A Black Friday de 2021 está chegando! E várias lojas já estão mais esperançosas e ansiosas para recuperar as vendas e aumentar os lucros. Varejistas já começam a organizar suas lojas físicas e e-commerces para abastecer um mercado que foi influenciado pelas consequências da pandemia da Covid-19.
Só que para ter realmente mais chances de sucesso nas vendas é preciso oferecer promoções que realmente façam a diferença para os consumidores, afinal, colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção com descontos irrisórios e pouco atrativos não é a melhor estratégia para atrair a atenção e a confiança dos clientes.
Fique atento às novas práticas e costumes que impactam nos comportamentos de consumo dos brasileiros durante as compras neste período de pandemia, já que, mais uma vez, as compras online serão bastante requisitadas.
Veja, a seguir, quais são as expectativas para a Black Friday 2021 e algumas dicas para você implementar na sua empresa!
O que significa black friday?
A tradução literal de black friday é “sexta-feira preta”. Mas o termo “black” é uma referência aos lucros dos lojistas que, com a alta nas vendas, saem do vermelho e lucram mais. No Brasil, a Black Friday foi utilizada como estratégia de vendas a partir de 2010 e hoje, é um dos eventos mais esperados do ano.
Quando é a Black Friday 2021?
A Black Friday é um evento comercial que acontece na última sexta feira de novembro, após o dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Em 2021, a Black Friday Brasil será no dia 26 de Novembro. Então, já comece a planejar com a sua equipe quais ações serão realizadas na sua empresa para atrair mais clientes e vender melhor!
Por que existe tanta expectativa com a Black Friday 2021?
De acordo com dados do e-commerce Brasil, em 2020, 57% dos internautas brasileiros fizeram compras na internet durante a Black Friday. Isso registrou um aumento de 26% nas compras online nesse período com relação a 2019.
O faturamento da Black Friday 2020, inclusive, foi recordista: R$3,1 bilhões (quase 25% de crescimento com relação ao ano anterior). Uma em quatro pessoas fizeram uma compra online,no último ano, pela primeira vez. O que representa um avanço significativo neste tipo de consumo online e especialmente porque 82% dos internautas pretendem fazer compras online novamente em 2021.
Fique de olho no perfil do consumidores para vender mais
Um consumidor planejado gosta de comparar preços, condições de pagamento e entrega, antes de efetuar suas compras. Muitos pesquisam na internet tudo o que desejam adquirir, para decidir se compra pelo digital ou pela loja física, assim como o lugar com as melhores condições.
Portanto, foque nas estratégias digitais para aumentar as chances de vendas online ou presencial, afinal as publicações em suas redes sociais ou em site de e-commerce servem como uma vitrine para que as pessoas conheçam a sua marca e façam compras na sua empresa.
Quais são as maiores preocupações na hora de decidir pela compra física?
Segundo dados da Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado, as pessoas levam em consideração a segurança e a agilidade no atendimento na hora de escolher uma loja física para comprar. Veja a seguir mais detalhes:
Confira a seguir oito dicas práticas para a Black Friday:
- Faça um bom planejamento de vendas
O primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua participação na Black Friday. Verifique em quais plataformas de vendas online (site, redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare a sua campanha de divulgação.
É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a empresa vai atuar. O estoque e o prazo de entrega também são fundamentais para garantir as vendas e a satisfação dos consumidores.
- Seja verdadeiro e transparente com os seus consumidores
Muitos clientes já estão pesquisando preços e vão verificar se os produtos realmente vão estar com preços atraentes na sua loja no dia da Black Friday. Por isso, não coloque em risco a imagem do seu negócio oferecendo descontos falsos para não gerar reclamações e deixe bem claro para o cliente qual o ganho real na promoção.
- Faça um mês exclusivo com ações promocionais
Você pode aproveitar a data para preparar ações comerciais, promoções e publicidade para todo mês de novembro. Trabalhe com descontos semanais, convide o consumidor para o grande dia, e não perca a chance de aumentar as vendas durante todo o mês de novembro.
- Busque parcerias para fazer combos mais atrativos
Entre as estratégias para conquistar os clientes, está a oferta de combos e parcerias de serviços com preços mais atrativos. Para executar essa ação, busque outros micros e pequenos negócios para agregar valor à sua promoção. Um exemplo: se você tem uma hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal, ou se é lojista de roupas femininas busque fazer uma parceria com um salão de beleza.
- Invista todos os esforços em comunicação
Definir bons preços não é suficiente para atrair os clientes, sem uma boa divulgação. Por isso, planeje com antecedência, invista em plataformas online que você tem à disposição e em novos canais de comunicação: site próprio ou terceirizado, campanhas em marketplaces, posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos nas redes sociais.
Com o Clube de Vantagens CDL/BH, por exemplo, as empresas têm a oportunidade de anunciar os seus produtos e/ou serviços em uma plataforma online de vendas, que funciona como uma vitrine de ofertas e benefícios exclusivos. Uma excelente opção para melhorar a sua presença digital e alcançar mais consumidores.
- Entre em contato com seus clientes
É mais fácil e barato manter o seu cliente fidelizado do que buscar novos consumidores no mercado. Portanto, nessa Black Friday, entre em contato antecipadamente com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai lançar.
- Prepare sua estrutura de vendas
É imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do entrar em contato pelo whatsapp e não ter respostas ágeis e páginas pouco atrativas e lentas, impossibilitando a compra.
8. Venda com mais segurança e reduza a inadimplência
Para melhorar os resultados da sua empresa, você também precisa se preocupar com a redução da inadimplência. Uma dica é usar o SPC Consultas da CDL/BH para realizar a análise de crédito dos seus consumidores, por meio da confirmação de dados cadastrais. Este serviço permite que você recupere, em média, 55% da inadimplência da sua empresa em até 30 dias do vencimento da dívida.
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Top artigo, achei por acaso… Muito Legal!!!
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