Até que ponto a sua empresa se preocupa com a satisfação dos seus clientes? Atualmente, oferecer apenas um produto não é suficiente para obter bons resultados nas vendas. As pessoas, em geral, estão cada dia mais exigentes e a sua empresa precisa se preocupar em entregar mais valor ao cliente no momento da compra.
Para ter mais qualidade nos serviços como um todo, o design de serviços tem conquistado cada vez mais relevância e adeptos com o objetivo de ter um melhor impacto na relação entre as empresas e os consumidores. Afinal, eles esperam que toda a experiência de compra seja satisfatória e o seu negócio deve ficar atento às etapas da jornada do consumidor.
Neste post, falaremos um pouco mais sobre a importância do design de serviços em sua estratégia de vendas, qual a diferença entre design de serviços e experiência do usuário, e os principais benefícios de implementar este trabalho na sua empresa!
O que é design de serviço?
Em um cenário cada vez mais competitivo, para que uma empresa tenha mais chances de sucesso nas vendas e uma certa vantagem em relação aos concorrentes, é importante pensar em todos os processos envolvidos, sempre com foco no usuário.
O design de serviço, também conhecido como service design, refere-se a um conjunto de boas práticas que permite às empresas desenvolverem e aplicarem, da melhor forma, ações que impactam de forma positiva na relação com o cliente para você vender mais e melhor.
Podemos dizer que o design de serviços envolve todo o planejamento e a organização de pessoas, infraestrutura, comunicação e demais componentes de um serviço em específico para aumentar a sua qualidade e os resultados. Tem como propósito, construir processos que atendam às necessidades dos consumidores para um atendimento mais amigável e relevante para os clientes.
Trata-se, portanto, de um trabalho contínuo que pode ser aplicado a todas as empresas que comercializam produtos. A ideia principal é que, na relação com o cliente, a postura da empresa seja mais voltada a levar satisfação, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, proporcionando mais segurança, engajamento e fidelização do seu público de interesse.
Conheça os 5 principais elementos que definem o que é o Design de Serviços:
1 . Centrado no usuário: as pessoas são o foco do processo.
2 . Cocriação: envolve várias pessoas em seu desenvolvimento.
3 . Sequencial: os serviços são visualizados em etapas ou elementos-chave.
4 . Transparência: os clientes precisam enxergar todo o processo que será criado.
5 . Holístico: leva em consideração o negócio como um todo, incluindo o ambiente interno e interno.
Por que você deve investir em design de serviços?
Investir em design de serviços é colocar a sua empresa em um patamar diferente e ainda mais relevante dentro do seu segmento de atuação. Trouxemos três pontos fundamentais da construção deste trabalho e quais benefícios pode trazer para o seu negócio!
- Mais competitividade
Cada vez mais empresas se esforçam para levar aos consumidores produtos de alta qualidade. No entanto, sabemos que a concorrência é grande, e, por isso, é preciso investir em diferenciais para que a sua marca conquiste mais consumidores e entregue valor além da venda dos seus produtos.
O design de serviço permite estruturar melhor toda a experiência, criando algo único para seus consumidores. Ainda que eles não comprem isso como um produto, faz toda diferença no relacionamento com as marcas. Quanto mais uma empresa trabalha no desenvolvimento desses serviços completos e satisfatórios, mais consumidores engajados ela conseguirá.
- Experiência a partir da cultura da empresa
Muitas empresas têm em sua raiz uma cultura bastante específica, independentemente de seu segmento. O grande desafio, no entanto, é levar essa filosofia para fora das portas do negócio, ou seja, replicar na entrega do produto ou serviço ao consumidor de forma que também proporcione identificação com a sua marca e engajamento.
A cultura da empresa deve ser vista como parte importante desse relacionamento mais próximo com os clientes e que não exigem, necessariamente, muita formalidade. Sem dúvida, a Netflix é um exemplo de empresa que consegue levar sua cultura ao público, fazendo muita diferença de forma descontraída e empática.
- Pontos de contato integrados
O desenvolvimento do serviço de maneira planejada permite que uma empresa possa estruturar de forma eficiente a comunicação com o seu público. A principal vantagem disso é manter uma proximidade, respeitando o progresso do consumidor em sua jornada de compra.
O trabalho de design de serviços permite que empresas construam diálogos que se estendam por diferentes canais, abordando o consumidor com maior proximidade. Isso gera no público a ideia de que a marca está próxima dele e o conhece bem.
Qual a diferença do design de serviços para experiência do usuário?
Muitas pessoas confundem o que é design de serviços com o design da experiência do usuário, mas existem diferenças entre eles. Vamos esclarecer alguns pontos importantes:
A experiência do usuário é o reflexo da interação de uma pessoa com uma marca específica. Aqui a preocupação baseia-se em garantir mais satisfação em todos os ambientes virtuais: sites, aplicativos móveis, ferramentas digitais, entre outros.
- Visual atrativo: Uma apresentação visual atraente pode ser fundamental para cativar o usuário desde o primeiro momento. Seja para e-commerce, blog, landing page, sites ou aplicativos móveis, é muito importante ter um design atrativo e coerente com a marca.
- Utilidade: É preciso pensar em produtos funcionais que satisfaçam as necessidades dos usuários e consumidores. Um usuário potencial que não vê nenhum valor no que está sendo apresentado, de fato, não irá consumir ou recomendar aquele produto ou serviço.
- Performance: alta velocidade de carregamento e desempenho técnico são fundamentais para garantir boa experiência do usuário nos sites. Vale lembrar que um site com bom desempenho técnico é valorizado pelos buscadores e são mais indicados durante o momento de busca.
- Acessibilidade: seja no computador, tablet ou smartphone, a possibilidade de acessar uma página de diferentes dispositivos é essencial para a experiência do usuário.
Já o design de serviços diz respeito especificamente ao serviço em si. A principal característica dele é a de estudar todo o ecossistema do serviço e os envolvidos nele, observando erros, falhas, fatores positivos e oportunidade para se diferenciar e fidelizar os clientes.
Os princípios gerais do design de serviço são:
- Necessidades dos clientes: Deve ser projetado com base nas necessidades do cliente e não nas necessidades internas da empresa. E isso pode ser feito através da contribuição dos próprios usuários;
- Prototipação: podem e devem ser prototipados antes de serem desenvolvidos na íntegra;
- Serviço mínimo viável: Devem ser desenvolvidos como um serviço mínimo viável (MVS) e depois implantados. Eles podem ser aprimorados para agregar valor adicional com base no feedback do usuário / cliente;
- Implementação e execução: devem ser entregues em colaboração com todas as partes interessadas relevantes (externas e internas).
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