Qual a importância e como contratar mão de obra qualificada?

Uma empresa de sucesso é o desejo de qualquer empreendedor. No entanto, alguns problemas como gastos excessivos, alta rotatividade de funcionários e principalmente a falta da mão de obra qualificada são ações que atrapalham a expansão do seu negócio. Isso acontece porque uma equipe bem estruturada contribui para a redução de custos, promove melhores resultados e, sobretudo, aumenta suas chances de crescimento.

Nesse sentido, investir em mão de obra qualificada é essencial para o desenvolvimento do seu negócio, uma vez que seus funcionários são responsáveis por garantir que a empresa esteja na direção certa rumo ao crescimento.

Por esse motivo, preparamos este artigo para você entender por que deve investir em mão de obra qualificada, além de outras informações relevantes sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Por que contratar mão de obra qualificada?

Contratar um profissional qualificado para o cargo é vantajoso porque ele executa os serviços com eficiência e comete menos erros, uma vez que foi treinado para saber agir diante de qualquer situação. Por esse motivo, uma equipe formada por profissionais capacitados é mais comprometida com os objetivos da empresa.

Essas vantagens contribuem para o melhor desempenho do seu negócio e aumentam as chances de expansão. Em contrapartida, a não valorização do profissional pode gerar problemas, pois a falta de qualificação interfere diretamente na performance da sua empresa, resultando em grandes prejuízos.

Em casos de contratação de vendedores para lojas e para área comercial, por exemplo, é necessário ter um cuidado ainda maior devido à grande rotatividade que essas funções apresentam.

A demissão desses funcionários pode resultar em danos para a empresa por causa dos gastos com rescisões e novas contratações. Diante disso, o gestor precisa ter em mente que a qualidade de sua equipe é a peça-chave para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Logo, fica claro que ter uma equipe competente só contribui para o crescimento da sua empresa, visto que por meio da experiência e agilidade, os profissionais serão capazes de solucionar possíveis problemas antes mesmo de surgirem, garantindo o desenvolvimento do seu negócio.

O que considerar na contratação?

Uma mão de obra qualificada é composta por profissionais inteligentes, ativos, conscientes do que querem e, sobretudo, comprometidos com os princípios morais da empresa. Esse perfil de funcionário não oferece apenas a sua experiência: ele sempre está disposto a vestir a camisa da empresa.

Normalmente, o funcionário que apresenta essas qualidades dispõe de uma formação específica. Sendo assim, é ideal priorizar aqueles que fazem ou já fizeram algum curso profissionalizante. Para funções menos complexas, é aconselhável ter pelo menos uma especialização na área solicitada.

A própria empresa também pode se comprometer a fornecer treinamentos e qualificação para a equipe de funcionários. Por meio dessa formação o funcionário aprende a executar melhor as atividades do trabalho, como agir em situações inesperadas e desenvolver boas técnicas de atendimento ao cliente.

Com base nisso, durante a contratação é ideal priorizar os candidatos que já tenham uma especialização ou que estão dispostos a cursá-la. Para isso, é necessário entender bem o perfil do candidato por meio de questionários respondidos por ele ou até mesmo uma entrevista feita pessoalmente.

Como selecionar profissionais capacitados?

Agora que você compreendeu a importância da mão de obra qualificada para a sua empresa, confira algumas dicas para acertar na escolha do profissional!

Defina o perfil do profissional

Antes de qualquer iniciativa, o primeiro passo a ser dado é definir o perfil do profissional que você considera ideal para a sua empresa. Sendo assim, descreva com detalhes as funções que serão exercidas pelo seu colaborador, bem como as responsabilidades, habilidades, a formação específica etc.

Procure indicações

Uma alternativa bastante segura para obter bons colaboradores é por meio de indicações. Geralmente os profissionais se conhecem e sabem da qualidade de serviço de antigos companheiros. Além disso, o funcionário responsável pela indicação já conhece a cultura da empresa e as condições por ela impostas, por isso as chances de encontrar um colaborador que atenda às expectativas são maiores.

Busque referências

Independentemente da maneira escolhida para fazer a contratação, é muito importante buscar referências dos antigos empregadores. Por meio das informações obtidas é possível conhecer melhor o funcionário em potencial e, assim, decidir se ele atende ou não aos requisitos para a vaga.

Utilize os meios tradicionais de recrutamento e seleção

Os meios tradicionais de recrutamento e seleção como a publicação em sites específicos, anúncios nos jornais locais e até mesmo em redes sociais ainda são bastante usados pelas empresas. Ao fazer a divulgação da vaga, é importante especificar todos os requisitos necessários, como formação, experiência, disponibilidade, referências, objetivos etc.

Após o recebimento dos currículos ou cadastros virtuais (no caso de plataformas online) é feita a análise dos candidatos. É importante dar sequência ao processo seletivo dividido-o em etapas, a fim de conhecer a real capacidade do seu futuro colaborador.

Treine a sua equipe

Uma opção para contar com mão de obra qualificada é a contratação de profissionais sem experiência, mas que apresentam o perfil condizente com o da empresa. Essa escolha de recrutamento permite que o funcionário seja treinado pela própria equipe de gestão.

Geralmente o treinamento é feito antes mesmo da contratação. No entanto, esse modelo de especialização tem a vantagem de preparar o profissional conforme as exigências da empresa, proporcionando mais engajamento e reduzindo a rotatividade de funcionários.

Solicite os serviços de uma agência especializada em recrutamento

As agências de emprego são uma boa alternativa para o gestor que deseja reduzir os custos referentes à contratação e garantir praticidade no procedimento, uma vez que fica sob responsabilidade da empresa todo o processo de seleção. Por isso, é muito importante conhecer bem a agência antes de contratá-la e se certificar que ela vai respeitar os critérios impostos por você.

Portanto, ter mão de obra qualificada é fundamental para o crescimento da sua empresa. Em contrapartida, a sua ausência afeta diretamente no rendimento do seu negócio, gerando gastos e perda de tempo. Sendo assim, invista na contratação de profissionais competentes e faça com que a sua equipe gere cada vez mais resultados positivos. Por meio dessas ações você se tornará referência no seu segmento, ficando sempre à frente da concorrência.

Gostou do nosso artigo? Então siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos como este! Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e também no YouTube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!