Certificado Digital: mais agilidade e segurança para a sua empresa

O mundo está cada vez mais digital e a sua empresa não pode ficar de fora não é mesmo? A tecnologia no ambiente corporativo ajuda e muito a ganhar mais agilidade nos processos, como a emissão de documentos e notas fiscais.

Além de economizar tempo e dinheiro com materiais impressos, a sua empresa garante ainda mais segurança nas operações através de algoritmos de criptografia para verificar a veracidade das informações nas relações comerciais do seu negócio. 

E isso pode ser feito através do certificado digital, cada vez mais utilizado  no ambiente corporativo devido aos seus inúmeros benefícios. A maneira como ele comprova a identidade de alguém ou de uma empresa é praticamente inviolável, sendo aceito legalmente. Saiba mais a seguir!

O que é um certificado digital?

O certificado digital é um documento eletrônico que funciona como a identidade digital de uma pessoa jurídica (PJ). Serve, principalmente, para assinar digitalmente documentos com mais praticidade e também o acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como Receita Federal e INSS.

Além disso, permite que o seu portador envie documentos online, realize transações bancárias, emita e assine notas fiscais. Tudo isso é feito com a garantia de confidencialidade, autenticidade e integridade das informações transmitidas eletronicamente.

O certificado é desenvolvido a partir de uma tecnologia que se vale do recurso da criptografia para garantir a autenticidade na transmissão de dados, além de assegurar a confidencialidade das informações.

Conheça os principais benefícios do certificado digital:

  • Praticidade para assinar documentos: os documentos eletrônicos assinados com certificado digital têm a mesma validade que documentos em papel assinados com firma reconhecida.
  • Economia:  evita o uso de papel e de tinta para a impressão.
  • Comodidade:  simplifica processos, que agora não precisam mais ser presenciais. Podem ser feitos à distância e têm validade jurídica.
  • Segurança: as informações são  protegidas por criptografia, o que permite mais segurança nas transações eletrônicas.
  • Agilidade:  permite alterar informações rapidamente e evitar processos burocráticos demorados.
  • Necessidade do mercado: Mais de 300 serviços públicos e privados já exigem Certificado Digital. 

Como funciona?

Para validar uma assinatura digital, o certificado digital vincula a ela um arquivo eletrônico com dados sobre a pessoa ou a empresa para atestar que ela pertence e foi feita por quem pode utilizá-la legalmente. 

Tanto a assinatura digital, quanto esse arquivo, são protegidos por criptografia pelo certificado digital (uma é chamada de chave pública e a outra, de chave privada), que precisa, obrigatoriamente, ter sido emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Por que o certificado digital é seguro? 

A combinação de uma chave pública com uma chave privada permite que o certificado digital seja utilizado com alto nível de segurança. E como elas possuem uma sequência de dígitos muito grande, é virtualmente impossível para um computador conseguir adivinhar a chave do usuário.

A chave privada diz respeito a uma sequência de caracteres formada em um algoritmo que possui uma fórmula matemática exclusiva. Esse código é gerado sempre que um novo documento é criado e protegido pelo certificado digital, e é de uso exclusivo do negócio.

Já a chave pública é uma sequência de dígitos que permite ao destinatário do documento ler e validar as informações do certificado digital. Em outras palavras, ela é uma “chave de acesso” aos dados do certificado, mas não permite que uma nova versão do certificado seja criada.

Quais são os tipos de certificado digital?

Existem duas categorias principais de certificado digital, o tipo A e o tipo S. O primeiro serve para identificar o assinante, confirmar que o documento não foi adulterado e autenticar uma operação. O segundo tem como objetivo garantir sigilo para informações, criptografando-as para que só possam ser acessadas por quem for autorizado.

O mais utilizado é o certificado digital tipo A, principalmente o A1 e o A3. O que os diferencia é a forma como as chaves criptográficas são geradas e armazenadas.

Quem precisa de certificado digital?

Quase todas as empresas precisam ter certificado digital para se relacionarem com órgãos públicos. Até dentro do próprio serviço público, algumas atividades só podem ser feitas com o uso de certificado digital. 

Embora não seja obrigatório para empresas que tem até um empregado e optou pelo regime tributário Simples Nacional, para microempreendedor individual (MEI) e também para pessoa física, o certificado digital pode substituir documentos em papel e assinatura de próprio punho, desburocratizando e agilizando processos de forma segura.

Por que a sua empresa precisa?

Confira algumas situações em que sua empresa precisa utilizar o certificado digital:

  • Utilização do eSocial. 
  • Emissão de nota fiscal eletrônica. 
  • Utilização do e-CAC.
  • Realização de outros compromissos fiscais. 
  • Autenticação de site e comércio eletrônico. 
  • Assinatura e envio de documentos sigilosos via web.
  • Criação de contratos virtuais.

Dentre outras possibilidades!

Como faço para emitir um certificado digital?

O Certificado Digital deve ser emitido por uma autoridade certificadora habilitada ao sistema de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP Brasil), para que os documentos certificados tenham autenticidade legal.

Garanta o seu certificado de forma gratuita!

Com a parceria da Maxi Certificação Digital, o associado da CDL/BH garante o certificado digital de graça.  Basta fazer a solicitação por meio do preenchimento de um formulário com os dados da pessoa jurídica solicitante.  

Cada empresa associada tem direito a um Certificado Digital de forma prática e simples, até agosto deste ano de 2021. Clique aqui para já solicitar o seu! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Ao clicar em CADASTRAR, você CONSENTE em  receber comunicações por e-mail!