Pesquisa de mercado: como ela pode ajudar a tomar decisões assertivas

Por que a sua empresa deve fazer uma pesquisa de mercado? É essencial que os  empreendedores conheçam o ambiente em que o seu negócio está inserido, o que os concorrentes estão fazendo e principalmente para entender o que os seus clientes buscam para se destacar em relação aos demais.

As informações levantadas em uma pesquisa de mercado contribuem significativamente com novos insights e são capazes de ajudar em tomadas de decisões mais assertivas, com ideias e sugestões mais realistas e plausíveis de investimento.

Dentre os diversos benefícios em realizar uma pesquisa de mercado, estão:

  • avaliar a viabilidade de um empreendimento;
  • testar novas campanhas, produtos e serviços;
  • explorar novos nichos de mercado;
  • criar segmentos inéditos;
  • descobrir informações estratégicas;
  • otimizar processos internos da empresa;
  • elaborar estratégias mais competitivas.

O estudo de mercado, portanto, surge como uma ferramenta essencial para minimizar riscos e identificar oportunidades em qualquer estágio de vida de uma empresa. Saiba mais a seguir!

O que é pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial para entender o cenário, o contexto e os fatores que podem influenciar as ações da sua empresa. Trata-se de uma forma de coletar informações importantes que pode auxiliar empreendedores a tomarem decisões mais seguras e assertivas.

Os dados solicitados na pesquisa de mercado podem variar de acordo com os interesses de cada negócio, e podem incluir características comportamentais, hábitos de consumo, bem como levantamentos de benchmarking de empresas de diferentes setores. Tais informações podem ser obtidas de duas maneiras diferentes:

  • Pesquisa primária: quando a pesquisa de mercado é realizada pela própria empresa que fará uso dos dados ou por algum profissional contratado para essa finalidade. Vale ressaltar, também,  que o custo para realizar a pesquisa de mercado depende muito do porte da empresa, como será feita e de profissionais disponíveis para aplicá-la.
  • Pesquisa secundária: quando os dados são coletados e/ou analisados por terceiros (profissional ou empresa especializada). Inclui-se aqui também os relatórios, artigos e guias disponibilizados publicamente por outras empresas.

Como fazer uma pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado são baseadas em questionários que podem ser respondidos por meio de entrevistas presenciais ou online. Para aplicá-la, é preciso estar claro os objetivos, expectativas de resultados, para quem é destinada e ter um roteiro pré definido. Veja abaixo:

– Defina o objetivo da pesquisa: sua empresa quer avaliar a variedade ou implementação de novos preços, qualidade dos serviços, dentre outros;

Qual o público-alvo: a pesquisa é destinada para clientes, fornecedores, concorrentes ou para todos de forma geral;

– Tamanho da amostragem: quantas pessoas serão entrevistadas para validar a sua pesquisa;

– Estabeleça um roteiro: o formulário propriamente dito, com perguntas abertas ou fechadas. É recomendável que as perguntas sejam sempre simples, imparciais e diretas;

– Defina um período: para a realização da pesquisa e levantamento de dados, estabeleça um período para a aplicação;

– Faça a análise: Com base nas respostas do seu público, faça uma compilação dos dados e um panorama estatístico.

Ressaltamos que, ainda que seja relativamente fácil gerar um alto volume de informações utilizando ferramentas e plataformas digitais, os dados por si só não são capazes de conduzir um negócio ao sucesso. Em alguns casos, inclusive, se a aplicação e análise não tiverem sido bem estruturadas  podem até levar um gestor a tomar atitudes precipitadas.

É fundamental, portanto, escolher com cautela os dados que serão coletados e traçar um planejamento ou uma rota que permita organizá-los, compreendê-los e utilizá-los para reduzir riscos em futuras decisões e, quem sabe, identificar boas oportunidades para o seu negócio.

Ferramentas para aplicar pesquisas de mercado

Existem várias ferramentas disponíveis para realizar levantamentos e análises de mercado, e várias delas são gratuitas! Confira algumas dicas:

Entrevista com clientes

O feedback de clientes é uma das fontes mais ricas de informação que uma empresa pode obter. Eles já conhecem o seu negócio de perto e, por isso, são os melhores para apresentar elogios e queixas.

É possível incluir formulários em seu site ou em produtos digitais com a ajuda de plugins específicos, mas caso pretenda disponibilizar um formulário completo para a pesquisa, temos algumas opções abaixo.

Gênese Instituto de Pesquisa: Para  se comunicar melhor com o seu cliente,  avaliar a receptividade de um novo produto, entender melhor as tendências do mercado e/ou saber exatamente o que o seu cliente pensa sobre o seu negócio.  Uma parceria entre o Instituto Gênese e a CDL/BH para você ter todos os dados que precisa e tomar a decisão correta na hora certa.

Typeform: além de ser uma ferramenta muito intuitiva e eficiente, ela se destaca pela simplicidade e responsividade;

SurveyMonkey: com vários templates disponíveis, essa plataforma permite elaborar questionários de acordo com os seus objetivos;

Análise da concorrência

Algumas plataformas podem ajudar a entender a realidade do seu mercado mais de perto e ficar de olho em seus concorrentes. Confira algumas ferramentas interessantes a seguir.

Buzzsumo: essa plataforma não só analisa o desempenho de campanhas e do conteúdo de seus concorrentes, como também nos permite monitorar as suas publicações;

Website Grader: adotando critérios como desempenho, SEO, experiência móvel e segurança, essa ferramenta gratuita da HubSpot analisa em detalhes o seu site e o dos seus concorrentes;

Dados e métricas

Dados e indicadores confiáveis são imprescindíveis para garantir a qualidade dos resultados e conclusões obtidos em sua pesquisa, por isso, ter fontes confiáveis para coletar informações é essencial. 

Think with Google: o blog oficial do Google com artigos, relatórios e ideias incríveis sobre o mercado, comportamento do consumidor e tecnologia;

Sebrae: o Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo é uma referência nacional em conteúdos, orientações e pesquisas relacionadas ao empreendedorismo;

Gostou das dicas?

Fique por dentro de todos os indicadores, termômetros e pesquisas que poderão subsidiar informações para uma melhor gestão de seus negócios! Fale com a CDL BH!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Ao clicar em CADASTRAR, você CONSENTE em  receber comunicações por e-mail!