estresse no trabalho

Estresse no trabalho: o que é e como evitar esse mal

Empreender requer uma rotina cansativa, com diversas tarefas a serem cumpridas, muitas vezes com prazos curtos para que não se perca nenhuma oportunidade, e tudo isso é capaz de gerar o famoso estresse no trabalho com todas as suas consequências desagradáveis.

O quadro se caracteriza por uma baixa resistência a situações de pressão, cansaço extremo, insônia, desânimo, ansiedade constante, compulsão alimentar, depressão, entre outros sintomas. O estresse no trabalho é considerado o mal do século, é muito mais comum do que se imagina e pode levar à síndrome de burnout, que é o total esgotamento físico e mental altamente incapacitante.

Apesar de ser um problema muito sério, ele pode ser prevenido com alguns bons hábitos inseridos no seu dia a dia no trabalho. Para ajudar na tarefa de se manter longe do estresse no trabalho, listaremos, neste artigo, algumas atitudes que você deve adotar. Acompanhe!

Procure ver o lado positivo das situações

Toda situação deve ser analisada pelo máximo possível de pontos de vista, dessa maneira, quase sempre será possível encontrar algum aspecto positivo nela. Mesmo as iniciativas que não dão certo deixam algum tipo de lição a ser aprendida, e servem como base para evitar erros maiores no futuro.

Além disso, é importante se desapegar das situações negativas, e só manter delas aquilo que trouxeram de contribuição.

Busque o aprendizado em cada contexto

E por falar em contribuição, o aprendizado é um dos melhores exemplos. No entanto, ele pode ser extraído também das situações positivas. Desse modo, reconhecendo o que deu certo, será possível manter as boas práticas e, até mesmo, melhorar o que já funciona bem.

Portanto, em cada contexto que se apresentar diante de você, independentemente dos resultados positivos ou negativos, busque o aprendizado embutido nele e mantenha um registro de lições aprendidas.

Evite pessoas tóxicas

Aquelas pessoas que vivem vendo o lado ruim de tudo o que se faz no trabalho, sempre dizendo que algo não dará certo, ou ainda reclamando das tarefas a serem realizadas, dos líderes e dos colegas, são as principais fontes de estresse dentro de uma empresa.

Se uma situação já é difícil e estressante, acaba se tornando ainda pior com esse tipo de pessoa por perto. O ideal é se cercar de pessoas que ajudem a buscar soluções para cada problema apontado, em vez de só se queixarem deles.

Tenha boas noites de sono

A maioria dos casos de estresse no trabalho vem acompanhada de problemas de insônia, muitas vezes causados pelo excesso e acúmulo de tarefas. Por isso, é importante planejar bem o seu dia para que sobrem horas para o seu merecido descanso.

Com uma noite de sono bem-dormida, o seu rendimento no dia seguinte certamente será bem maior. Mas, para conseguir isso, não basta deitar cedo; é preciso não levar o trabalho para cama. Isso significa evitar os eletrônicos, como o smartphone, tablets e notebooks, ou qualquer outro aparelho que seja emissor de luz, já que ela interfere diretamente na produção dos hormônios do sono.

Separe um tempo para o lazer

O descanso não acontece só quando você está dormindo. Os momentos dedicados ao lazer também são muito importantes para manter o estresse longe, principalmente aquele tempo compartilhado com a sua família e com amigos.

Portanto, reserve um tempo para se desligar completamente de todos os assuntos relacionados ao trabalho e se dedicar somente à diversão e ao lazer.

Pratique exercícios

A prática de exercícios físicos também é essencial para manter o estresse longe. Durante as atividades físicas, o corpo produz hormônios que geram maior bem-estar e muito mais disposição. Além disso, junto aos cuidados com o corpo vem também uma boa alimentação, o que contribui para uma vida livre desse problema.

Reserve alguns minutos para meditar

Uma das principais causas do estresse é o excesso de pensamentos causado pelo ritmo acelerado do dia a dia, que exige a tomada de decisões o tempo todo. Nesse contexto, oferecer alguns minutos no dia para que sua mente descanse e se reorganize é fundamental.

Meditar não significa não pensar em nada, mas sim prestar atenção ao que está passando pela sua cabeça e saber diferenciar o que é temporário, ou seja, seus pensamentos, do estado natural da sua mente quando está livre deles.

Seja agradecido

Por pior que pareçam determinadas situações, como já foi dito, elas sempre trazem alguma coisa de positiva, mesmo que seja só o aprendizado. Por isso, aprenda a agradecer por todos os desafios que se colocam diante de você, assim como pelas pessoas a sua volta e por todas as suas conquistas e vitórias.

Embora pareça um clichê, buscar motivos para agradecer todos os dias ajuda a enxergar o lado bom de tudo o que se passa na sua vida, seja no âmbito profissional, seja no pessoal.

Respeite seus limites

Quem nunca se viu diante de uma tarefa simples sem conseguir executá-la por causa do cansaço? Normalmente, quando isso acontece, a propensão a erros se eleva, o que faz com que seja necessário refazer o trabalho ou, pior ainda, leva a más decisões.

Portanto, busque estratégias para tornar possível respeitar os seus limites. Algumas formas de fazer isso são a renegociação de prazos e a delegação de demandas que podem ser realizadas por outras pessoas, eliminando a sua sobrecarga.

Muitas pessoas não percebem a gravidade dos problemas desencadeados pela falta de saúde mental. O estresse no trabalho ou mesmo fora dele é capaz de se tornar problemas físicos, como a hipertensão, arritmias cardíacas, depressão e distúrbios de ansiedade. Por isso, evitá-lo é essencial para que você obtenha o sucesso que deseja tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Como você viu ao longo do artigo, evitar o estresse no trabalho exige determinação. Você pode usar as dicas que você acabou de ler para começar a garantir mais qualidade de vida e produtividade no seu dia a dia.

E então, você já passou por situações capazes de gerar estresse no trabalho? Conhece alguém que esteja com esse problema? Comente conosco sobre a sua experiência no assunto e sobre como faz para evitá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Ao clicar em CADASTRAR, você CONSENTE em  receber comunicações por e-mail!