6 benefícios da tecnologia para PMEs que você não pode deixar escapar

Com a transformação digital, muitos empreendedores têm visto como os benefícios da tecnologia contribuem para uma gestão empresarial eficiente. Diante disso, a área de TI, tem desenvolvido constantemente novas alternativas de inovação para empresas de qualquer segmento. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, sobrevive aquele que, além de apresentar diferenciais competitivos, esteja disposto a se ajustar a essas mudanças.

Dessa forma, ela se tornou muito importante para o desempenho dos negócios, principalmente para as PMEs (Pequena e Média Empresa). Ao aderir às ferramentas certas, é possível tornar a rotina corporativa mais dinâmica e eficaz. Por esse motivo, estar atento ao que tem de novo no mercado é essencial para o crescimento da sua marca.

Neste artigo, separamos os principais benefícios da tecnologia para sua empresa. Continue a leitura!

Por que investir em tecnologia?

Vivemos um momento que, para onde olhamos, vemos tecnologia. Investir nesse recurso já não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade. Além disso, buscar por alternativas inovadoras serve como um diferencial competitivo para negócios de qualquer tamanho e segmento.

Nesse sentido, fazer uso de ferramentas como cloud computing, software de gestão, programas de segurança de dados e suporte de TI, é muito importante para otimizar os processos de produção, reduzir os gastos, melhorar a tomada de decisão e outros benefícios que serão discutidos a seguir.

Quais são os benefícios da tecnologia?

Atualmente, a tecnologia tem sido uma grande aliada para os gestores que visam crescer no seu mercado de atuação. Confira os principais benefícios de inseri-la na rotina da empresa. Confira!

1. Redução de falhas e otimização dos processos

Uma das vantagens mais visíveis é a redução de falhas na criação e planejamento da empresa. Esse benefício, além de contribuir com a otimização dos processos, favorece o aumento da produtividade. Com a ajuda de um software de gestão, os profissionais conseguem realizar suas tarefas com mais eficiência e com menos chance de cometer erros.

Esse benefício afeta a empresa como um todo. Para você ter uma ideia de como a tecnologia pode ser aplicada, imagine uma empresa que produza R$ 1.800,00 por mês e vende apenas R$ 1.200,00. Com um software eficiente, é possível estabelecer uma sincronia entre o que se produz e o que se vende. Assim, fica mais fácil identificar a origem de falha e, consequentemente, desenvolver novas estratégias de produção.

2. Controles eficientes

É um grande erro pensar que ter o domínio da gestão de negócios é necessário apenas para as grandes empresas. Para as PMEs, ter um controle eficiente é muito importante, já que isso afeta diretamente o desempenho e, consequentemente, o seu tempo de permanência no mercado.

Além disso, quando se tem um bom controle, é possível organizar todas as atividades dos recursos internos, assim como as diversas operações que envolvem a empresa. Alguns softwares disponibilizam relatórios em tempo real, permitindo o acesso por qualquer aparelho eletrônico.

Uma das vantagens dessa ferramenta é a facilidade de ser ajustada às necessidades da empresa, além de apresentar boa aplicabilidade. Com isso, é possível conduzir o seu negócio de maneira mais rápida e objetiva.

3. Clientes mais satisfeitos

Há alguns anos, as vendas eram feitas apenas com a informação que o funcionário repassava para o consumidor ― e, muitas vezes favorecia a sua própria loja. Com a transformação digital, as empresas não buscam mais apenas vender um produto, mas oferecer soluções para as necessidades dos seus clientes.

Nesse sentido, disponibilizar um canal de comunicação para os seus consumidores é essencial para estreitar a relação com eles. Manter o contato com o cliente do pré ao pós-venda é uma ótima maneira de aproximá-lo, já que essa atitude demonstra que a empresa tem autoridade no serviço prestado.

Sendo assim, a internet se tornou um campo de possibilidades para quem deseja expandir seu negócio. Por meio dela, é possível conhecer as necessidades, dores e anseios dos clientes e, assim, criar estratégias eficazes, além de fazer parte do seu cotidiano por meio das redes sociais, divulgando ofertas, eventos, lançamentos e muito mais.

4. Vantagem competitiva

Estar atento às tendências tecnológicas e, consequentemente, buscar se adaptar a elas, é essencial para o crescimento da sua empresa. Isso porque, ao implementá-la na sua gestão, é possível criar estratégias para se destacar da concorrência.

Desse modo, você pode adotar estratégias como programas de fidelização para premiar os melhores consumidores, investir em marketing de conteúdo, criar ações de promoção por meio de campanhas pagas, etc. Ao usar esses mecanismos, seu negócio estará sempre em vantagem competitiva.

5. Segurança de dados

Manter a segurança dos dados é uma preocupação comum não apenas para as grandes corporações, mas também para as PMEs. Quando se usa um sistema de proteção falho, a empresa corre um grande risco de perder informações valiosas, pois é bastante comum que a concorrência busque conhecer seus pontos fortes e fracos e, infelizmente, isso nem sempre é feito de forma ética. Assim, garantir a segurança das informações do seu negócio é fundamental.

Para você ter uma ideia da gravidade de perder essas informações, quando a concorrência tem acesso aos gastos da sua folha de pagamento, por exemplo, a chance de dados internos serem usados para a manipulação de preços é alta.

Esse é mais um dos benefícios da tecnologia. O investimento em ferramentas digitais, precisa ser visto pelo gestor como prioridade, já que é uma forma eficiente de se manter seguro de eventuais fraudes.

6. Aumento do espaço físico

Outro benefício bastante visível quando se faz uso de ferramentas digitais é a disponibilização do espaço físico. E para as PMEs, essa vantagem é muito bem-vinda, uma vez que manter a ordem do ambiente permite que ele possa ser melhor aproveitado. Além disso, quando se digitaliza os documentos, é possível ter um controle eficiente dos arquivos armazenados.

Dessa maneira, é possível arquivar apenas os dados mais importantes, garantindo sua preservação apenas pelo tempo necessário. Em contrapartida, quando não se faz o devido armazenamento dos documentos da empresa, além de correr o risco de perder o que realmente é importante, ter arquivos acumulados também afeta o processo da tomada de decisões, já que as informações estarão “soltas”.

Quais são as tecnologias mais usadas?

A área de TI segue desenvolvendo novas alternativas de inovação e, por isso, as empresas devem ficar atentas a todas as tendências do mercado. É importante, principalmente, buscar se adaptar a elas a fim de obter o sucesso desejado. Entre as ferramentas de tecnologia mais usadas, estão:

  • chatbot: tecnologia que permite simular um atendimento virtual;
  • software ERP online: plataforma de planejamento empresarial;
  • cloud computing: computação em nuvem;
  • self checkout: são máquinas que permitem o autoatendimento do consumidor;
  • service desk: possibilita gerenciar todas as necessidades da empresa em um único lugar.

Com base nessas informações, fica claro como os benefícios da tecnologia contribuem para uma gestão eficiente. Sendo assim, a modernização é um requisito necessário para o crescimento de qualquer negócio. Investir nessa área é fundamental para manter seu empreendimento sempre à frente da concorrência.

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