Fazer uma integração entre o mundo online e offline é o atual desafio de muitos empreendedores que querem aproveitar as oportunidades desses canais. Ou seja, é preciso ter um planejamento muito bem-feito para que a operação consiga englobar todos os pontos necessários ao perfeito funcionamento do projeto.
Assim, aumenta-se consideravelmente as chances de sucesso com essa integração. É normal que muitos empreendedores tenham dificuldade em conseguir integrar as lojas física e virtual. Porém, como esse fator é importante para fortalecer a marca e aumentar as vendas, deve haver uma boa implementação para maximizar as potencialidades.
Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com dicas práticas para ajudá-lo nesse processo. Vamos lá?
Quais as vantagens de integrar as lojas física e virtual?
Essa pergunta é uma das primeiras a povoar a mente do empreendedor. É preciso entender que há um fenômeno de crescimento das lojas virtuais em todo o mundo. Com isso, mais pessoas passam a analisar produtos e a comparar preços diretamente pela internet. Isso não quer dizer que as lojas físicas perderam a sua relevância.
Ou seja, o processo é uma adição de canais de compra diferentes, e não apenas a priorização por determinado modelo de venda. Assim, uma das grandes vantagens em realizar a integração da loja física e da virtual é exatamente o atendimento completo às necessidades do cliente.
Outro ponto muito importante nesse processo é o fato de que algumas lojas revendem os produtos nos seus e-commerces e possibilitam que o consumidor retire o item na loja física. Com isso, há um ganho de escala, já que uma mesma loja consegue expandir seu campo de atuação. Dessa forma, ela não fica limitada a um determinado espaço geográfico ou a um público-alvo.
Ganho de escala, mais vendas, recorrência e crescimento orgânico. Essas são só algumas das principais características quando falamos da possibilidade de integrar as lojas física e virtual. Pense nisso!
Como integrar as lojas física e virtual?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como é interessante realizar esse processo, vamos listar algumas das principais ferramentas e estratégias que podem ajudar nessa integração. É preciso ressaltar que um bom planejamento tem um peso muito grande para que haja uma harmonia e uma alta produtividade no negócio. Quer descobrir como realizar isso? Continue a leitura logo abaixo!
Use um ERP
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um software utilizado para gerenciar e promover uma análise geral dos mais diversos departamentos de uma empresa. Afinal, há um grande volume de informações para serem analisadas entre os setores financeiros, contábil, de estoque, entre outros.
Além disso, é preciso ter uma grande capacidade gerencial para que as decisões tomadas sejam as melhores possíveis para o negócio. São exatamente essas funções que podem ser efetuadas com o apoio de um bom ERP. Ele é fundamental para que haja um bom processo de integração dos canais online e offline.
Isso decorre do fato de que os dados de um canal não são exatamente similares aos de outro. Esse fato precisa estar muito bem alinhado a fim de que não haja perdas de oportunidade para a loja. Atualmente, há uma grande variedade de softwares ERP no mercado, com valores e funcionalidades diferentes. Então, é preciso que exista uma análise detalhada e eficaz a fim de encontrar o melhor ERP para o seu negócio.
Permita a retirada dos produtos nas lojas físicas
Como já foi dito anteriormente, muitas lojas estão passando a permitir a retirada de produtos adquiridos na operação online em pontos físicos. Esse detalhe é muito importante, pois o frete tem um peso considerável no custo final da mercadoria.
Com essa integração, há uma maior comodidade para o cliente. Isso porque ele pode analisar, comparar e escolher a melhor forma de pagamento no interior da sua própria casa. Depois, basta procurar a loja física mais próxima e retirar a mercadoria.
Um detalhe que merece importância é o fato de que alguns produtos ofertados na operação online podem não estar presentes nas lojas físicas. Com isso, é preciso ter uma atenção especial a esse ponto para que não haja divergências, pois isso pode prejudicar a experiência de compra.
Preste atenção ao cliente cross-channel
O cliente cross-channel é aquele que compara vários canais de compra antes de definir a melhor opção. Nessa perspectiva, a abordagem para esse consumidor em específico deve ser um pouco mais estratégica.
O primeiro ponto que merece destaque é o conhecimento profundo do perfil dos seus clientes. É interessante saber onde o consumidor está e o que ele procura. Portanto, o planejamento para a campanha de marketing multicanal é muito mais direcionado.
Afinal, esse consumidor está em um nível acima da normalidade, já que ele se preocupa em encontrar a melhor oportunidade de compra. Em um funil de vendas, ele estaria mais evoluído, passando pelo meio ou fundo de funil. Foque nesses aspectos!
Vincule as lojas online e offline sempre que possível
Isso é algo muito mais amplo. Ou seja, não se restringe apenas à retirada da mercadoria na loja. É recomendável que a troca de produtos adquiridos online possa ser feita na loja física. Além disso, é preciso manter os mesmos valores dos produtos em ambos os canais. Por fim, não podemos esquecer da importância de fazer com que haja uma grande eficiência operacional em ambos os casos.
Ao longo do artigo, foi possível descobrir que integrar as lojas física e virtual se tornou uma tendência nos mercados. Não tem como pensar em não aproveitar as oportunidades do mundo online e offline.
O grande crescimento da base de clientes que compram pela internet revela como há um nicho com muita oportunidade de negócios. É preciso estar sempre preparado para conseguir gerenciar o empreendimento com o máximo de eficiência e produtividade. Toda empresa precisa ter um bom número de vendas para conseguir se sobressair e perpetuar no mercado.