Black Friday 2022: saiba qual a intenção de compra dos consumidores

A Black Friday acontece sempre na última semana de novembro e representa um momento de aquecimento nas vendas com a oferta de promoções especiais aos clientes. Neste contexto, entender quais são as intenções de  compra dos consumidores é uma estratégia essencial para se planejar e vender melhor. 

Além do aumento de vendas no comércio devido a esta data especial, teremos ainda datas importantes como a Copa do Mundo que vai movimentar a procura por artigos  esportivos, roupas e acessórios, eletrônicos, bebidas e supermercado.  

De acordo com pesquisa de consumo realizada pelo IM Globo, 80% dos consumidores se declararam satisfeitos com as compras de Black Friday no último ano.  Porém, a grande maioria das pessoas esperavam descontos maiores e fretes mais baratos, motivo pelo qual muitos deixaram de finalizar suas compras. 

Para que a sua empresa possa aproveitar a Black Friday da melhor forma, entenda quais itens são os mais procurados e como se preparar com a sua equipe para ter bons resultados nas vendas.  

Quando é a Black Friday 2022

A Black Friday é um evento comercial que acontece sempre na última sexta feira de novembro, após o dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Em 2022, a Black Friday Brasil será no dia 25 de Novembro. 

Aumento das vendas no último ano e procura pela internet  

O impacto da Black Friday começa muito antes da sexta-feira. Em 2021, as promoções começaram mais cedo, e as vendas tiveram um crescimento nos 11 primeiros dias de novembro (+31%) e nos 7 dias de “esquenta Black Friday”, cujo faturamento alcançou R$2,8 bilhões. 

O e-commerce também teve destaque neste cenário, sendo o canal que o consumidor mais comprou na Black Friday. É importante destacar que a opção de comprar online e retirar na loja física também se mostrou uma boa alternativa na experiência de compra para a maioria dos clientes – vendas omnichannel. 

Além disso, frete grátis, variedade, qualidade dos produtos  e preço são vistos como uma boa experiência de compra. Por este motivo, é importante que as empresas façam um bom planejamento para conseguirem se diferenciar diante de tantas ofertas e concorrência.

Saiba o que pode prejudicar as vendas da sua empresa

Na Black Friday de 2021 muitos consumidores esperavam descontos maiores, fretes mais baratos e entregas rápidas. Então, fique atento aos principais motivos que podem levar o seu potencial cliente a deixar de finalizar uma compra. Pense em alternativas e seja competitivo no mercado! 

Vendas omnichannel pode ser uma ótima alternativa para as vendas 

O omnichannel já é uma estratégia que está ganhando cada vez mais espaço no varejo. A ideia do conceito é justamente melhorar a experiência do cliente, por meio de uma integração entre os ambientes online e offline, além de tornar o processo de compra muito prático. 

Uma das fortes tendências dentro do omnichannel é a possibilidade de facilitar a retirada dos produtos. Essa é uma estratégia atrativa, uma vez que pode ajudar aqueles clientes que desejam economizar com o frete,  além de ser uma forma de evitar o abandono de carrinho (por conta do valor do frete).

Copa do mundo vai movimentar o comércio

Segundo a pesquisa, 56% dos consumidores afirmaram que pretendem comprar algum produto por conta da copa. Entre os artigos mais procurados estão roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras em supermercados (14%). 

Fonte: Gente Globo

Confira a seguir dez dicas práticas para a Black Friday:

Faça um bom planejamento de vendas

O primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Black Friday. Verifique em quais plataformas de vendas online (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare a sua campanha de divulgação.

É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque e o prazo de entrega também são fundamentais para garantir as vendas e a satisfação dos consumidores.

Seja verdadeiro e transparente com os seus consumidores

Muitos clientes já estão pesquisando ofertas e vão verificar se os produtos realmente estarão com preços atraentes na sua loja no dia da Black Friday. Por isso, não coloque em risco a imagem do seu negócio, oferecendo descontos falsos para não gerar reclamações e deixe bem claro para o cliente qual o ganho real  na promoção.

Faça um mês exclusivo com ações promocionais

Você pode aproveitar a data para preparar ações comerciais, promoções e publicidade para todo mês de novembro. Trabalhe com descontos semanais, convide o consumidor para o grande dia, e não perca a chance de aumentar as vendas ao longo do mês de novembro.

Busque parcerias para fazer combos mais atrativos

Entre as estratégias para conquistar e reter clientes, a oferta de combos e parcerias de serviços com preços mais atrativos podem ser um bom caminho. Para executar essa ação, busque outros micros e pequenos negócios para agregar valor à sua promoção. Um exemplo: se você tem uma hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal, ou se é lojista de roupas femininas busque fazer uma parceria com um salão de beleza.

Invista todos os esforços em comunicação 

Definir bons preços não é suficiente para atrair clientes, para isso, é importante que haja uma boa divulgação por trás. Sendo assim, planeje com antecedência, invista em plataformas online que você tem à disposição e em novos canais de comunicação: site próprio ou terceirizado, campanhas em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos dos meios digitais.

Com o Clube de Vantagens CDL/BH, por exemplo,  as empresas têm a oportunidade de anunciar os seus produtos e/ou serviços em uma plataforma online de vendas, que funciona como  uma vitrine de ofertas e benefícios exclusivos.  Uma excelente opção para melhorar a sua presença digital e alcançar mais consumidores.  

Entre em contato com seus clientes 

É mais fácil e barato manter o seu cliente fidelizado do que buscar novos consumidores no mercado. Portanto, nessa Black Friday, entre em contato antecipadamente com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai lançar.

Prepare sua estrutura de vendas 

É imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do que entrar em contato pelo whatsapp e não ter respostas ágeis e páginas pouco atrativas e lentas, impossibilitando a compra.

Venda com mais segurança e reduza a inadimplência

Para melhorar os resultados da sua empresa, você também precisa se preocupar com a redução da inadimplência. Uma dica é usar o SPC Consultas da CDL/BH para realizar a análise de crédito dos seus consumidores por meio da  confirmação de dados cadastrais. Este serviço permite que você recupere, em média, 55% da inadimplência da sua empresa em até 30 dias do vencimento da dívida. 

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