Quando você cria seu próprio negócio, começa a lidar com diversos aspectos do gerenciamento de empresa com os quais não teria que se preocupar normalmente. Você ganha muito mais liberdade, autonomia e oportunidades de crescimento, mas também precisa assumir várias responsabilidades e aprender mais sobre a área. Algo simples, como calcular sua margem de lucro ideal, por exemplo, pode se tornar bem mais complexo na prática.
Para ajudar com essa questão, vamos falar um pouco mais sobre a importância de ter uma margem saudável e como você pode melhorar o seu cálculo. Acompanhe.
Por que é importante estabelecer a margem de lucro ideal?
Como você já deve saber, o lucro é a diferença entre todas as suas despesas com o desenvolvimento e entrega de um produto e o preço de venda final, ou seja, o quanto de dinheiro “sobra” depois de pagar as contas. A margem, por sua vez, é um valor percentual que é adicionado ao custo de produção e que deve representar o lucro. Se sua margem for de 100%, então o lucro deve ser igual ao custo de produção.
Lucrar é vital para todo negócio. Sem isso, não há muita utilidade em criar o próprio negócio. Veja aqui alguns dos benefícios que esse cálculo pode trazer.
Garantir rentabilidade para suas vendas
Muitos empreendedores, especialmente aqueles com menos experiência, tendem a precificar seus produtos de forma bem arbitrária, sem pensar muito nos fatores que influenciam sua lucratividade. Isso costuma levar a preços baixos, que aumentam as vendas, mas comprometem sua condição financeira. Porém, a chave para conseguir bons resultados ao longo do tempo é planejar adequadamente suas despesas e otimizar o preço cobrado pelo seu produto.
Com um cálculo mais saudável dessa margem, você pode equilibrar um pouco mais as finanças da empresa, evitar que pequenos prejuízos se acumulem e criar um fundo de reserva para emergências. No longo prazo, esses ajustes vão ajudar bastante no crescimento do seu negócio.
Adequar seu produto ao mercado
Outro erro, que quase sempre é o oposto do caso anterior, é um empreendedor estabelecendo uma margem de lucro arbitrária, com base no quanto ele deseja faturar com suas vendas. Porém, a consequência mais comum aqui é que a mercadoria fique com um preço acima do mercado, diminuindo consideravelmente o volume de vendas.
O cálculo da margem ideal de lucro não serve apenas para adequar o preço de venda às necessidades da sua empresa, mas também para encaixar o valor cobrado em um padrão que atenda às expectativas dos consumidores, a ponto de oferecer descontos, se possível. Se você cobra demais pelo seu produto ou serviço, então é pouco provável que você consiga fazer negócios lucrativos.
Entender melhor quais produtos são viáveis
Digamos que você tenha avaliado as possibilidades, estudado o mercado e, ainda assim, não tenha encontrado um bom equilíbrio entre o preço de venda e a margem de lucro desejada. Nesse caso, você pode atestar outra coisa com esse cálculo: a viabilidade do produto no contexto do mercado atual.
Em muitos casos, uma mercadoria ou serviço simplesmente não tem espaço para se desenvolver, seja pela falta de interesse do público geral, alto custo de produção ou outras dificuldades. Se a margem prevista de lucro indica que você não terá uma boa rentabilidade, então talvez seja melhor reavaliar a forma como você o desenvolve ou até mesmo mudar seu nicho de atuação.
Como fazer o cálculo da sua margem de lucro?
Agora que você entende a importância desse fator, vamos ver como pode fazer o cálculo correto dessa margem. Primeiro, você vai precisar das seguintes informações:
- preço de venda do produto;
- custo de produção/entrega do produto.
Sim, isso já é o suficiente para começar, pois o primeiro passo é calcular o lucro da venda, que é a diferença entre preço e custo. Mas, para facilitar a explicação, vamos usar um exemplo.
Digamos que você venda sapatos, sendo que um deles custe R$30 para ser colocado no estoque, mais R$10 em despesas extras até ser vendido, criando um custo de produção/entrega total de R$40. O preço de venda, por sua vez, seria de R$70.
Lucro = 70 – 40 = 30
Agora que você sabe o preço, lucro e custo, pode usar calcular a margem dividindo o lucro pelo preço de venda, depois multiplicando o resultado por 100 para obter um valor percentual. Dando continuidade ao nosso exemplo:
Margem = 30/70 = 0,42
Multiplicando 0,42 por 100, temos que a margem obtida aqui é de 42%. Se essa é ou não a ideal para o produto, exige outras avaliações.
O que observar na hora de estabelecer sua margem de lucro ideal?
Agora que você sabe como é feito o cálculo, ainda resta saber o que determina sua margem de lucro ideal. Veja aqui alguns dos fatores que deve ter em mente antes de tomar sua decisão.
Cuidado com suas despesas variáveis
As despesas fixas são a base do cálculo, mas há muitas coisas que não costumam ser tão estáveis, como o tempo do produto dentro do estoque, algumas contas etc. O ideal é ter uma média incluída em suas despesas e usar uma margem de erro para cobrir tais despesas eventuais, criando parâmetros a partir do seu orçamento.
Leve em conta as expectativas do público
Como já mencionamos, mesmo o produto de melhor qualidade não será vendido em volume adequado se o preço estiver acima daquilo que os consumidores estão dispostos a pagar. É importante ter algum diferencial que complemente a cobrança extra ou usar o preço menor como o próprio diferencial do seu negócio.
Tenha em mente seus objetivos para o futuro
A lucratividade do seu negócio não se baseia apenas na manutenção da empresa, mas também no patamar que você deseja alcançar. Quer ampliar seu negócio? Criar uma empresa estável para sustentar você e sua família nas próximas décadas? Vender o negócio quando ele crescer para se capitalizar? Tudo isso influencia o tamanho da margem de lucro desejado.
Agora que você entende melhor o cálculo da margem de lucro e como encontrar o valor ideal para ela, é hora de melhorar a lucratividade da sua empresa. Basta acompanhar o mercado e manter algumas dessas dicas em mente e já terá bem menos dificuldades.
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