Contar com colaboradores engajados, produtivos e motivados é o sonho de todo gestor, não é mesmo? E isso pode ser feito por meio do endomarketing – uma estratégia de marketing institucional voltado para ações internas da sua empresa. Se você é dono ou gerente de um negócio, é importante que coloque isso como uma das prioridades de investimento para obter os melhores resultados da sua equipe.
Quando falamos em endomarketing, estamos nos referindo às ações de marketing direcionadas ao público interno do seu negócio. E, consequentemente, investir nessa estratégia faz com o que o seu colaborador se torne um defensor da sua marca e promova uma imagem positiva dos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Além disso, o endomarketing proporciona uma boa imagem e reputação da sua empresa, que reflete para o público externo, tornando a sua empresa um lugar desejado para muita gente trabalhar e atrair novos talentos. Se você se interessou pelo tema, continue a leitura e confira os principais benefícios de implementar o endomarketing na sua empresa!
O que é endomarketing e quem deve cuidar dessa estratégia na sua empresa?
O endomarketing refere-se a um conjunto de estratégias voltadas para melhorar a visão que os colaboradores têm sobre a sua empresa. E isso pode ser feito a partir de ações que otimizam a comunicação das equipes, e por meio de incentivos aos profissionais para que fiquem mais engajados e comprometidos com as atividades do trabalho.
Os profissionais de RH e de marketing, normalmente, são os responsáveis pela criação e implementação do endomarketing e trabalham em parceria para que as ações sejam implementadas da melhor forma possível, a fim de gerar um ambiente cada vez mais agradável e com pessoas mais engajadas.
Enquanto o RH visa a cultura da empresa e se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, o setor de marketing traça estratégias de comunicação para a empresa. Quando ambos setores unem suas forças para engajar o público interno, o endomarketing ganha mais força e tem mais chances de sucesso e aderência entre a equipe.
Conheça quais são os principais benefícios do endomarketing:
1. Motivação dos colaboradores:
A visão positiva que o colaborador tem sobre a sua empresa impacta diretamente no seu nível de satisfação e na motivação no trabalho. Se sentir satisfeito e inspirado é fundamental para executar suas funções diárias e isso traz ainda mais vantagens ao seu negócio, já que reduz a procrastinação e toda a equipe se torna muito mais eficiente.
2. Mais produtividade e melhores resultados:
A motivação também está diretamente ligada à produtividade do profissional. Colaboradores engajados e comprometidos com a execução das suas funções rendem muito mais, pois são mais proativos. E isso, claro, contribui diretamente para um melhor desempenho do seu negócio e no faturamento do seu empreendimento.
3. Maior comprometimento dos colaboradores com a sua empresa:
O investimento em ações para conquistar o público interno culmina em um maior comprometimento por parte dos colaboradores. Isso porque, ao se sentirem valorizados pela empresa, os profissionais desenvolvem o sentimento de gratidão e, em contrapartida, esforçam-se para dar o seu melhor, aumentando o grau de dedicação e de zelo na execução das suas atividades.
4. Retenção de bons profissionais:
O investimento no bem-estar e no nível de satisfação dos seus colaboradores contribui para a diminuição da rotatividade da equipe e para a fidelização destes, combatendo um dos importantes problemas enfrentados pelas empresas: a fuga de talentos e a taxa de turnover.
Conseguir reter em seu quadro os melhores profissionais é um desafio para as pequenas empresas. E uma das melhores formas de contribuir para a retenção de talentos é oferecer boas condições de trabalho e investir em boas ações estratégicas que motivem e conquistem efetivamente o seu público interno.
5. Melhoria do clima organizacional:
Todos esses benefícios citados acima contribuem para a melhoria do clima organizacional como um todo. É evidente que a ausência de conflitos entre os colaboradores e suas lideranças, somada à satisfação e à sensação de valorização e utilidade experimentada pelos profissionais, contribui decisivamente para a saúde do ambiente de trabalho, que se torna mais agradável e produtivo.
6. Valorização do nome da empresa no mercado e entre os clientes:
É importante ressaltar ainda que os colaboradores, além de serem importantes consumidores dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa, também são responsáveis pela propagação da sua marca e como a sua empresa é vista pelo público externo.
Em geral, é por meio deles que os seus amigos e familiares têm o primeiro contato com os objetivos e o espírito do seu negócio. Quando o profissional acredita verdadeiramente na reputação e nos valores da sua marca e, está convencido das suas qualidades e satisfeito com a cultura organizacional, com certeza isso vai refletir e atrair outras pessoas a pensarem da mesma forma, elevando o prestígio e a reputação da sua empresa
Como aplicar o endomarketing na sua empresa?
O primeiro passo para aplicar o endomarketing é estabelecer uma relação com a cultura da empresa, ou seja, a sua equipe precisa se sentir parte integrante da empresa, valorizada e respeitada.
Por isso, treinar os colaboradores, orientá-los, e ter uma ambiente de diálogo aberto e saudável é uma ótima maneira de estabelecer os valores da sua empresa, além de fazer com que todos trabalhem em conjunto e tracem um objetivo em comum.
Reconheça o desempenho da sua equipe
Um dos pontos mais importantes de qualquer gestão é reconhecer e mostrar aos colaboradores que os esforços de cada um tem um impacto positivo na empresa. Além disso, recompensá-los é uma ótima maneira para que todos mantenham o mesmo ritmo de trabalho.
Você pode, por exemplo, buscar por parcerias que garantem descontos em restaurantes e cinemas, ou horários mais flexíveis. Tudo vai depender do perfil da sua equipe!
Monitore as ações de endomarketing e mude quando for preciso!
Por fim, de nada vale aplicar novas estratégias do endomarketing se elas não forem monitoradas e nem vistas com relevância pela sua equipe. Para isso, você pode criar pesquisas de satisfação entre os colaboradores, e estar aberto para receber feedbacks e opiniões pode ser uma ótima opção para fazer as mudanças necessárias.
Confira a seguir alguns indicadores-chave de desempenho, além das pesquisas de satisfação
- Nível de produtividade;
- Índice de rotatividade;
- Retorno sobre Investimento (ROI).
Portanto, lembre-se que os seus funcionários e clientes são os melhores porta-vozes que a sua empresa pode ter.
Cuide bem da sua equipe e do seu negócio!
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