O LinkedIn para empresas é uma rede social profissional, que pode ajudar a impulsionar carreiras e negócios quando bem utilizado, pois é neste canal que se encontram os tomadores de decisões das empresas, diretores e gerentes, além de grandes oportunidades de networking.
O LinkedIn é hoje muito mais do que uma ferramenta de recrutamento. Trata-se de um espaço estratégico para divulgar conteúdos, construir autoridade e consolidar sua reputação entre clientes, parceiros, fornecedores e a sociedade.
É justamente por isso que a plataforma é uma rede social tão interessante para as empresas B2B e para negócios B2C que oferecem produtos com alto valor agregado. Porém, para ter sucesso no LinkedIn para empresas, e não apenas para o seu perfil profissional, é preciso explorar os recursos disponíveis, publicar conteúdos relevantes e, principalmente, interagir com a sua rede.
Por que investir no LinkedIn para empresas?
O LinkedIn é uma rede social que vai muito além da divulgação de vagas de empregos e para promover a imagem pessoal. Possui também um público extremamente exigente e segmentado, sendo a única plataforma onde as vendas, negociações e relações comerciais são o foco.
E quando você quer atrair um nicho específico, essa pode ser a ação mais efetiva para geração de leads e campanhas impulsionadas. Por isso, é fundamental levar o LinkedIn em consideração na hora de pensar nas estratégias de marketing digital da sua empresa, e testar e explorar o seu potencial, sem esquecer de integrar as ações com os outros canais digitais.
Entre as boas práticas da rede social que você pode investir e são super simples estão: (1) Comentar posts de grandes influenciadores da rede; (2) Adicionar pessoas relevantes da sua área e; (3) utilizar as hashtags (#) para melhorar o alcance do seu conteúdo e rastrear o compartilhamento de suas postagens.
Company Page: o essencial do LinkedIn para empresas
A primeira coisa que uma empresa precisa ter para estabelecer uma presença digital no LinkedIn é uma Company Page ou LinkedIn Page. Como o próprio nome diz, trata-se de uma página corporativa, ideal para que as empresas possam interagir com pessoas, sem utilizar o seu perfil pessoal.
Fonte: LinkedIn
Confira o passo a passo para criar uma LinkedIn Page:
1- Pesquisa: Primeiro, você deve pesquisar no LinkedIn se já existe alguma empresa com o mesmo nome da sua empresa.
2- Criação: Após realizar a busca, vá para o menu “soluções” na parte superior da sua página pessoal do LinkedIn e clique em “Criar uma linkedIn Page” e selecione o seu tipo de negócio para começar!
3- Dados: Em seguida, preencha os campos com o nome da empresa e e-mail, e escolha o nome que aparecerá na URL.
4- Descrição: Agora é hora de descrever a sua empresa nos campos solicitados. Foque na missão e no propósito de estar nesta rede social. Você também pode fazer a descrição em outros idiomas, caso seja do seu interesse o mercado internacional.
5- Administradores: Você pode selecionar 10 perfis no LinkedIn que poderão administrar a página.
6- Imagem: Selecione uma imagem para ser a capa da página e logomarca.
7- Palavras-chave: A última fase serve para determinar as palavras-chave que estão associadas ao seu negócio.
Principais benefícios do LinkedIn para empresas:
- Construção de autoridade:
Aproveite a credibilidade da rede social e grande número de usuários para construir autoridade na internet da sua marca. Divulgue novidades do seu negócio em formato de blog posts para atrair a atenção das pessoas e estimular a interação. Além disso, é importante manter atualizados também os perfis profissionais da sua equipe para aumentar a exposição da sua marca.
- Público segmentado:
A segmentação adequada do público das redes sociais é uma das principais preocupações de quem busca aumentar a presença digital de uma empresa. Com o LinkedIn é possível conectar-se com profissionais da mesma área de atuação da sua empresa e ainda criar anúncios no Linkedin Ads por cargo, função, setor e muito mais.
- Ranqueamento:
O LinkedIn também contribui para o ranqueamento da sua empresa em motores de busca. Por isso, configure corretamente a sua página, descreva o seu negócio de modo detalhado e atualize as informações, sempre que preciso, para demonstrar o profissionalismo do seu negócio.
- Notícias e tendências do setor:
O LinkedIn possui ainda uma importante ferramenta de compartilhamento de conteúdo: o LinkedIn Pulse, que concentra os artigos mais populares da rede social e funciona quase como um blog atrelado ao seu perfil. Basta você acessar seu perfil e no próprio feed de notícias do LinkedIn, clicar na opção “escrever um artigo” para publicar o que deseja.
- Anúncios:
A qualificação do público é um dos grandes diferenciais do LinkedIn, especialmente quando se trata da criação de anúncios na rede. Enquanto em redes como o Facebook e o Twitter os usuários só precisam fornecer informações mais genéricas como idade, gênero e cidade onde moram, para anunciar no LinkedIn é preciso inserir dados profissionais no momento do cadastro na rede social, o que possibilita uma segmentação do público muito mais efetiva para gerar leads qualificados para sua empresa.
- Mais acessos e conversões em seu site:
Você pode fixar o seu site na página inicial, para estimular o acesso dos seus seguidores interessados em saber mais sobre o seu negócio. Além disso, você pode criar publicações com links para o seu site, textos do blog, dentre outras formas de divulgação.
Ficou interessado?
Mostramos acima como o LinkedIn pode ser um bom negócio para reforçar o planejamento de marketing digital das empresas. O investimento em conteúdos orgânicos e em anúncios no LinkedIn podem ser uma boa estratégia para atingir uma audiência qualificada. Contudo, ressaltamos, que ele não deve ser o único canal, uma vez que a diversidade de mídias ajuda a potencializar os resultados do seu negócio.