que essa atividade seja reduzida a um mero checklist e com isso os gestores não conseguem ter uma gestão eficiente. Sistemas de controle de estoque podem ajudar na organização dos processos, melhor cumprimento dos prazos de entrega e na rentabilidade do negócio. 

Confira os principais benefícios:

  • Contribui para a tomada de decisão dos gestores; 
  • Monitora os produtos que entram e saem da loja;
  • Determina o momento certo para a compra;
  • Dimensiona a quantidade necessária de produtos;
  • Evita vencimentos e perdas;
  • Melhor controle de prazos de entrega e satisfação dos clientes. 

Como o controle do estoque pode influenciar no caixa

O estoque nada mais é que um dinheiro estagnado na empresa. O empresário deve investir  o seu dinheiro, comprando itens com antecedência, comprando à vista e ganhando descontos ou aplicando este recurso para ter um fluxo de caixa.  

Afinal os produtos e insumos de produção que não estão sendo utilizados e estão parados representam prejuízos para a empresa. É interessante comprar apenas o que for utilizar e o que está parado para realizar algum tipo de promoção para dar saída ao produto. 

Quando realizar uma queima de estoque

Ver um produto parado na prateleira da loja é uma das maiores preocupações dos comerciantes. O que fazer, então, para girar esses produtos?  Para planejar esse momento, é necessário conhecer primeiro as diferenças entre promoção e liquidação para adequar a realidade da sua empresa.

Promoções: Trata-se de uma ação de promover, o que não significa apenas ofertar descontos. O importante é tratar a promoção como uma ação mais planejada com o objetivo de vender produtos específicos. 

Liquidação: Já a liquidação vem da palavra liquidar, ou seja, tem como objetivo acabar com o estoque, quando a empresa tem produtos acumulados. 

Por que um produto “encalha”

O produto pode “encalhar” por várias situações: falta de exposição na vitrine; falta de divulgação; empolgação do empresário em comprar mais do que deveria; produto não condiz com o gosto dos clientes;  falta de pessoas para atender; loja sem tratamento de visual merchandising;  entre outros.

Dicas para não errar na hora de liquidar

  1. Conheça o ciclo de vida dos produtos 

É muito importante que o comerciante conheça o ciclo de vida do produto. Todo produto passa por fases: lançamento (chegada ao mercado), crescimento (quando as vendas aumentam), maturidade (vendas estabilizadas) e declínio (queda na demanda). As etapas têm duração variável e sofrem influência de mudanças tecnológicas, moda, sazonalidade e comportamento do consumidor.

  1. Selecione os produtos para participar das ofertas

Sem dúvidas, a etapa mais importante para realizar uma queima de estoque com sucesso é o planejamento. Comece identificando os produtos que entrarão em promoção, priorizando aqueles que estão parados no estoque há mais tempo, que estão perto da data de validade ou que estão se tornando ultrapassados.

Para identificar os itens que devem ser vendidos mais rapidamente, uma dica é calcular os custos de armazenamento dos produtos e analisar a demanda do mercado. Assim, você pode estimar o período máximo de tempo que pode manter cada mercadoria no estoque.

  1. Avalie o desconto para a queima de estoque  

Se o empresário pensar em um planejamento e fizer uma ação em parceria com o fornecedor, este valor do desconto pode ser repassado diretamente para o consumidor final.  É importante ressaltar que essa será uma ação em que o empresário reduzirá pouco a margem de lucro, mas  se bem executada, aumentará o volume de vendas.

Em casos de urgência, como a liquidação, muito cuidado no desconto, parcela ou formato de recebimento, para que a venda do produto esteja dentro das suas condições para pagar os fornecedores sem prejuízos no caixa. Além da margem, outro fator que deve ser levado em conta é a inadimplência.

  1. Defina metas para a queima de estoque

Estabeleça metas inteligentes para a sua queima de estoque. Você pode definir quantas unidades pretende vender ou o faturamento total que deseja arrecadar, por exemplo. Assim, será possível planejar as ações promocionais mais eficazes e mensurar os resultados para entender os pontos de melhoria da sua estratégia.

  1. Invista em uma vitrine atrativa 

Deve ser utilizada a criatividade, ousadia e inovação, principalmente em datas comemorativas. Além de ficar de olho nas datas e feriados mais lucrativos, é preciso acompanhar os períodos em que o movimento é menor para pensar em estratégias que possam estimular as vendas para ter um bom fluxo de clientes durante todo o ano.

Evite encher a vitrine de produtos, sem um objetivo claro de qual a sua empresa precisa dar mais saída. As pessoas têm, em média, 20 segundos para olhar na vitrine, e sua loja deve organizá-la de forma estratégica para atrair a atenção dos consumidores.

  1. Divulgue e atraia os clientes  

É importante que todos os clientes saibam o que a sua empresa está fazendo. Para entrar em contato com todos eles e divulgar as ofertas da melhor forma,  é importante ter um banco de dados atualizado e entender por qual canal você tem mais chances de se comunicar com o seu cliente: telefone, e-mail, Facebook, Instagram, whatsapp. 

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Após os insights para realizar a queima de estoque da sua empresa, é hora de fazer acontecer. Aproveite o mês de janeiro para dar saída aos produtos que não foram vendidos no Natal, por exemplo, e crie uma agenda com  lembretes  das datas que podem ser realizadas ofertas especiais.  Boas vendas!

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