Comportamento empreendedor: Conheça as suas características

Será que é preciso abrir seu próprio negócio para ter um comportamento empreendedor? Esse é um mito que permeia a mente das pessoas.

Segundo levantamento do Sebrae, o Brasil é um país que apresenta altos índices de empreendedorismo. Vivemos recentemente um momento de forte recessão econômica, o que pode ter influenciado nesse aspecto.

Uma das qualidades mais ressaltadas num mercado competitivo e cheio de nuances, é a capacidade de empreender ideias e fazer acontecer. Você acredita que tem um comportamento empreendedor? Acompanhe o texto abaixo e verifique!

Características do comportamento empreendedor

Tem comprometimento

Uma pessoa que se comporta como empreendedor é comprometida e responsável. Como tem um objetivo a frente sabe que precisa estar sempre focado, colabora com a equipe e é cuidadosa com os clientes. Outra característica é a de assumir responsabilidade sobre os resultados positivos e também os negativos.

Estabelece metas

O empreendedor estabelece metas de curto e longo prazo. Agrega a elas, indicadores de resultados e objetivos. Ele tem uma grande visão sobre onde quer chegar e é confiante para enfrentar desafios.

É exigente e eficiente

Quem se comporta como empreendedor está sempre preocupado com a qualidade de entrega do seu trabalho e prazo. Procura sempre realizar suas demandas com esmero, fazendo sempre o melhor que pode.

Tem motivação e tem paixão

A alta energia e motivação é algo que está presente no perfil empreendedor, geralmente atua com paixão ao negócio e acredita no que faz. Além disso, é capaz de se motivar sem depender de estímulos externos.

A paixão no que empregam é estimuladora e pode atrair a admiração e estimular a motivação de uma equipe.

Agem com proatividade e Iniciativa

Uma das principais características dos empreendedores é a iniciativa. Buscam sempre novas oportunidades e desafios. O empreendedor está sempre pronto para desenvolver novas ideias, inovações, processos, projetos e age com proatividade.

São extremamente corajosos e se lançam em desafios. Por possuírem grande visão, se antecedem a possíveis problemas.

Buscam aprimoramento constante

Os empreendedores têm sede de conhecimento, pois sabem que sempre há algo a aprender e desenvolver.

Outra característica é que estão sempre atentos ao mercado, tendências, ações dos concorrente e fornecedores. Sabem que manter-se informado é vital para o sucesso de um negócio.

Estão sempre em busca de orientação e buscam referências em conteúdos de sites, livros, profissionais e participam de cursos, palestras e mentorias.

Fazem Networking 

Pessoas com atitude empreendedora estão sempre em busca de relações que somam e fortalecem na sua área de atuação. Elas têm grande facilidade em identificar relações frutíferas.

Planejam e monitoram riscos

Os empreendedores são corajosos e arriscam, porém, estão sempre analisando os riscos para que possam se precaver. Além disso, se preocupam em planejar estrategicamente suas ações para obter os melhores resultados possíveis.

São pessoas criativas

Empreender também, é ter boas ideias, inovadoras e sobretudo que geram resultados para um negócio ou sociedade.

Pessoas empreendedoras, podem ser bastante criativas, contribuir com ideias disruptivas e que podem transformar a vida de milhares indivíduos.

Mitos e verdades sobre o comportamento empreendedor

Mito – Empreendedores são apenas donos de um negócio

Empreender é muito mais do que ter um negócio, é ter algumas das características citadas acima e praticá-las no dia a dia na empresa que trabalha, sociedade ou comunidade.

Mito – Ser empreendedor é uma característica nata

Não é preciso nascer empreendedor, isso pode ser aprendido ao longo da vida, por meio de capacitações, praticando frequentemente, com o tempo e com a experiência. É perfeitamente possível se TORNAR um empreendedor.

Mito – É preciso ser jovem para empreender

Existem muitos empreendedores que só obtiveram sucesso após os 50 anos. A experiência de vida pode contribuir muito para o sucesso. 

Mito – É necessário muito dinheiro para ser empreendedor

Muitos empresários de sucesso não começaram investindo grandes quantias de dinheiro, que é um fator importante, mas não determinante. É preciso planejar investimentos, ter um excelente plano de negócios e pessoas capacitadas para auxiliar nos resultados que se almeja.

Verdade – O empreendedor deve ser um bom vendedor

É necessário ter bastante persuasão e poder de convencimento para vender uma ideia ou produto, por isso é preciso ser um bom vendedor e acreditar no que está oferecendo.

Verdade – Empreender é correr riscos

Os empreendedores correm muitos riscos, por isso é tão necessário planejar e se estruturar bem. Não se deve confiar apenas na sorte. É preciso aprender assumir riscos calculados.

Verdade – Empreendedores aprendem com os erros

Erros podem acontecer na jornada de um empreendedor, para lidar com isso é preciso ser resiliente, e trazer de cada lição aprendida o melhor, para acertar em outras ocasiões.

Verdade – Nem sempre empreendedores têm grandes ideias

Nem  todo empreendedor começa um negócio com uma grande e inovadora ideia. É perfeitamente comum aproveitar um conceito já existente e adaptar aos seus objetivos.

Você gostou desse artigo? Então aproveite para compartilhar nas suas redes sociais! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não quer perder nada?
Então faça o seu cadastro!

Prometemos não enviar spam!