Reunião de negócios com várias pessoas descontraídas

7 dicas para aumentar a retenção de talentos na sua empresa

Você sabia que as estratégias para retenção de talentos podem reduzir os custos da sua empresa? Além de garantir a qualidade e continuidade nos serviços, manter bons colaboradores dentro do empreendimento resulta em economia de tempo e dinheiro.

No contexto das pequenas e médias empresas (PMEs), a importância de aproveitar todo o potencial dos funcionários é ainda mais evidenciada. Afinal de contas, o sucesso ou fracasso de qualquer negócio depende de pessoas comprometidas com os resultados, principalmente, quando a equipe é mais enxuta.

Quer saber o que fazer para reter grandes talentos? Continue a leitura e conheça as principais táticas para conservar bons funcionários atuando na sua empresa.

O que é retenção de talentos?

É um conjunto de práticas, políticas e estratégias para prolongar o tempo de permanência de funcionários importantes dentro da empresa. Porém, esse processo não deve iniciar apenas quando o colaborador apresentar indícios de insatisfação.

A missão de preservar talentos começa já na fase de recrutamento. Ao selecionar o candidato ideal, é essencial considerar as competências e expectativas dele em relação ao trabalho.

Um colaborador que não gosta de lidar com pessoas, por exemplo, dificilmente terá sucesso em vendas. Ao contratar funcionários inadequados ao cargo e sem afinidades com a cultura da empresa, a alta rotatividade será inevitável.

Quais são os benefícios de reter funcionários?

O capital humano é o recurso mais valioso que qualquer empreendimento pode ter. Além de gerar lucros para o seu negócio, os colaboradores acima da média agregam conhecimentos estratégicos ao longo dos anos. Por essa razão, eles contribuem efetivamente para o crescimento da empresa.

Veja as principais vantagens de investir na retenção de talentos:

  • economia para a empresa: redução dos gastos com rescisões, contratações e treinamentos;
  • melhora o clima de trabalho: bons profissionais são mais colaborativos e contribuem para um bom relacionamento entre funcionários;
  • aumenta a produtividade: o colaborador antigo tem profundo conhecimento sobre a empresa e consegue desenvolver as tarefas com maior rapidez e qualidade;
  • garante engajamento: o trabalhador satisfeito com suas funções são mais comprometidos com os resultados do negócio;
  • desenvolve vantagem competitiva: o profissional com muito tempo de casa conquista expertise sobre os processos. Ao trocar de empresa, ele pode levar todo a experiência obtida para a concorrência;
  • manutenção de capital intelectual: o empreendimento se beneficia com os conhecimentos adquiridos pelo colaborador ao longo dos anos.

Motivos suficientes para você entender que reter talentos é garantia de prosperidade e longevidade para o seu negócio, não é mesmo? Porém, para conseguir resultados efetivos, é necessário colocar algumas dicas em prática. Veja a seguir!

Quais são as principais estratégias para manter os colaboradores na empresa?

Motivação é a palavra-chave nesse processo. Todas as ações para reter talentos têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a satisfação do colaborador. Tudo isso serve para que ele deseje permanecer na empresa. Por essa razão, acompanhe estas 7 dicas valiosas para aumentar a retenção.

1. Faça uma pesquisa de clima empresarial

O primeiro passo para implementar uma estratégia eficiente é identificar o nível de contentamento dos funcionários. Com a pesquisa de clima é possível verificar os pontos críticos que geram insatisfação nos colaboradores.

Uma liderança autoritária, por exemplo, pode acarretar vários pedidos de demissão. Além de prejudicar a produtividade, isso também afeta a harmonia no ambiente de trabalho.

Sendo assim, o resultado do levantamento não pode ficar esquecido no fundo de uma gaveta qualquer. É necessário utilizar os dados para corrigir os problemas que distanciam o funcionário da empresa.

2. Preze pela saúde e segurança do profissional

Garantir a segurança e a saúde do trabalhador é uma obrigação das empresas. Afinal de contas, é impossível exercer bem as funções relativas ao cargo se o colaborador sofre com doenças ocupacionais ou de outra natureza.

Sendo assim, é imprescindível criar um ambiente de trabalho seguro e implementar ações para manter o colaborador saudável. Contratar um plano de saúde e implementar projetos de incentivo às atividades físicas são estratégias eficientes nesse quesito.

Além do mais, você já pensou em um disponibilizar um espaço confortável para descanso? Uma sala para relaxar e tirar um cochilo no horário de almoço, por exemplo, demonstra que sua empresa está preocupada com o bem-estar dos funcionários. Isso aumenta a disposição e motivação da equipe.

3. Elabore um bom plano de carreira

Nenhum funcionário deseja permanecer anos na mesma empresa se não tiver uma visão de futuro dentro dela. O plano de carreira é uma ferramenta para estimular o desenvolvimento do colaborador e permitir que ele alcance posições melhores no local de trabalho.

Vários funcionários abandonam seus cargos por causa do sentimento de estagnação. Muitas vezes, eles procuram oportunidades até mesmo com salário inicial inferior pelo simples fato de a empresa oferecer chances de crescimento.

Engana-se quem pensa que essa estratégia é exclusividade de grandes empreendimentos. Os negócios menores também podem implementar planos de carreira atrelados a tempo de serviço, desempenho e metas alcançadas.

4. Avalie os benefícios financeiros

Apesar de o salário não ser o principal fator para a motivação dos colaboradores, as bonificações são formas de reconhecimento e compensação pelo trabalho bem-feito. Por isso, uma remuneração atraente e justa tem papel fundamental na retenção de talentos.

Se sua empresa paga salários abaixo do mercado, por exemplo, vai perder funcionários excepcionais com muita frequência. Sendo assim, estabeleça salários condizentes com os cargos e com as responsabilidades de cada um. Além disso, as premiações — viagens, SPA day, eletrônicos, entre outros — também são eficientes.

5. Invista na carreira do colaborador

Para crescer profissionalmente, a qualificação é essencial. Por isso, ofereça treinamentos, cursos e incentive a participação em eventos do setor. Com essas ações, o colaborador perceberá que a empresa acredita no seu potencial e se sentirá valorizado.

Por exemplo: você tem um funcionário competente, mas tem dúvidas se ele dispõe da qualificação necessária para ocupar o cargo de gerência aberto recentemente. A solução é simples: invista em cursos para que ele consiga exercer a função com excelência. Esse reconhecimento é importante para que o colaborador tenha desejo de permanecer na empresa.

6. Valorize os funcionários

Relembre o exemplo de promoção para a função de gerente, citado anteriormente. Imagine como esse funcionário se sentiria se você contratasse um novo colaborador para ocupar o cargo? O sentimento é de desvalorização e a percepção de que, se optar por permanecer na empresa, ficará no mesmo cargo a vida inteira.

A falta de reconhecimento faz com que bons colaboradores abandonem suas funções em busca de valorização em outros empreendimentos. Ninguém é insubstituível, mas a ausência de alguns talentos pode comprometer os resultados do seu negócio.

7. Construa uma cultura de feedback

Para um funcionário saber se está no caminho certo, ele precisa de feedbacks. Por isso, mantenha um relacionamento aberto com os colaboradores para que eles sejam receptivos para os elogios e sugestões de melhorias.

Um colaborador teve uma postura exemplar diante de um problema com o cliente? Então diga isso a ele e utilize o evento para nortear os outros membros da equipe. Em caso de atitudes indesejadas, chame-o em particular e mostre os melhores caminhos para conduzir a situação.

Independentemente de ser positivo ou negativo, esse retorno é essencial para o desenvolvimento do trabalhador. Ao reconhecer os pontos fortes e fracos, o funcionário obtém insumos para aperfeiçoar suas habilidades. Vale lembrar que você também precisa estar aberto às observações que vêm no caminho inverso, ou seja, do funcionário para a empresa.

Investir na retenção de talentos é uma necessidade. Quanto mais tempo um bom profissional permanecer dentro da empresa, maior será o período de contribuição para o crescimento do negócio. Afinal de contas, boa parte do trabalho é exercido por pessoas, por isso, valorizar esse capital humano é essencial.

Gostou de saber como melhorar a retenção de talentos na sua empresa? Então, veja também como motivar uma equipe sem precisar gastar muito. Estas dicas vão ajudar você a alavancar os resultados do seu negócio.

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